Você sabe em qual rede social
Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma empresa que não está
Criar conteúdo para sua marca é uma tarefa importantíssima, e muitos gestores não compreendem a sua importância. Este post vai esclarecer as dúvidas principais sobre o tipo de conteúdo que você precisa trabalhar nas suas mídias sociais e como criar um calendário para trabalhar seus posts em cada mídia social.
Sim, essa pergunta é uma das mais importantes. Se você não sabe exatamente qual mídia social vai escolher e está pensando no facebook ou instagram apenas porque disseram que você precisa estar lá, vamos pensar novamente: onde o seu cliente está? Sabemos que praticamente o mundo inteiro usa o facebook (ou alguma outra rede social do tio mark), porém, as mídias sociais são feitas para se relacionar com pessoas e marcas, obter informações e para entretenimento. Para a sua marca estar lá ela precisa estar disposta a fazer este tipo de conteúdo: entretenimento, informação, relacionamento (e venda, claro). Mas a venda é apenas um pequeno fragmento do que é possível obter através das mídias sociais. Agora que você já decidiu qual rede, vamos para o próximo ponto:
A primeira regra das mídias sociais é que: não há regras. Sim, parece piada, mas na realidade, tudo é questão de teste. Seu público pode ser igualzinho ao do seu concorrente, mas na sua fanpage ele pode agir de forma diferente, tendo resultados bem distintos ao seu concorrente. Então, a melhor forma de garantir que a estratégia dará certo é testando. Vamos falar um pouco mais sobre isso.
– Fale sobre o problema que a sua marca resolve. Já falamos algumas vezes que a melhor forma de ser lembrado pelo seu cliente é resolvendo o problema dele. Quando você tem clareza no objetivo do seu produto ou serviço, fica muito mais fácil abordar as soluções.
– Se você está pensando que isso não vai fazer você vender seu produto, pense melhor. Não é sempre que seu cliente em potencial está preparado para comprar. Na realidade, existem muitos setores que a compra está relacionada mais à uma jornada de aprendizado (a chamada Jornada de Compra) do que relacionado à compra por impulso.
Aliás, precisamos falar um pouco sobre o consumidor cada vez mais informado e “blindado” pelas estratégias de compra por impulso. Vale muito mais você mergulhar na estratégia de trazer conhecimento sobre a necessidade do seu produto / serviço e vender com recorrência que, com postagens promocionais, atrair apenas uma pequena parcela de clientes que já estão preparados para comprar, mas talvez não estejam prontos para ser seu cliente.
Teste. A dica na realidade vale para a frequência que sua equipe puder suprir: uma vez por semana, duas. A diferença está no volume que você pode se comprometer a produzir. Se o seu formato é vídeo, quantos vídeos (com qualidade) você consegue produzir. Se é texto, qual o nível de esforço necessário que você empregará para a produção destes textos num blog, por exemplo. E, claro, teste os resultados. Sem medição, não há aperfeiçoamento.
Estamos quase no fim do ano, mas o calendário de datas sazonais certamente será útil para você. Acesse nosso calendário e pense: dentro do seu segmento, qual data comemorativa posso absorver e criar conteúdo?
Bom conteúdo para você!
Gisela Santana
Coordenadora de conteúdo digital