Matriz do Oceano Azul – MERCE. O que é e como fazer?

Sua caixa de entrada não será mais a mesma!
Receba os conteúdos mais recentes e fresquinhos da OCA Comunica, direto no seu e-mail

Uma das leituras importantes para 2020 é “A Estratégia do Oceano Azul”, de W.Chan Kim, um livro que aborda um conceito diferente de gestão de empresas, que faz com que você pense em estratégias para se destacar da concorrência e se distanciar dela. Em uma analogia ao “oceano azul”, um ambiente gigante, onde ninguém habita – só a sua empresa. Não há concorrência. 

Um bom exemplo disso é o que houve com o Cirque du Soleil, uma companhia de entretenimento que – no início – não foi considerada nem como um teatro, nem como um circo, mas que mudou completamente a forma como as pessoas lidam com os dois tipos de entretenimento. 

Existe um tópico dentro do livro que fala sobre uma matriz que tem potencial de te guiar na estratégia até o oceano azul, e é sobre ela que vamos aprender mais hoje. 

A Matriz baseia-se em:

M -> MATRIZ

E -> ELIMINAR: Quais fatores em que a sua empresa competiu há muito tempo atrás que podem ser eliminados?

R -> REDUZIR: Quais fatores devem ser reduzidos bem abaixo do padrão do setor?

C -> CRIAR: Quais fatores devem ser criados que ninguém nunca ofereceu?

E -> ELEVAR: Quais fatores devem ser levantados bem acima do padrão do setor?

Vamos aplicar ao exemplo do Cirque Du Soleil

ELIMINAR

– Astros circenses

– Espetáculos com Animais

– Descontos para Grupos

– espetáculos em vários picadeiros

Reduzir

– Diversão e humor

– Vibração e Perigo

Elevar

– Picadeiro único

Criar

– Tema

– Ambiente Refinado

– Várias Produções

– Músicas e Danças artísticas

Ao avaliar o setor, conseguimos observar algo bastante diferente, que faz com que o Cirque du Soleil não possa ser comparado com nenhum outro circo – seja ele um circo regional, pequeno, ou um grande circo. 

Como é possível aplicar dentro do seu negócio?

Foco

Toda estratégia precisa de foco, e a curva de valor da empresa precisa mostrar este foco com nitidez. No caso do circo, os temas, várias produções, músicas e danças artísticas (ou seja, tudo que foi criado), tem alto valor agregado no foco da empresa.

Singularidade

Se você busca reagir a estratégia de uma outra empresa, você não consegue criar nada novo. Em vez de correr atrás do prejuízo, procure reunir propostas diferentes do usual e fazer combinações possíveis dentro da realidade da sua empresa. 

Faça este exercício para iniciar seu caminho em busca do oceano azul e conte com a OCA COMUNICA para comunicar sua estratégia digital com seus leads e personas. 

Para aprender mais sobre estratégia, leia os posts abaixo:

Buyer Persona

Buyer Persona (ou simplesmente Persona) é uma representação semi fictícia do seu cliente ideal. Ou seja, uma descrição um pouco detalhada do seu público alvo. Leia mais sobre isso no post do blog: http://bit.ly/oca-guiadepersona

Jornada do Consumidor

Todo consumidor tem uma “jornada” de decisão de compra. Algumas demoram apenas 5 minutos, outras jornadas podem durar meses, anos. Saiba mais em nosso post: http://bit.ly/oca-jornadadecompra

Meta SMART

Você já sabe o que é a Meta Smart? Leia mais aqui: http://bit.ly/oca-metasmart 

Compartilhe esse conteúdo:

Categorias:

Últimos Posts

Receba nossas novidades