3 Pesquisas Mercadológicas do mundo Digital para seu negócio

Sua caixa de entrada não será mais a mesma!
Receba os conteúdos mais recentes e fresquinhos da OCA Comunica, direto no seu e-mail

Trabalhar com dados e informações precisas é a melhor forma de viabilizar uma estratégia digital para o seu negócio. Antes de investir em qualquer melhoria para sua empresa, é necessário responder alguns questionamentos iniciais, como:

  • Que tipo de problema estou procurando resolver?
  • Quais são os indicadores de que algo está funcionando bem ou não?
  • Onde encontro as respostas para este problema que enfrento no meu negócio?

No mundo digital não é diferente, todos querem vender mais. Os caminhos para solucionar este problema são diferentes para cada tipo de negócio. De qualquer forma, existem algumas pesquisas básicas que vão ajudá-lo a começar entender por onde começar. É sobre elas que vou falar hoje.

DIAGNÓSTICO DE ENCONTRABILIDADE

Através deste diagnóstico, você consegue descobrir qual a posição da sua empresa em relação aos seus concorrentes na Internet. Isto pode ser feito através de ferramentas comparativas, como o Google, o SimmilarWeb e o SemRush.

No Google, faça uma busca pelas palavras-chave sobre o seu negócio. Se você presta consultoria em contabilidade dentro de uma região, utilize estas palavras para verificar quem aparece primeiro no Google. Existem três tipos de resultados:

Google Ads

São os anúncios patrocinados. Para saber mais sobre este serviço, acesse nosso site .

Localização do Google Maps

Para aparecer aqui, é necessário criar um bom perfil no Google Meu Negócio. A OCA criou um e-book ensinando tudo sobre essa ferramenta que você pode atualizar gratuitamente pelo Google.

Marketing de Conteúdo – SEO

Para aparecer na busca orgânica do Google, os sites precisam criar conteúdo relevante e estar de olho no SEO – Search Engine Optimization. Este termo pode ser traduzido para uma otimização do site para mecanismos de busca.

Já o SimmilarWeb e SemRush são ferramentas que te trazem alguns insights sobre os concorrentes que você encontrou na sua pesquisa do Google. Você conseguirá ver as fontes de tráfego, visitantes mensais, redes sociais, audiência, etc.

DEFINIÇÃO DE PERSONAS

Outra pesquisa essencial sobre seu negócio é descobrir a Persona, ou o cliente ideal da sua empresa no ambiente digital. A ideia é ir além do público-alvo e compreender o comportamento de quem compra e consome seu produto. Entendendo a Persona, é possível criar conteúdo e tornar possível que – no futuro – sua empresa apareça nos mecanismos de busca de forma orgânica.

Para começar, analise sua base atual de clientes. Aplique uma pesquisa, se for necessário. Avalie as características físicas e psicológicas da sua Persona. Entenda qual é o assunto que ela consome para se informar e para entretenimento. Qual é o trabalho dela? Quanto ganha? Quanto estudou? Tem filhos? Quem influencia suas decisões? Qual o papel dela na família, com os amigos, no trabalho? Quanto mais souber sobre a Persona, melhor você entenderá que tipo de problema enfrenta e como sua empresa pode ajudá-lo.

DIAGNÓSTICO DE POTENCIAL DE PRODUTO/SERVIÇO

Antes de investir no meio digital, é necessário compreender o potencial do produto ou serviço. Isso é bem simples de fazer e existem ferramentas para isso, como o Google Trends. Esta ferramenta gratuita do Google mostra como as pesquisas demonstram o interesse da população com relação a alguns termos. No exemplo, comparamos duas palavras-chave que, com o tempo, podem se tornar mais ou menos usuais: consultor e coach.

Com essa ferramenta, é possível descobrir quais são os termos de pesquisa mais interessantes para o seu negócio. Essa pesquisa servirá não apenas para criar conteúdo, mas inclusive para determinar se a sua estratégia está atingindo o público correto.

Agora que você já sabe por onde começar, faça sua pesquisa e compartilhe conosco seus resultados. Aliás, você também pode receber um diagnóstico do seu negócio nas mídias sociais, fazendo um cadastro gratuito, clicando aqui.

Compartilhe esse conteúdo:

Categorias:

Últimos Posts

Receba nossas novidades