Tudo o que você precisa saber sobre o Threads antes de começar a criar conteúdo por lá
Recentemente, o Instagram lançou seu novo aplicativo chamado Threads, que tem sido apontado como um concorrente direto do Twitter e de grande interesse de todos – afinal, em apenas 5 dias, alcançou o marco de 10 milhões de usuários. Neste artigo, compartilharemos nossas primeiras impressões sobre o Threads e exploraremos suas semelhanças e diferenças em relação ao Twitter, bem como responder a seguinte pergunta: vale a pena construir uma estratégia para essa rede social?
A primeira coisa que você precisa saber sobre o Threads é que, assim como o Twitter, ele é uma rede social que valoriza a comunicação em tempo real e o compartilhamento de pensamentos, notícias e opiniões de forma instantânea. Enquanto o Twitter é predominantemente focado em texto, o Threads é um pouco mais visual, permitindo o compartilhamento de fotos e vídeos diretamente do aplicativo do Instagram.
O Threads é uma extensão do Instagram e requer uma conta no Instagram para ser usado, enquanto o Twitter é uma plataforma autônoma. Nele também não tem as funcionalidades muito utilizadas pelos usuários do Twitter, como trending topics e a busca por palavras ou hashtags.
Vai ter anúncio?
Por enquanto, não, mas se a rede se consolidar como uma ferramenta relevante, com certeza, os anúncios estarão presentes, sim.
Como funciona o algoritmo do Threads?
O Thread teve a sua primeira modificação, agora a nova guia ‘Seguindo’ oferece um feed cronológico de posts apenas das pessoas que você está seguindo, fugindo das recomendações da plataforma.No início não era cronológico e incluía tópicos compartilhados e conteúdos recomendados de novos criadores, a rede social previa o que você curtiria.
É uma rede social que veio para ficar?
Ainda é cedo para afirmar se o Threads veio para ficar, não houve tempo suficiente para determinar se essa nova rede social será efetiva e amplamente utilizada a longo prazo.
Vale a pena criar um perfil para minha empresa?
Para as empresas, pode ser interessante aproveitar o momento e entrar no Threads para aproveitar o boom de usuários, mas sem grandes expectativas de que eles estarão ativos nos próximos meses.
Que tipo de conteúdo eu posso criar no Threads?
Basicamente, o que sua empresa faria no Twitter. Inclusive essa é uma forma bem fácil de decidir se vale a pena investir no Threads: o Twitter é uma ferramenta importante para o seu negócio? Se a resposta for sim, com certeza, vale a pena investir nesse concorrente.
Para você que quer começar agora e testar a ferramenta, aqui vão algumas dicas:
- Bastidores em texto: É uma ótima vantagem para quem não quer aparecer tanto, mas gostaria de contar alguns bastidores. Invista em um texto excelente e cativante para compartilhar e, de bônus, render alguns stories compartilhados no Instagram!
- Criar conteúdo de apoio para o Instagram: muitos negócios sentem dificuldade de explorar mais um determinado conteúdo – uma vez que os vídeos estão cada vez mais curtos e torna-se difícil de explorar conteúdos complexos. É nesse sentido que aparecem carrosséis com 10 slides de texto no Instagram. E se eles fossem Threads?
- Usar como fonte de tráfego para o site. Assim como funciona no Twitter.
E o que vem por aí?
Alguns dos próximos recursos planejados são a funcionalidade de pesquisa e a versão para desktop. Mas nenhum deles tem data de lançamento.
Outras modificações recentes:
- Tradução de postagens
- Novas maneiras de filtrar notificações em Atividade
- Botão Seguir para seguir facilmente seus seguidores de volta
- Maneira rápida de aprovar novos seguidores se sua conta for privada
Por enquanto, o Threads ainda é um grande “será que vai?”
O que você acha? Vale a pena dedicar seu tempo para essa rede social?