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Por que sua empresa deve investir em Marketing Digital?

Por que sua empresa deve investir em Marketing Digital?

Porque quase a metade do mundo físico está conectada à internet (e este número cresce a cada segundo). Em nosso país temos aproximadamente 120 milhões de pessoas conectadas, tenho certeza que muitas dessas pessoas podem estar comprando seus produtos ou serviços neste exato momento, se a sua estratégia digital estiver funcionando. 

Marketing Digital nada mais é do que o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma empresa na internet. Esse tipo de serviço tem se tornado cada vez mais essencial para negócios que desejam atrair clientes. Vez por outra me deparo com clientes prospects (potenciais novos clientes) que fazem afirmações do tipo “O digital é realmente o futuro!” – Faço uma breve pausa e penso: “Voltamos aos anos 90?”

Vou lhe apresentar 3 motivos para investir em Marketing Digital.

1. Quem não é visto não pode vender

A decisão de compra está cada vez mais nas mãos dos consumidores. Eles buscam opiniões, resenhas e outras inúmeras informações sobre produtos e serviços antes de efetuarem uma compra. Antigamente apenas as empresas e os vendedores tinham acesso a essas informações, atualmente os clientes sabem mais sobre os produtos e serviços oferecidos do que seus vendedores.

Se a sua empresa não aparece no Google, não envia e-mails marketing e não está nas redes sociais, como pretende ser encontrado durante essas buscas feitas pelas pessoas interessadas? O Marketing Digital nasceu com o objetivo de tornar sua presença relevante na internet, facilitando que os clientes vejam você nesses meios de comunicação.

2. Seja referência em seu mercado

Muitas pessoas podem nem saber que a sua empresa existe, mas elas podem encontrá-la se você se apresentar na internet como um “solucionador das dores” desses clientes. Essas pessoas querem resolver problemas, e o produto ou serviço que você oferece é a etapa final desse processo.

Na internet você precisa ir além de falar sobre a sua empresa, a “grande sacada” é criar valor para sua audiência e responder dúvidas que ela tem, antes mesmo que saiba sobre sua solução. Este processo tem como objetivo final converter as pessoas que forem a sua persona (público-alvo) em novos clientes.

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3. Segmentação de público-alvo

O Marketing Digital possibilita a segmentação de campanhas, direcionando-as ao seu público-alvo. Este processo ajuda a economizar, pois foca nas pessoas certas e proporciona maior facilidade na obtenção de retorno. No marketing off-line muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando.

Na internet é muito mais fácil monitorar a atividade dos usuários: hábitos de consumo, preferências, gostos pessoais, trajetória profissional etc. Dessa forma, é possível segmentar as pessoas para quem deseja anunciar um produto, serviço ou conteúdo.

Existem outros inúmeros motivos para investir em Marketing Digital, se precisar de ajuda conte conosco!

Everton de Sordi

3 Pesquisas Mercadológicas do mundo Digital para seu negócio

3 Pesquisas Mercadológicas do mundo Digital para seu negócio

Trabalhar com dados e informações precisas é a melhor forma de viabilizar uma estratégia digital para o seu negócio. Antes de investir em qualquer melhoria para sua empresa, é necessário responder alguns questionamentos iniciais, como:

  • Que tipo de problema estou procurando resolver?
  • Quais são os indicadores de que algo está funcionando bem ou não?
  • Onde encontro as respostas para este problema que enfrento no meu negócio?

No mundo digital não é diferente, todos querem vender mais. Os caminhos para solucionar este problema são diferentes para cada tipo de negócio. De qualquer forma, existem algumas pesquisas básicas que vão ajudá-lo a começar entender por onde começar. É sobre elas que vou falar hoje.

DIAGNÓSTICO DE ENCONTRABILIDADE

Através deste diagnóstico, você consegue descobrir qual a posição da sua empresa em relação aos seus concorrentes na Internet. Isto pode ser feito através de ferramentas comparativas, como o Google, o SimmilarWeb e o SemRush.

No Google, faça uma busca pelas palavras-chave sobre o seu negócio. Se você presta consultoria em contabilidade dentro de uma região, utilize estas palavras para verificar quem aparece primeiro no Google. Existem três tipos de resultados:

Google Ads

São os anúncios patrocinados. Para saber mais sobre este serviço, acesse nosso site .

Localização do Google Maps

Para aparecer aqui, é necessário criar um bom perfil no Google Meu Negócio. A OCA criou um e-book ensinando tudo sobre essa ferramenta que você pode atualizar gratuitamente pelo Google.

Marketing de Conteúdo – SEO

Para aparecer na busca orgânica do Google, os sites precisam criar conteúdo relevante e estar de olho no SEO – Search Engine Optimization. Este termo pode ser traduzido para uma otimização do site para mecanismos de busca.

Já o SimmilarWeb e SemRush são ferramentas que te trazem alguns insights sobre os concorrentes que você encontrou na sua pesquisa do Google. Você conseguirá ver as fontes de tráfego, visitantes mensais, redes sociais, audiência, etc.

DEFINIÇÃO DE PERSONAS

Outra pesquisa essencial sobre seu negócio é descobrir a Persona, ou o cliente ideal da sua empresa no ambiente digital. A ideia é ir além do público-alvo e compreender o comportamento de quem compra e consome seu produto. Entendendo a Persona, é possível criar conteúdo e tornar possível que – no futuro – sua empresa apareça nos mecanismos de busca de forma orgânica.

Para começar, analise sua base atual de clientes. Aplique uma pesquisa, se for necessário. Avalie as características físicas e psicológicas da sua Persona. Entenda qual é o assunto que ela consome para se informar e para entretenimento. Qual é o trabalho dela? Quanto ganha? Quanto estudou? Tem filhos? Quem influencia suas decisões? Qual o papel dela na família, com os amigos, no trabalho? Quanto mais souber sobre a Persona, melhor você entenderá que tipo de problema enfrenta e como sua empresa pode ajudá-lo.

DIAGNÓSTICO DE POTENCIAL DE PRODUTO/SERVIÇO

Antes de investir no meio digital, é necessário compreender o potencial do produto ou serviço. Isso é bem simples de fazer e existem ferramentas para isso, como o Google Trends. Esta ferramenta gratuita do Google mostra como as pesquisas demonstram o interesse da população com relação a alguns termos. No exemplo, comparamos duas palavras-chave que, com o tempo, podem se tornar mais ou menos usuais: consultor e coach.

Com essa ferramenta, é possível descobrir quais são os termos de pesquisa mais interessantes para o seu negócio. Essa pesquisa servirá não apenas para criar conteúdo, mas inclusive para determinar se a sua estratégia está atingindo o público correto.

Agora que você já sabe por onde começar, faça sua pesquisa e compartilhe conosco seus resultados. Aliás, você também pode receber um diagnóstico do seu negócio nas mídias sociais, fazendo um cadastro gratuito, clicando aqui.

7 Dicas para melhorar o engajamento no Instagram

7 Dicas para melhorar o engajamento no Instagram

O Story é uma das melhores funcionalidades para criar engajamento no Instagram da atualidade! 

É uma ótima opção para as marcas que querem se aproximar cada vez mais de seus seguidores e conquistar novos, com uma comunicação mais leve e descontraída.

Eu separei algumas dicas valiosas para você que está interessado em crescer, aumente o engajamento do seu público – e as vendas – com essa ferramenta!

Dica 1 – Abuse das Hashtags: a melhor forma de aumentar o alcance dos stories é colocar muitas hashtags sobre o assunto que está sendo abordado. As pessoas que procurarem por essas hashtags irão ver os stories! Para isso capture uma foto ou vídeo e toque no ícone “aA”. Depois basta digitar “#” e adicionar uma palavra.

Dica 2 – Use as enquetes: esta é uma ótima opção para saber a opinião do público que te segue e os novos que irão aparecer.  Para isso, basta selecionar a opção “enquetes” nos stickers dos stories, criar uma pergunta e definir as duas opções de respostas (o padrão das respostas é “sim” ou “não”).

Dica 3 – Use o recurso de perguntas: você dá aos seus seguidores a chance de enviarem perguntas e você ainda pode compartilhar o que eles perguntaram + sua resposta! Você pode perguntar também sobre quais melhorias que eles gostariam de ver na sua marca, pedir ideias ou sugestões sobre algum assunto, entre outras coisas incríveis que podem ser exploradas com esse recurso!

Dica 4 – Compartilhe stories dos seguidores que te mencionaram: caso algum seguidor faça um story ou publicação sobre você, é interessante repostar isso no seu story! Pessoas vendo que outras estão consumindo seu produto ajuda a fortalecer sua imagem no mercado.

Dica 5 – Use a localização: sua publicação irá aparecer para todos que estiverem procurando por aquele local! Isso faz com que gere mais visualizações em seus conteúdos e pode atrair novos seguidores.

Dica 6 – Mostre sua empresa e colaboradores: esta é uma estratégia que personifica seu produto/serviço, e aproxima dos seus seguidores.

Dica 7 – Solucione o problema do seu cliente: crie conteúdo focado em solucionar dúvidas e dicas que envolvam os serviços que você oferece. Assim, aos poucos, sua empresa se torna autoridade e referência no mercado em que atua.

Todas as dicas para ter mais engajamento no instagram giram em torno de um relacionamento com seus seguidores, e requer muito aprendizado, estratégia e mão na massa para ser alcançado. Se você tem interesse em saber o diagnóstico de suas redes sociais, a OCA Comunica faz para você! Acesse o link e solicite já: https://materiais.ocacomunica.com.br/diagnostico-midias-sociais

Renata Delgado 
Social Media

Design e Persona – A Importância do Alinhamento

Design e Persona – A Importância do Alinhamento

O consumidor é a figura mais importante dentro da Jornada de Compra, e por isso, toda a comunicação deve seguir caminhos atrativos para que ele, de fato, compre a ideia que sua empresa pretende vender.

Com a persona não é diferente. Ao contrário do público-alvo, onde os dados levantados são mais generalizados e neutros, com a persona as informações estudadas são mais profundas, levando em consideração um perfil real de um indivíduo, como seus hábitos diários de consumo, quais redes sociais usa, o que lê etc. É importante lembrar que, por se tratar de um perfil complexo de público, a persona precisa de uma comunicação personalizada para que se identifique com o seu produto ou serviço.

Assim, mesmo que existam partes suficientemente importantes para que uma compra seja efetuada, como a pesquisa de mercado, o relacionamento durante todo o percurso, além dos posicionamentos de marca, algo fundamental que deve ser levado em consideração é o design.

Mas afinal por que o design é tão importante assim?

Como uma das partes finais da comunicação, a parte visual de uma propaganda ou de um produto é o elo das ideias que a marca quer embutir dentro de uma comunicação, e que permite a aproximação com o público a quem ela está destinada.

No caso da persona por exemplo, um produto com visual generalizado e que seja “comum” aos olhos, não terá atenção. Sua marca, então, precisa utilizar mecânicas com design voltadas a este público seleto, despertando o interesse da persona. Seja no formato de uma embalagem, em cores mais chamativas, em fontes e frases que sejam de fácil identificação, ou até mesmo nas ideias que a sua marca adota para as propagandas: tudo deve estar de acordo com o perfil da persona traçada para a sua marca.

Entendeu todas as ideias? Aqui vão algumas dicas para que você atraia ainda mais a atenção da sua persona:

  • Opte pelo uso de imagens que retratem pessoas reais, principalmente aquelas com perfis semelhantes à persona da sua marca;
  • Use fontes diferente e legíveis, sempre acompanhando as ideias criativas, tanto para a marca trabalhada quanto para a persona. Fontes cursivas e manuscritas podem funcionar muito bem para mulheres mais jovens, do que para idosos, por exemplo. Também, o uso de fontes mais finas podem impossibilitar a leitura na imagem;
  • Utilize cores que possivelmente, sua persona irá se identificar. Perfis mais empresariais tendem a admirar imagens com cores mais frias, como o azul marinho; alguém mais jovial tende a prestar mais atenção em imagens com tonalidades mais quentes e afetivas;
  • Alinhe sempre a comunicação com temas que façam sua persona se interessar pela sua marca, e que também tragam novidades sobre seus gostos pessoais.
  • De tempos em tempos, mude! Alterar a comunicação, seguindo as novidades do mercado pode facilitar a adesão pela sua persona, além de mostrar que sua marca está atenta às inovações.

Giovanni Caputo

Diretor de Arte

Qual a melhor estratégia para ter venda recorrente?

   

   

   

   

Como escolher uma agência digital?

Como escolher uma agência digital?

Primeiro você precisa entender o que faz uma agência de Marketing Digital. As agências digitais executam os projetos dos clientes que desejam colocar em prática a metodologia do Marketing Digital.
Algumas agências trabalham com todo o projeto de Marketing Digital, desde a estratégia. Outras têm um perfil mais vertical, aprofundando-se em determinada parte da estratégia, como Inbound Marketing, Mídias Sociais, Mídia Paga etc.


Sete passos para escolher uma agência digital


1 – Procure por agências que prestam exclusivamente serviços de Marketing Digital 

2 – Empresas com mais de cinco anos de experiência tem mais bagagem 

3 – Avalie os cases de sucesso e a criatividade ao solucionar as dores dos clientes

4 – Entre em contato com os atuais clientes e pergunte sobre a qualidade dos serviços

5 – Pergunte ao contato comercial como a agência pode ajudar a sua empresa

6 – Faça pelo menos três orçamentos antes de assinar com a sua nova agência

7 – Leia o contrato de prestação de serviços da agência e veja se as cláusulas são claras

Costumo dizer que conquistar uma nova conta é como conquistar uma nova namorada. Tudo é muito lindo no começo e as expectativas são sempre altas de ambas as partes. O importante mesmo é fazer essa “paixão” se tornar “amor” e criar um sistema de trabalho que seja eficiente e ao mesmo tempo demostre resultados satisfatórios a contratante.
Se uma agência tenta ganhar a sua conta com descontos e promoções, ela está ofertando a única coisa que pode oferecer: preço. Procure por agências que oferecem a garantia de um serviço profissional, baseadas em resultados mensuráveis e acima de tudo: honestas.

Espero que estas informações tenham ajudado, até a próxima!

Everton de Sordi 

CEO

Inbound Marketing para B2B é viável!

Inbound Marketing para B2B é viável!

Da estratégia de relacionamento à venda através do Inbound Marketing para B2B – case CBEMED

Vender para B2B (Business to Business) precisa de uma estratégia bastante diferente da venda para consumidor final. Ambas podem – e devem – apostar no inbound marketing como uma fonte de venda recorrente, mas as personas e jornadas de compra são muito diferentes. Por isso, no blog da OCA, resolvemos contar um pouco mais sobre o case da CBEMED.

A CBEMED é uma das maiores produtoras de equipamentos médicos do Brasil, detentora das marcas BIC, P.A. MED, SANVITA e revendedor master dos produtos WELCH ALLYN. Quando começamos a atendê-los, encontramos  uma excelente base de clientes conquistada há várias décadas. Porém, não possuíam nenhum histórico de consumo destes clientes (outras empresas que revendem seus produtos).

Os desafios que encontramos durante esse processo foram:

– Compreender quais eram as Personas da marca;

– Entender qual a Jornada de Compra destas personas;

– Aumentar as vendas utilizando a grande base de leads já existente, porém pouco trabalhada;

– Desenvolver um plano de ação com foco em venda recorrente.

A solução

Como este cliente já possuía uma excelente base de e-mails – onde quase todos já haviam comprado equipamentos pelo menos uma vez – iniciamos o projeto com o objetivo de mapear e compreender a qualidade daqueles leads, além de captar novos contatos qualificados para primeiras vendas. Conseguimos solidificar a comunicação de vendas em um canal, rastreando cerca de 56% das vendas – que antes eram feitas por e-mail, telefone ou via representante, mas sem possibilidade de medição.

Aos poucos, segmentamos os leads por estado, por perfil dentro da Jornada de Compra, garantindo anotar todo o histórico de consumo. O planejamento para 2019 é trabalhar em conjunto com a área comercial e a equipe de representantes para alinhar toda a comunicação e passar a rastrear 100% das conversões, possibilitando medir quais canais de comunicação trazem o melhor retorno sobre investimento.

As ferramentas e processos utilizados para atingir as novas metas da empresa foram:

– Projeto de Inbound Marketing (RD Station)

– Automação de Vendas

– Relacionamento com os clientes nas Mídias Sociais

– Campanhas de E-mail Marketing

Os resultados obtidos durante esse período garantiram a renovação do contrato anual da CBEMED com a OCA e, mais do que isso, garantiram também a confiança da diretoria em nossa metodologia. O faturamento da empresa aumentou 30% em menos de um ano após colocarmos em prática os projetos de Marketing Digital.

Quer garantir venda recorrente para o seu negócio B2B? O Inbound Marketing é uma estratégia extremamente viável para trabalhar o relacionamento, a venda recorrente e comprovar os investimentos em comunicação, além de melhorar a produtividade da sua equipe de vendas!

Clique no botão abaixo para fazer um orçamento para o seu negócio B2B e começar 2019 investindo em estratégias de resultado!