Matriz do Oceano Azul – MERCE.
Uma das leituras importantes para 2020 é “A Estratégia do Oceano Azul”,
Demorou, mas chegou o dia em que o Telegram entraria na moda. Hoje em dia, é difícil participar de algum curso online, grupo de estudo, ou comunidade na internet que não tenha o Telegram como canal de comunicação complementar. Segundo dados divulgados pelo próprio Telegram, hoje, o aplicativo já é um dos mais baixados e já possui mais de 4 milhões de usuários no mundo. Com um crescimento tão considerável e atualizações sendo liberadas frequentemente, muitas empresas estão aderindo ao aplicativo para traçar estratégias comerciais e, além de alcançar um público cada vez maior, usar a ferramenta para se aproximar das pessoas.
Neste post você vai descobrir porquê essa ferramenta é uma das mais adequadas para garantir que o seu público potencial tenha acesso a sua marca de uma forma direta, orgânica e com muito mais engajamento.
– Audiência orgânica
O Telegram possibilita uma audiência totalmente orgânica: quem participa do grupo fez isso por vontade própria e pode sair a qualquer momento. Além disso, toda publicação que a sua empresa cria no Telegram é 100% enviada a todos os participantes.
– Dá para ter mais de uma conta no mesmo aplicativo:
Sim, com um mesmo celular é possível acrescentar até 3 contas, com 3 números diferentes e é muito simples intercalar entre uma e outra para visualizar as mensagens. Assim, você não precisa de outro aparelho para trabalhar sua comunicação institucional, apenas outro chip.
– Capacidade de integrantes nos grupos:
O Telegram permite a criação de grupos com até 200 mil pessoas, enquanto o WhatsApp permite somente 256 participantes.
Muitas empresas usam a estratégia de criação de grupos e comunidades para divulgar sua marca precisavam criar vários grupos no whatsapp. Agora, por conta da diferença exorbitante, essas empresas estão migrando para o Telegram, afinal, é muito mais fácil administrar um único grupo do que vários.
– Sem limite de participantes nos canais:
Uma outra funcionalidade do Telegram que tem agradado empresas e criadores de conteúdo são os canais, que não possuem limite de participantes e, assim como nos grupos, dá para enviar arquivos, áudios, criar enquetes (anônimas ou não) e até programar postagens para serem postadas no dia e horário que for mais adequado.
– Áudio acelerado:
Todo mundo tem aquele amigo – ou cliente – que adora enviar um áudio que poderia ser um podcast, não é? No Telegram existe a opção de acelerar áudios e envios em vídeos direto pelo app, assim, você otimiza o seu tempo com isso.
– Envio arquivos:
Uma outra funcionalidade queridinha pelos usuários do Telegram é a possibilidade de enviar arquivos de até 2G e todos os arquivos ficam salvos na nuvem, o que facilita caso você precise acessar suas conversas em outros dispositivos. Além do mais, por conta da nuvem, não precisa fazer backup das suas conversas.
– Ocultar o número do telefone:
No Telegram existe a possibilidade de criar o @ de usuário, assim você oculta o seu número de telefone e evita receber ligações indesejadas.
– Tag nas Mensagens:
Você pode usar tags (#) para mapear as conversas e achar com mais facilidade quando for preciso procurar.
– Editar mensagem:
Enviou uma mensagem e depois percebeu que faltou alguma palavra, ou escreveu algo errado, ou até mesmo, não explicou muito bem alguma coisa? Basta clicar na mensagem enviada e aparece a opção “Editar”.
O Telegram está disponível para smartphones, tablets e até computadores, com sistema operacional iOS, Android e Windows Phone. No desktop para Windows, macOS e Linux. E você pode entrar ao mesmo tempo, em dispositivos diferentes, além de não precisar ficar “revalidando” seu acesso no aplicativo em Pc.
O Telegram também possui um blog onde você pode verificar atualizações e achar conteúdo sobre as funcionalidades do aplicativo com mais detalhes, acesse aqui: https://telegram.org/blog
Você já usa o Telegram na estratégia da sua empresa? Conte pra gente a sua experiência e se você participaria de um grupo ou canal do Telegram da OCA, fizemos uma enquete rápida que você pode votar clicando aqui.