A estratégia de E-mail Marketing que
Como um e-mail simples pode transformar suas vendas Quando você tem uma
O marketing de conteúdo tem evoluído rapidamente nos últimos anos, com novos formatos e técnicas surgindo a cada dia.
Como resultado, muitas empresas estão se beneficiando da ampla gama de ferramentas e recursos à sua disposição para melhorar o alcance do seu público-alvo.
Para que você possa ficar por dentro destes avanços na área, vamos listar as principais tendências de Marketing de Conteúdo para 2023.
Estes insights podem ser usados para impulsionar os esforços atuais da sua empresa ou mesmo ajudar a construir estratégias muito mais assertivas.
Acompanhe!
Hoje em dia, as tendências de marketing de conteúdo desempenham um papel importante na estratégia de marketing digital.
É aqui que a criação e a distribuição de conteúdos relevantes podem ajudar os negócios a se conectarem com o público-alvo e gerar leads.
Além disso, as tendências de marketing de conteúdo podem também melhorar o SEO, aumentando o tráfego do site e melhorando sua visibilidade.
Isso ajudará as empresas a obter mais exposição para seu produto ou serviço e, assim, gerar mais vendas.
Essas novidades que vão surgindo ou sendo aprimoradas ajudam a evoluir o marketing de conteúdo, que é uma ótima estratégia de relacionamento com os clientes.
Bem como para ganhar maior autoridade online.
Ao incorporar as tendências mais recentes no seu plano de marketing, você pode obter vantagens competitivas e melhorar a geração de leads.
Com isso, os profissionais devem sempre estar atentos ao que há de mais novo e atualizado no “mundo” do marketing de conteúdo.
Para melhorarem as suas ações e estratégias.
O marketing de conteúdo vem passando por mudanças significativas e esse ano não é diferente.
Uma grande novidade é o uso das inteligências artificiais (IAs) na criação de conteúdo.
Elas podem ser usadas para produzir conteúdo objetivo e com boa qualidade, acelerando assim o processo de criação de conteúdo.
Claro que nem tudo são flores e elas ainda possuem muitas limitações, principalmente no quesito “conteúdos complexos” ou mais atualizados.
Outra novidade é a criação de conteúdo em vídeos curtos, que segue aumentando em popularidade com o TikTok, Instagram e shorts do YouTube, por exemplo.
Os vídeos são mais dinâmicos e interativos do que outros formatos de conteúdo, permitindo assim que se crie envolvimento com o público.
Outro ponto focal é a criação de conteúdo “artesanal” e personalizado.
Assim como o uso das IAs para a produção de conteúdo está em alta, no outro lado da moeda temos o conteúdo artesanal, que é criado manualmente.
Este conteúdo entrega mais qualidade e se destaca por ser mais natural, pois é feito com foco no público-alvo.
Além disso, esse tipo de conteúdo “natural” tem prioridade no ranqueamento, principalmente no Google, o que pode melhorar os seus resultados.
Com certeza é muita coisa para entender, então para acompanhar as tendências e aplicar os conceitos das novidades do marketing de conteúdo, invista em um business school.
Agora que você entendeu mais sobre o marketing de conteúdo, vamos conferir as principais tendências do setor.
O marketing responsivo é uma das tendências de marketing de conteúdo mais importantes atualmente.
Trata-se basicamente da criação de conteúdos que possam ser visualizados em qualquer dispositivo, desde smartphones até computadores.
Isso significa que seu conteúdo deve ser adaptado às dimensões da tela e ao formato do dispositivo, para que ele possa ser facilmente lido e entendido pelos usuários.
Além disso, é necessário que ele seja otimizado para dispositivos móveis, pois cerca de 60% dos usuários no Brasil acessam a internet por meio deles.
Outra tendência deste ano é a criação de conteúdos data-driven.
Isso significa que você precisa usar dados nas suas criações, como estatísticas, gráficos e outras informações visuais.
Esse tipo de conteúdo é muito usado em postagens em redes sociais, mas também pode ser útil para o seu blog ou site.
Esses dados podem ajudar a contar histórias e exibir insights interessantes, além de tornar sua mensagem mais convincente.
Um exemplo disso são os infográficos. Eles se destacam por serem informativos e visuais simultaneamente, permitindo que você transmita ideias de forma rápida e intuitiva.
Por isso, os empresários e empresas precisam cada vez mais serem voltados para a cultura data-driven.
Se você já cria conteúdos há algum tempo, sabe que eles podem ser usados da maneira certa para atrair clientes potenciais e aumentar as suas vendas.
Na prática, não adianta sua empresa criar conteúdo se ela não tem um desses objetivos:
Despertar Desejo: inspirando e encorajando conquistas e resultados
Gerar Conexão: Contando sua história e compartilhando inspirações
Entreter: trazer leveza para o momento de descontração que o público naturalmente procura nas mídias sociais.
Empoderar seu público: tornar a solução possível (com sua empresa)
Ensinar seu público: gerando pequenas vitórias
Mostrar erros: trazendo consciência da solução
Confirmar suspeitas: Expondo mitos, dar voz ao que sua marca apoia
Bater no inimigo comum: Aquela prática que sua empresa não acredita como a mais eficiente para seu público
O conteúdo interativo tem se tornado cada vez mais popular, pois permite que as pessoas interajam diretamente com os conteúdos.
Isso significa que elas podem fazer parte da experiência de consumir o conteúdo.
Essa tendência é muito interessante para os negócios que querem criar envolvimento com seus usuários, pois eles podem participar ativamente do conteúdo, interagindo com ele.
Alguns exemplos de conteúdos interativos incluem quizzes, jogos e outros formatos.
Você também pode usar ferramentas como o Facebook Live ou o TikTok para criar conteúdos interativos.
O SEO (Search Engine Optimization) tem sido reformulado para se adequar às mudanças e tendências do marketing de conteúdo.
A nova forma de pensar o SEO é chamada de “conteúdo focalizado”, que significa que você deve criar conteúdos altamente relevantes para o seu público-alvo.
Para isso, é necessário entender quem são os usuários que buscam informações no seu site e qual a intenção por trás das pesquisas.
Assim, você poderá criar conteúdos mais relevantes e específicos que vão atender às necessidades dos seus usuários de forma mais assertiva.
Acompanhar as tendências do marketing de conteúdo é essencial para o sucesso dos seus negócios.
E por meio delas você estará mais preparado para atender às necessidades dos seus usuários e gerar resultados positivos.