Como usar o WhatsApp como um canal de marketing efetivo para seu negócio

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Como usar o WhatsApp como um canal de marketing efetivo para seu negócio

Em nosso tempo todo negócio precisa estar engajado, porque “as pessoas não querem mais comprar só por necessidade. Elas desejam uma experiência.”
O marketing sempre esteve presente no bem desenvolver das empresas e seus serviços e, hoje em dia, as estratégias empregadas pelo marketing dentro dos negócios têm sido cada vez mais importantes e, é por isso que saber utilizar as ferramentas certas para gerir e promover seus produtos e serviços, é essencial para alavancar seu negócio.

Um canal de marketing “é um conjunto de organizações independentes (empresa, aplicativo, plataforma) envolvidas no processo para disponibilizar um produto ou um serviço para o consumo final”, e quanto mais bem-sucedido for esse processo, mais facilmente as empresas conseguem realizar suas metas.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que possui ferramentas capazes ajudar sua empresa a tomar a melhor decisão não só para vender seus bens de consumo, mas também para entregá-los com qualidade aos seus clientes. 
Os níveis de canal de marketing se referem a maneira como sua empresa distribui seus produtos e serviços, utilizar canais múltiplos, por exemplo, significa colocar a marca em diferentes tipos de estabelecimentos varejistas, tudo depende de fatores que estão interligados como: o tipo de produto ou serviço que sua empresa trabalha; quais as metas que sua empresa está disposta a atingir; com qual mercados quer trabalhar; o fator organizacional de sua empresa; para realizar esses objetivos seu negócio vai precisar de um canal de marketing.

O que um canal de marketing pode fazer pela minha empresa?
Você já se fez essa pergunta, senão, talvez essa seja uma boa hora para se questionar. Afinal, neste mundo tão globalizado e diante da necessidade de lidar com tantas tarefas ao longo do dia, essa seja uma oportunidade imperdível para você e sua empresa. Pois são por estes canais de marketing que são anunciados ao público os produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Além de trazer informações sobre as empresas, os produtos, os serviços, eles são capazes de muito mais; por meio de uma integração entre empresa, canal de marketing e uma plataforma do tipo CRM por exemplo, muitas empresas têm conseguido se destacar perante a concorrência na hora de satisfazer o cliente final, agregando valor ao produto comercializado.

Então vamos conhecer alguns tipos de canal de marketing:

●     Marketing de mecanismo de pesquisa – “marketing de pesquisa” é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-os no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave, pode ser (SEO); ou (SEM).
●     Marketing de conteúdo – “É uma estratégia de longa duração, baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através do fornecimento de conteúdo valioso, consistente e altamente relevante para seus clientes”.
●     Marketing de Mídia Social – são os aplicativos de mensagens (Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagram, LinkedIn…) que possibilitam oferecer um serviço de interação personalizada entre empresas e clientes, além de dar maior visibilidades aos produtos e serviços.
●     Anúncio pague-por-clique (PPC) – uma forma de marketing na internet onde você paga cada vez que seu anúncio é clicado.
●     Marketing de afiliados – pode ser visto como um processo de espalhar a criação de um produto, ou de fazer o marketing desses produtos através de diferentes partes, onde cada parte recebe uma parcela da renda, de acordo com a sua contribuição.
●     E-mail marketing – é um dos canais mais antigos no marketing digital, esse canal possibilita o estreitamento de um relacionamento mais sólido com seus clientes. Através de campanhas automatizadas, por exemplo, você pode personalizar seus e-mails e entregar conteúdos que se adequem à preferência do cliente.

Dentro desde leque de canais de marketing o aplicativo WhatsApp oferece através de suas ferramentas muitos benefícios as empresas, pois permitem o cadastramento de diversas informações relacionadas aos negócios. Nele é possível adicionar informações úteis para clientes como seu endereço (que inclusive pode ser integrado ao Maps do Google), descrição da empresa, endereço de e-mail e site, e muito mais. Este aplicativo é um excelente canal de marketing direto, pois possibilita oferecer um serviço de interação personalizada entre empresas e clientes, além de dar maior visibilidades aos produtos e serviços. E todo este serviço prestado pelo aplicativo pode e deve ser potencializado com a ajuda e um CRM, para sincronizar; organizar; seus dados e de seus clientes; potencializar suas vendas; entre outros.

Além de tudo, o WhatsApp já conta com uma multidão de usuários em todo o mundo, e esse fato por si só, já o faz ser um aplicativo interessante para encontrar pessoas (futuros clientes), uma das grandes vantagens do uso desse aplicativo como ferramenta de marketing é sua versatilidade em termos de conteúdo a ser trabalhado. Ações como o envio de mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos, já estão sendo feitas por diversas marcas e com ótimos resultados.

Ferramentas de comunicação
As ferramentas de comunicação são o showroom da empresa, ou seja, como ela vai não só falar com seu cliente, mas também se apresentar a ele. Com o WhatsApp sua empresa vai escolher que tipo de relacionamento vai ter com seu cliente, é por isso que as contas corporativas têm um perfil no WhatsApp feito um cartão de visitas, além da foto e nome de perfil; é possível definir a localização; o tipo de empresa; endereço de e-mail e um website. Afinal para vender seu produto, você precisa visitar clientes ou ser visitado por eles. O aplicativo também indica se a sua empresa foi verificada ou não, o que traz confiabilidade ao cliente.

Com a ferramenta Resposta Rápida do WhatsApp o usuário pode cadastrar diversas frases que serão enviadas ao se digitar um atalho no teclado, tornando as conversas mais ágeis, ideais para dar respostas repetitivas do dia a dia, aliviando a carga de trabalho de sua empresa. Você também pode criar atalhos para as mensagens de texto e de mídia: como Gifs, fotos e vídeos, que você envia com mais frequência. Imagine que você tem centenas de clientes para responder, otimizar e padronizar suas respostas irá ajudar na organização do trabalho.
Já na ferramenta Mensagens Automáticas é possível criar mensagens de saudação; retorno; ou de ausência; informando o cliente sobre o horário de atendimento; além de definir respostas automáticas para quando estiverem fora de expediente. Também é possível escolher no calendário os dias e horários nos quais o atendimento não estará disponível, bem como configurar uma mensagem padrão, incluindo textos e emojis.
Mas, uma das ferramentas mais importantes para a venda é a ferramenta Catálogo de Produtos, esta é uma função que permite em poucos toques enviar informações sobre um produto ou serviço à clientes; junto com uma foto; preço e detalhes do produto; é uma ferramenta de vendas do dia a dia. Por meio do catálogo uma marca apresenta seus produtos ou serviços, eles estarão disponibilizados de forma que os consumidores não tenham dúvidas sobre o que lhe é oferecido. Por isso, investir em um bom catálogo é de extrema importância para o sucesso de vendas do seu negócio.

Ferramentas de organizacionais
As ferramentas organizacionais são muito importantes para o bem andar de uma empresa, pois melhoram a qualidade em obter controle sobre processos ou acompanhar a dinâmica dos colaboradores. Com isso, ajudam a obter melhor resultados no marketing, pois previnem problemas que poderão impedir o sucesso de um projeto. Você vai perceber que com as ferramentas organizacionais do WhatsApp vai ficar mais fácil gerir seu negócio.
A ferramenta Etiquetas é capaz de evitar problemas nos atendimentos por meio da organização que ela traz aos serviços, pois nesta função, é possível organizar as conversas com etiquetas coloridas, assim pode-se diferenciar um novo cliente, um fornecedor, um pedido de compra, uma reclamação, uma dúvida, um contato novo.
Como também, a ferramenta Estatística não só organiza o trabalho ao mostrar quantas mensagens foram recebidas; enviadas; entregues e lidas; mas também ajuda a avaliar o que está funcionando melhor na comunicação com o consumidor, para que assim sua empresa possa melhorar o serviço monitorando a efetividade de ações de marketing e de relacionamento com o cliente.
Enfim quero reforçar que uma empresa organizada, que utiliza um canal de marketing (um conjunto de organizações independentes); é capaz de ter uma boa visualização no mercado e com certeza irá desenvolver vínculos fortes e duradouros com seus clientes intensificando cada vez mais as estratégias de vendas, melhorando a visibilidade de seus produtos e, ou serviços fortalecendo sua marca.

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