Qual a receita para sua empresa crescer mais?
Se você está aqui, lendo este conteúdo sobre marketing digital, é porque quer ver a sua empresa crescer ou, enquanto gestor ou administrador do seu negócio, precisa compreender que crescer pode significar “aumentar o número de seguidores” ou “fazer sua empresa faturar mais”.
Apesar de existir uma relação entre o aumento do número de seguidores com o crescimento da empresa como um todo, esse caminho não é garantido, e a solução não é tão simples quanto parece. Por isso, vamos abordar ambos os cenários e ajudar você a decidir qual é o caminho da sua empresa.
Aumentar o número de seguidores é interessante?
Para ter uma empresa relevante no mercado, em algum momento, o assunto “seguidores no Instagram” vai aparecer, afinal, ainda existe uma mentalidade de que o número de seguidores reflete o sucesso da empresa. Acontece que não há relação concreta e mensurável entre um número e outro, principalmente se estamos falando de negócios B2B. Apesar disso, a métrica de seguidores continua sendo atraente para muitos gestores e objeto de desejo.
A boa notícia é que você não precisa desapegar da busca por novos seguidores para poder encontrar as métricas que realmente vão fazer seu negócio crescer.
Dentro da estratégia de marketing digital, o passo número 1 é o que chamamos de Awareness, um conjunto de táticas para aumentar a consciência do seu público a respeito da sua marca e solução. Por consequência, um bom awareness vai atrair seguidores, mas este é só o primeiro passo para uma estratégia eficiente.
Algumas estratégias precisam ser traçadas ANTES do awareness
Imagine só: você cria uma marca no Instagram e começa a fazer campanhas de Awareness e ganhar seguidores. Porém, o seguidor chega no seu perfil, gosta, mas não se cadastra, porque a etapa 2 (quando você vai captar aquela atenção e transformá-la em um lead) não foi elaborada ainda. O resultado é um lead e potencial cliente perdido.
Ou ainda: você fez um projeto que considera a captação de leads, mas não estruturou bem a estratégia e configurações para remarketing e a jornada de compra desse lead. Aí, você só tem uma chance: ou ele descobre e compra na hora ou você nunca mais vai ter a chance de vender pra ele, porque não criou uma estratégia para isso.
E, no terceiro exemplo, pode acontecer se você tiver elaborado todas essas estratégias, mas não um pós-venda eficiente. Aí, seu cliente até compra de você e pode gostar da experiência de compra, mas não será incentivado a virar um cliente fiel da sua marca.
As estratégias de marketing precisam ser pensadas por completo, ainda que as ações sejam feitas por etapas.
Quando você tem um planejamento adequado à sua realidade – que considera o orçamento de mídia disponível, se há equipe para fazer atendimento comercial e de pós-venda, as ferramentas disponíveis para automatizar processos, você consegue extrair o melhor resultado com os recursos disponíveis e traçar um plano de ação para futuros investimentos na sua empresa.
O próximo passo para sua empresa crescer:
O investimento mais importante que você pode fazer quando existem vários caminhos, mas pouca diretriz do que precisa ser feito para atingir os objetivos, é buscar um especialista no assunto. Você pode ter uma equipe de marketing no seu negócio ou encontrar apoio para vender e se relacionar com seus clientes no ambiente digital por meio de agências de marketing digital como a OCA.
Com nosso time, você terá o apoio necessário para elaborar estratégias eficientes de mídias sociais, anúncios, inbound marketing e conteúdo, além de uma equipe de criação que mergulha no seu negócio para criar peças criativas que se conectam com sua persona e a solução que a sua empresa oferece.
Venha conversar com nosso time especialista e juntos vamos elaborar uma proposta para o seu negócio.