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Aprenda sobre Marketing Digital

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ESTRATÉGIA

Devo comprar um negócio existente ou investir em algo novo?

Na busca por empreender, muitas pessoas acabam se deparando com essa dúvida: devo comprar uma franquia? É mais seguro comprar um negócio existente ou investir em algo novo? Neste post, vamos elencar algumas perguntas que você precisa fazer para considerar o que será mais vantajoso para você que quer empreender.

Por que o antigo dono está saindo do negócio?

Vá além das clássicas respostas: “aposentadoria” “novas oportunidades” ou “mudança de carreira”. Pode haver um problema maior e você acabar herdando um problemão para resolver – além de um negócio novo para tocar.

Atenção para os modelos de franquias

As vantagens de abrir uma empresa com modelo de franquia são grandes – afinal, muitos processos já serão entregues prontos para execução, e te poupará de um bom planejamento estratégico inicial. Porém, alguns pontos precisarão da sua análise, pesquisa e planejamento (como o ponto comercial onde aquele negócio será instalado). Além disso, você precisará se informar sobre a COF (Circular de Oferta da Franquia) um documento que o franqueador informa todas as condições legais do negócio, como direitos e deveres da rede e dos franqueados, histórico da franquia, balanços financeiros, valores de investimentos e royalties, entre outros.

Um negócio novo, mas igual aos outros

Olha só a pegadinha: não é porque você está criando um negócio do zero, que ele vai ter sucesso. Ele pode ser igualzinho ao seu concorrente e ainda assim, não funcionar. Isso porque você precisa ter – muito bem alinhado – qual é a proposta do seu negócio, qual problema você vai resolver para o seu cliente. Além disso, existem outros fatores que influenciam no sucesso do seu negócio, como sua rede de fornecedores ou seu planejamento de marketing. Aliás, criamos um kit inicial para você que está começando sua empresa e precisa aprender mais sobre diversos assuntos em marketing digital. É só clicar aqui para acessar!

Gisela Santana 

Coordenadora de conteúdo digital

ESTRATÉGIA

Qual a melhor estratégia para ter venda recorrente

Antes de entrar na estratégia, preciso fazer uma pergunta: Você sabe o que é receita/ venda recorrente no seu negócio? Pense, dentro do seu nicho, o que pode ser feito para que o cliente não compre uma vez e vá embora, ou: como é possível facilitar tanto a vida do cliente que ele praticamente compra na sua empresa sem pensar.

É levantando questões como esta que você começa a pensar numa estratégia recorrente. Há alguns anos, o e-commerce mais famoso do mundo, a Amazon, desenvolveu a “comprar com um clique”. Agora, praticamente todos os e-commerces estão com essa “funcionalidade”. Depois, vieram as assinaturas de produtos de diversos segmentos que chegam na casa do consumidor como uma surpresa boa, por um valor acessível, como o ClubeW, com assinatura de vinhos, ou o Glambox, que envia produtos de beleza para seus assinantes.

Logicamente, não é porque os clubes de assinatura são tendência que todos os segmentos de produtos precisam entrar nessa, mas existem algumas estratégias que você pode aplicar na sua empresa para garantir a venda recorrente, independente do segmento. Vamos conferir?

    • Ofereça um serviço complementar ao seu produto: você tem uma relojoaria? Venda serviços como troca de bateria; você vende refeições? Ofereça um pacote de entrega mensal de marmitex com um bom desconto.
    • Crie programa de fidelidade: seu cliente sempre compra roupas com você? A cada 5 compras, o seu cliente pode ganhar um excelente desconto ou um presente na próxima compra.
    • Tenha uma comunicação encantadora: fale com o seu cliente sobre o seu produto apenas quando for realmente necessário. Em vez disso, entenda tudo sobre a persona – o que ela gosta de fazer, lugares que frequenta, onde busca informações, assuntos que gosta de falar e ouvir a respeito… só assim você saberá como inovar no seu segmento.
  • Crie um lançamento exclusivo para os clientes mais fiéis. Depois que você aprendeu tudo sobre sua persona, saberá como fazer um lançamento que o agrada. Um exemplo simples: se você tem uma academia e sabe dizer que a sua persona é um público mais velho, que busca saúde e bem estar, porque não lançar um programa de avaliação mensal para monitorar não somente os benefícios que a academia traz, mas também monitorar a pressão, a alimentação, a glicemia e a coluna dos seus clientes?

Com alguns exemplos, você que é empreendedor ou gestor conseguiu entender a importância de saber EXATAMENTE qual é a sua persona e como isso faz você acertar a mão na hora de adotar uma estratégia para venda recorrente. Agora a bola está com você: qual é a sua persona e o que faria com que ela consumisse seu produto / serviço de forma recorrente?

Gisela Santana

Coordenadora de conteúdo digital

GESTÃO

Como eventos de imersão transformam o aprendizado

 

Já é a segunda edição em que a OCA participa do RD On The Road, um evento itinerante de marketing digital da Resultados Digitais. Saindo de lá, notei como podemos aprender muito com a experiência de outros profissionais e como o network é importantíssimo para melhorar nossos próprios processos. Neste post, vou contar um pouquinho dos pontos altos desta imersão e como nossos clientes também serão muito beneficiados.

Abertura com Murilo Gun

Criatividade é algo que existe dentro de todos nós quando somos crianças, mas que desaparece quando vamos crescendo. Isso me lembra o trecho do livro “Mundo de Sofia”, pois se estivermos em um cômodo com uma criança e alguém aparecer flutuando, quem vai se divertir e quem vai se assustar? Pois bem: uma criança está preparada para ver o diferente (afinal, tudo ainda é diferente para ela), enquanto os adultos foram tão acostumados com o “comum” que sequer pensam em imaginar algo diferente. Na palestra de Murilo Gun, somos convidados a sermos movidos pela curiosidade, e não mais pelo medo.

Palestras simultâneas – Growth Hacking, LinkedIn, e-mail marketing, Gestão do amanhã…

Nosso time se dividiu para assistir as palestras que vieram a seguir. Em Growth Hacking, aprendemos novos olhares para aplicar este novo modo de pensar e trabalhar, baseado em crescimento através de melhores práticas, testes, erros e acertos, hipóteses e experimentos. Tivemos também uma excelente palestra sobre LinkedIn, para aprimorar o uso para profissionais e empresas. Aprendemos ainda como aproveitar os chatbots, estratégias de e-mail marketing e claro, sobre Inbound Marketing.

Erros e acertos em Inbound Marketing

Um dos pontos altos deste evento foi o aprendizado das melhores práticas para Inbound Marketing e como os erros e acertos nos levam para o aperfeiçoamento. Nossos clientes agora provarão de algumas mudanças na forma como aplicamos nossa estratégia de inbound, como:

  • Muito mais teste A/B
  • Textos menores
  • CTAs mais direcionados
  • Revisões em todas as Landing Pages
  • Criação de novas Landing Pages para testar outros formatos

Gestão do Amanhã

Na palestra da Gestão do Amanhã eu aprendi que nós somos o presente e o futuro do marketing. As verdades de hoje devem ser reavaliadas a cada seis meses ou no máximo a cada ano, do contrário, estaremos fadados ao fracasso. Exemplos de adaptabilidade como o da startup Yellow (compartilhamento de bicicletas) demostram que os líderes do amanhã são empreendedores que buscaram entender as dores da população que precisa se locomover com baixo custo e sem agredir o meio ambiente.

Com certeza, depois dessa energia renovada e mais conhecimento adquirido, estamos ainda mais preparados para novos desafios no Inbound Marketing!


Gisela Santana

Coordenadora de Conteúdo Digital

LinkedIn

GESTÃO

Primeiros passos para ter um bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é fundamental para manter a satisfação dos consumidores da sua empresa. Mas por onde começar? Separamos dicas preciosas que vão fortalecer seu time de atendimento, vendas e até mesmo gestão. Vamos começar?

  • Utilize as redes sociais para otimizar o seu atendimento, mas lembre-se: por escrito, o cuidado deve ser dobrado, afinal, não podemos garantir que o receptor da mensagem vá compreendê-la com a intenção do emissor, não é mesmo? Então, antes de confirmar o envio de qualquer mensagem de texto, coloque-se no lugar no cliente que vai ler aquela mensagem e pense: ele vai compreender bem o que eu quero dizer?

    • Cordialidade é a chave para um bom atendimento. Levando em consideração a famosa frase de “o cliente sempre tem razão” imagine o seguinte: pode acontecer, é claro, do cliente não ter tanta razão assim, mas vale a pena perdê-lo? Se a forma que você responder uma reclamação por exemplo, pode determinar a fidelização ou não de um cliente, garantimos: vale a pena ser cordial.
    • Entenda o que o cliente está procurando ao acionar seu atendimento. Sua equipe tem que estar sempre atenta sobre o que motiva e o que levou ele a procurar você. Sempre se coloque no lugar do cliente!
  • Faça com que ele se sinta bem e acolhido, e seja prático. Dê espaço para que o cliente fale e se sinta confortável e evite usar muitas palavras técnicas, o ideal é usar coisas simples de fácil entendimento.  

Um bom atendimento é o ponto chave para retenção de clientes. Sua empresa precisa estar pronta para atrair contatos, transformá-los e cliente e, mais do que isso, mantê-los fidelizados, afinal, o investimento para manter um cliente é bem menor do que para conquistar novos.

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ESTRATÉGIA

Perguntas que você deve fazer antes de contratar uma agência de marketing digital

Quem pretende finalmente investir em uma agência de marketing digital para impulsionar o seu negócio, precisa, antes, ponderar algumas informações importantes, de modo a garantir que o investimento não será feito de forma insustentável. Vamos entender melhor como investir bem em uma agência de marketing digital?

O que você espera resolver através da agência de marketing digital? Antes de contratá-la, é importante alinhar muito bem o que realmente é necessário para sua empresa neste momento. Para fazer essa análise, comece entendendo qual problema você quer resolver. É um problema de comunicação, divulgação? Pode ser um problema que envolva processos ou até mesmo estratégia. Nestes casos, talvez a sua necessidade seja outra.

Entenda que marketing digital não é uma ciência exata. As agências possuem especialidades diferentes que podem ou não atender a sua necessidade. Isso reforça a importância de saber qual é a necessidade da sua empresa.

Investir em uma agência não resolverá todos os problemas se você não tiver uma parcela do orçamento para mídia. A divulgação, hoje em dia, está cada vez mais digital e contratar o serviço da agência é diferente de anunciar nos meios digitais. Tenha uma verba para cada uma dessas áreas.

A agência não precisa ser especialista no seu produto ou serviço. Ela precisa entender a sua solução, o problema que você quer resolver, a persona da sua empresa e desenvolver com você (que é o especialista no produto ou serviço), qual será a melhor estratégia para atrair, nutrir, reter e fidelizar o seu cliente.

E, por último, entenda que qualquer agência que trabalhar com seu produto ou serviço precisará do seu envolvimento para atingir o cliente final, seja pelo seu conhecimento no negócio, pelos processos que implementa, pelas promoções que estrategicamente escolheu… Para que o serviço seja entregue com excelência, empresa e agência precisam trabalhar em conjunto.

Se você quer escolher a OCA como a sua agência, acesse este link e entre em contato conosco. Teremos o prazer de fazer uma avaliação do seu negócio e juntos traçarmos estratégias para solucionar o problema do seu cliente.

ESTRATÉGIA

Técnicas para motivar os representantes de venda da sua empresa

Motivar os representantes de venda da sua empresa deve ser uma estratégia da sua empresa. Esperar que eles estejam sempre motivados é uma atitude que não deve ser incentivada e existem algumas tarefas que você, como gestor de equipes, pode utilizar para que as vendas do seu time continuem alavancando.

O Everton, Diretor da OCA, palestrou em uma Convenção de Vendas do nosso cliente e fez um relato interessante sobre sua participação no evento. Confira:


No dia 10 março fui convidado para palestrar na 1ª Convenção de Vendas da CBEMED. Foi uma manhã especial em que tive a oportunidade de conhecer a equipe de representantes de vendas – mais de 40 profissionais que atendem todo o Brasil – e rever a equipe do departamento financeiro além dos meus habituais contatos na diretoria e gerência comercial.

O convite nasceu com a proposta de que eu apresentasse os projetos de Marketing e de Publicidade que estamos desenvolvendo para a CBEMED. A palestra começou às 8h45min de um sábado, imaginei que a maioria dos representantes estaria meio sonolenta e, para minha surpresa, encontrei um grupo adorável de profissionais muito motivados e altamente engajados.

Comecei explicando a diferença entre o Marketing Convencional e o Marketing Digital e como a empresa “navega nesses dois oceanos” com extrema habilidade. Em seguida apresentei o Inbound Marketing (estratégia de marketing digital implementada no ano passado), seus resultados e como obter vendas recorrentes entendendo a jornada de compra de cada cliente.

Também conversamos sobre a estratégia de relacionamento na Fanpage da CBEMED e como ela é importante para que a marca continue a desenvolver uma relação de respeito e confiança com seu público-alvo. Para finalizar apresentei o novo site da empresa que provavelmente será publicado no começo do mês de abril (www.cbemed.com.br).

Acredito que ao final da palestra, tanto os representantes quanto a equipe do comercial entenderam que a empresa está investindo forte em marketing e que os ótimos resultados que estão obtendo são apenas a ponta do iceberg. Se você é empresário(a) e gostaria de entender como a OCA COMUNICA pode ajudar sua marca a se fortalecer e simultaneamente aumentar as vendas, será um prazer agendar uma reunião.

Everton de Sordi – Diretor Executivo

Para motivar sua equipe, você precisa estar sempre atento às pessoas, afinal, para que vendam bem, cada pessoa precisa ser tratada como um ser humano único, que tem problemas, que enfrenta desafios e que situações diferentes tem poder de motivar uns e motivar outros. Mas algumas técnicas podem ser aplicadas em praticamente todos os casos. Veja mais:

  1. Reconhecimento Interno

Para os representantes de vendas, o reconhecimento pode ser feito individual, publicamente ou durante uma reunião com a equipe. Isso estimula uma competição saudável e motiva as pessoas. Apresente melhores desempenhos para a liderança, dê aos representantes de vendas visibilidade e reconhecimento dentro da empresa.

  1. Interação

A interação é a chave para produzir resultados positivos com os representantes de vendas, de maneira que eles se esforcem para subir até o topo. Dê pontos e não apenas para vitórias os vendedores. Permita que eles interajam entre si em busca de melhores resultados, talvez com premiações por equipe. E também promova algum tipo de interação nas vendas –como uma reunião face a face uma vez por semana.

  1. Oriente, e não persiga

Maus gestores podem ser terríveis desmotivadores. Os gerentes de vendas muitas vezes tendem a perseguir os representantes de vendas, ao invés de orientá-los, fazendo repetidamente a pergunta: “Quando é que essa venda será fechada? Em vez disso, incentive-os a aprender com você nas vendas. Ofereça o seu valor e conhecimento adquirido a partir de anos de experiência. Seja parceiro, e não chefe.

  1. Dê-lhes as ferramentas necessárias

Além de maus gestores serem grandes desmotivadores: a falta de leads, uma visão ruim da empresa e processos de precificação complexos são empecilhos do melhor desempenho. É importante que essas coisas sejam alinhadas dentro da empresa, para que seja possível ter vendedores motivados de acordo com a visão e propósito do negócio.

Alimente também seus representantes com os indicadores de qualidade da empresa. Isso é possível com treinamentos de vendas eficazes. Os seus representantes de vendas precisam entender que trabalham para um propósito, e que esse propósito pode beneficiar suas vidas também. Permita que eles aprimorem suas habilidades com técnicas de vendas matadoras. Permita que eles que possam levantar a moral e elevar a motivação de forma extraordinária.

Fonte adaptada de Palestras Paul & Jack

DIGITAL, SOCIAL

Vender pelo instagram ficou mais fácil

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”] Que o Instagram é a ferramenta mais funcional para quem vende no varejo, isso não é novidade. E as funcionalidades não param: a novidade mais quente do momento é que agora, os perfis comerciais poderão marcar produtos diretamente na foto. Com essa nova possibilidade, descubra boas estratégias para começar a vender produtos e serviços utilizando a rede social.

Como começar a vender pelo Instagram?

O início do processo é simples, mas a estratégia em torno da rede social é que fará a diferença na venda. Originalidade é a melhor estratégia para vender seu produto ou serviço, criando engajamento com as suas personas. Vale lembrar que originalidade não é sinônimo de grandes investimentos, ok? Uma ideia original, bem aplicada, vale muito mais que investir muito para fazer o mesmo que todos fazem. Lembre-se: a originalidade não tem concorrência.

Utilize a prova social 

Sabe quando seu cliente começa a comprar seu produto e mostra uma foto belíssima na rede social sobre isso? Esta é a prova social que você precisa para seu negócio funcionar no Instagram. Ao ver algo assim acontecendo com sua empresa, aproveite: mande uma mensagem direta para seu cliente, peça permissão para repostar a foto dele. Pra quê fazer isso? A prova social é a melhor forma de “provar” que seu cliente usa, gosta, aprova seu produto/serviço.

Crie sua nova Vitrine no Instagram

Com o novo recurso do Instagram shopping, você pode marcar produtos com uma guia “Comprar” no perfil de forma simples (tão simples quanto marcar uma pessoa) desde que um catálogo de produtos esteja conectado à conta. Para quem navega, os compradores, as marcações de publicações de compras permitem fácil acesso às informações dos produtos marcados, como descrição do produto, valor e link direto para comprá-lo.

Você já começou a utilizar esse novo recurso? Conte pra gente a sua experiência!

 

Veja como criar relacionamento e vender mais através das redes sociais com o e-book da OCA, clicando aqui.

 

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GESTÃO

5 formas de aumentar o capital para investimento

Se o seu negócio tem potencial mas está passando por uma etapa difícil de crescimento, onde – na maioria das vezes – o investimento é a solução e o problema ao mesmo tempo (quando não há dinheiro para ele), este post é para você!

 

Existem muitas formas de se obter recursos financeiros para alavancar o seu negócio. Vamos elencar as principais delas, suas vantagens e desvantagens, e assim você poderá avaliar qual é a ideal para o seu negócio.

 

Sem investimento

A primeira delas, claro, é avaliar tudo aquilo que você pode reduzir para impulsionar. Isso significa que vale a pena ter uma economia objetiva em um ponto para investir em outro. Mas atenção: cortar investimentos em comunicação é uma forma perigosa de redução de custos, pois, ao diminuir sua comunicação, menos pessoas saberão sobre seu negócio e as vendas poderão diminuir ainda mais.

 

Reavalie contratos

Isso vale para contas pessoais e na empresa. Se você consegue reduzir uma conta de telefone e esse ajuste se reverter para a empresa, ponto para você! É um passo de cada vez que a estrada encurta.

 

Utilize o bootstraping

O termo diz respeito ao capital próprio, que você – com suas economias ou até mesmo investimentos pessoais – utiliza para captar mais recursos. Para expandir as perspectivas de crescimento, você pode utilizar capital de amigos e familiares, com cuidado por onde pisa.

 

Crowdfounding

Se o seu negócio já é engajado naturalmente, possui admiradores da ideia, trará um benefício incrível para a sociedade ou para uma comunidade, ele pode ser financiado coletivamente.

 

Linhas de crédito bancário

Apesar de ter juros altos e até garantias patrimoniais, a linha de crédito é uma forma segura de se conseguir um investimento (desde que você saiba exatamente onde investir e quanto retornará de lucro) pois não há perda de lucro através de acionistas e investidores.

 

 

 

SOCIAL

Como o monitoramento de redes sociais impacta suas vendas?

Você já sabe que o monitoramento de redes sociais ajuda no relacionamento entre marcas e clientes, mapeia usuários com problemas para atendimento e identifica o que seu consumidor pensa sobre a marca e seus produtos. Mas será que as informações retiradas das redes sociais conseguem impactar diretamente o aumento das suas vendas? Confira o texto e descubra como vender mais usando as redes sociais.

 

Saiba identificar oportunidades de negócios:

As oportunidades ocorrem para quem está atento a elas, isso é fato. Quando você monitora as redes sociais, sua empresa tem acesso a uma série de argumentos para aumentar suas vendas como dúvidas dos clientes, diferenciais que eles procuram, soluções que ainda não encontraram, e por aí vai.

Basta para aproveitar esses insights e desenvolver produtos e serviços que sejam adequados a essas necessidades. Se ficar em dúvida em relação a algum ponto, pergunte ao cliente. Diga-lhe que deseja ofertar a melhor solução do mercado, mas que precisa entender em profundidade o problema que ele tem para que possa trabalhar sobre ele.

 

Obtenha informações sobre pontos de vendas:

Se você comercializa seus produtos através de pontos de venda e deseja saber como andam as vendas por lá, é possível monitorar o nome do local, os produtos vendidos ou serviços prestados e assim obter informações importantes para melhorar este ponto de contato com o seu cliente, potencializando as vendas.

 

Verifique a repercussão de promoções:

Quando você lança uma promoção na sua loja, uma boa maneira de acompanhar a repercussão dela é verificar o que está sendo comentado nas redes sociais. Através do monitoramento você sabe a opinião dos consumidores sobre quais produtos são mais baratos, quais são mais desejados, e quais não fazem tanta diferença para os clientes, podendo dimensionar suas próximas ações com muito mais eficácia. Ao compreender exatamente o que o seu cliente está buscando você direciona suas ofertas para que ele se sinta privilegiado e faça melhores e maiores compras.

 

Identifique influenciadores e aproveite-os:

Influenciadores são aqueles clientes que fazem a cabeça dos demais, seja com opiniões positivas ou negativas. Identificar um influenciador permite que você aproveite o dom da palavra dele para divulgar ainda mais sua marca e obter mais clientes sem um investimento alto.

Os bons influenciadores são pessoas que têm uma empatia muito grande com a sua empresa e possuem histórias positivas a serem contadas, e você não pode deixar isso escapar. Pedir depoimentos, colocá-los como aliados em campanhas, mostrar a outros clientes como sua empresa é vista por essas pessoas, a torna mais próxima e bem quista.

Quando identificar um influenciador negativo, procure saber o que causou esse desagrado, como sua empresa pode mudar essa história e, obtendo sucesso, utilize este pequeno fracasso para mostrar que sua empresa está atenta aos seus consumidores e preza pela satisfação de todos.

Com histórias bem-sucedidas e recomendações que não podem ser negadas, suas vendas certamente vão disparar!

O monitoramento de redes sociais permite que sua empresa esteja sempre um passo à frente e possa usar o conhecimento adquirido para direcionar suas estratégias de marketing e vendas de maneira mais assertiva, conferindo maior sucesso para sua empresa!

DIGITAL, ESTRATÉGIA

Você já utiliza adwords em sua estratégia?

Com base na economia digital atual, o empreendedor que estiver atento a jornada de compra e aos momentos nos quais seu cliente se encontra, durante a busca por um produto na internet, estará presente 24h em seu dia a dia.

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que investirem em soluções digitais têm no Google Adwords a possibilidade de um orçamento inicial flexível que se ajusta à realidade de qualquer empreendedor. O retorno de investimento para cada R$ 1,00, em média está entre R$ 3,40 e R$ 8,00, em lucros brutos de publicidade.

Para ajudar o empreendedor na tomada de decisão, o Google desconstrói os 5 maiores mitos sobre o AdWords e explica como pode ser simples na hora de planejar a divulgação de um site.

 

Mito 1

O AdWords funciona apenas para empresas que possuem uma grande verba de publicidade.

Não. O Google AdWords é uma ferramenta acessível para todas as empresas, e o que a diferencia de muitos outros meios de comunicação é a oportunidade de anunciar independente do seu tamanho ou orçamento. O que é importante ter em mente é que seu retorno será sempre baseado no seu investimento. Por exemplo, se você investir R$ 1.000,00 por mês no Google AdWords você terá um retorno X, se você investir R$ 10.000,00 por mês, muito provavelmente deve ter como retorno algo próximo a 10X. E quanto mais otimizada suas campanhas estiverem, maior será seu retorno.

 

Mito 2

Se eu anunciar no AdWords, tenho mais chances de ter minha empresa colocada na primeira página dos resultados orgânicos do Google.

É importante reforçar que existem mais de 200 fatores considerados para definir posicionamento de um site na busca orgânica – e anunciar no Google AdWords não é um deles. O benefício de possuir um anúncio pago é justamente ter a possibilidade de aparecer bem colocado em resultados de buscas que são relevantes para sua empresa, independentemente se você consegue uma colocação boa nos resultados orgânicos. A colocação do seu anúncio não tem relação com os resultados de SEO do seu website.

 

Mito 3

Quem paga mais aparece na frente

Em partes. Apesar do Adwords funcionar como um leilão – quem dá um lance maior tem mais chance de aparecer no topo – o valor é apenas um dos fatores considerados para definição da ordem dos anúncios. Além do valor que você está disposto a pagar por clique, também será considerado o índice de qualidade do seu site (e das suas campanhas), e a adaptabilidade do seu site a dispositivos móveis.

 

Mito 4

Se eu já anúncio no AdWords, quanto mais palavras-chave forem utilizadas, melhor? Não. O que importa é a qualidade das suas palavras-chave, não a quantidade. Além disso, quanto maior for a relevância entre seu anúncio, e suas palavras-chave, mais resultado você deve ter – e isso independe de quantas palavras você cadastrou para ativarem seu anúncio.

 

Mito 5

Quanto mais pessoas visualizarem meu anúncio, melhor?

Como em qualquer outra estratégia de divulgação, é importante ter seu público-alvo muito bem definido. No AdWords, isso não é diferente. É importantíssimo que você segmente suas campanhas para aqueles usuários que possuem sinergia com a sua marca e seus produtos. Isso muitas vezes significa aparecer para um universo menor de pessoas, mas ao mesmo tempo fará com que seu anúncio seja muito mais eficiente.