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ESTRATÉGIAS, FERRAMENTAS

Como o WhatsApp pode auxiliar as vendas e relacionamento de equipes comerciais?

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo.

Além de ser uma ferramenta de comunicação pessoal, o WhatsApp também pode ser usado como uma poderosa estratégia de vendas e relacionamento de equipes comerciais.

Isso porque o WhatsApp permite que você entre em contato com os seus clientes e prospects de forma rápida, fácil e direta.

Podendo enviar textos, áudios, vídeos, imagens e documentos.

Além disso, o WhatsApp também permite que você crie grupos, listas de transmissão e chatbots para automatizar e personalizar o seu atendimento.

Mas como usá-lo para auxiliar as vendas e relacionamento de equipes comerciais?

Neste artigo, vamos te mostrar algumas dicas práticas para você aproveitar ao máximo o potencial desse aplicativo.

 

Confira!

Por que a sua equipe comercial deveria usar o WhatsApp?

Você sabia que a maioria das pessoas já prefere o contato via WhatsApp do que ligações?

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 76% dos brasileiros usam o aplicativo todos os dias e 72% preferem se comunicar com as empresas pelo WhatsApp do que por telefone ou e-mail.

Isso mostra que o WhatsApp não é apenas um aplicativo de mensagens instantâneas para uso pessoal.

Ele também pode ser uma ferramenta de trabalho para a sua equipe comercial. 

Isso porque o WhatsApp oferece diversos benefícios para quem quer vender mais e melhor, como:

 

– Alcance: o WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo, sendo o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil.

Isso significa que você pode alcançar um grande número de clientes e prospects pelo WhatsApp, sem depender de outros canais ou plataformas.

Você pode usar o WhatsApp para prospectar novos clientes, enviar ofertas, fazer follow-ups e fechar vendas.

 

– Praticidade: o WhatsApp é um aplicativo fácil de usar, que permite que você envie mensagens de texto, áudio, vídeo, imagem ou documento com apenas alguns cliques.

Você pode usar o WhatsApp para enviar demonstrações, catálogos, orçamentos e contratos para os seus clientes e prospects.

 

– Rapidez: o WhatsApp é um aplicativo rápido, que permite que você envie e receba mensagens em tempo real.

Além disso, o WhatsApp mostra quando as suas mensagens foram entregues e lidas, o que facilita o acompanhamento e a cobrança dos seus contatos.

Você pode usar o app para agilizar o processo de vendas, tirar dúvidas, resolver problemas e solicitar feedbacks dos seus clientes e prospects.

– Economia: o WhatsApp é um aplicativo gratuito, que não cobra nenhuma taxa ou comissão pelas suas mensagens.

Você pode usar o WhatsApp para economizar com ligações telefônicas, SMS ou e-mails, que podem ser mais caros ou menos eficientes.

 

– Segurança: o app é seguro e utiliza criptografia de ponta a ponta para proteger as suas mensagens.

Isso significa que apenas você e o seu contato podem ler as suas mensagens, sem que ninguém mais possa interceptá-las ou acessá-las.

Você pode usar o WhatsApp para transmitir confiança e credibilidade para os seus clientes e prospects, garantindo a privacidade e a segurança dos seus dados.

Portanto, a sua equipe comercial deveria usar o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes e prospects.

Pois ele é um aplicativo que oferece alcance, praticidade, rapidez, economia e segurança.

Além disso, você pode integrar o WhatsApp com a sua automação de marketing deixando todo o processo de comunicação mais integrado e rastreável.

Permitindo uma maior gama de dados para direcionar as suas estratégias.

Esses são fatores que podem fazer a diferença na hora de fechar uma venda ou fidelizar um cliente.

Como usar o WhatsApp para otimizar o trabalho da minha equipe comercial?

Crie um perfil profissional

O primeiro passo para usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas e relacionamento é criar um perfil profissional.

Para isso, você pode usar o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo voltada para empresas de pequeno e médio porte.

O WhatsApp Business permite que você crie um perfil comercial com informações como nome, endereço, horário de funcionamento, site e descrição da sua empresa.

Esse app também permite que você crie etiquetas para organizar os seus contatos, respostas rápidas para agilizar o atendimento e mensagens automáticas para saudação ou ausência.

Ao criar um perfil profissional, você transmite mais credibilidade, confiança e segurança para os seus clientes e prospects.

Além de facilitar a identificação da sua marca e a comunicação com o seu público-alvo.

 

Segmente os seus contatos

Isso significa separar os seus clientes e prospects em grupos ou listas de acordo com critérios como perfil, interesse, estágio do funil de vendas ou histórico de compras.

Ao segmentar os seus contatos, você consegue enviar mensagens mais relevantes, personalizadas e assertivas para cada um deles.

Com isso, você evita enviar mensagens indesejadas, invasivas ou repetitivas que podem gerar insatisfação ou bloqueio.

Para segmentar os seus contatos, você pode usar as etiquetas do WhatsApp Business ou criar listas de transmissão.

As etiquetas permitem que você classifique os seus contatos por cores e nomes, como “novo cliente”, “cliente fiel” ou “cliente inativo”.

As listas de transmissão permitem que você envie uma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo, mas cada um recebe a mensagem individualmente.

Ofereça conteúdo de valor

 

É importante enviar mensagens que sejam úteis, informativas ou educativas para os seus clientes e prospects, sem ser apenas promocionais ou comerciais.

Ao oferecer conteúdo de valor, você consegue gerar mais engajamento, autoridade e confiança para a sua marca.

Além disso, você consegue nutrir os seus contatos com informações que os ajudem a avançar na jornada de compra e a tomar a decisão de compra.

Para oferecer conteúdo de valor, você pode usar diferentes formatos, como textos, áudios, vídeos, imagens ou documentos.

Por exemplo, você pode enviar dicas, curiosidades, novidades, depoimentos, cases de sucesso e tutoriais sobre os seus produtos ou serviços.

Você também pode enviar conteúdos produzidos pela sua empresa em outros canais, como blog, posts, e-books ou webinars.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o Threads antes de começar a criar conteúdo por lá.

 

Aplique técnicas de persuasão

Você deve usar elementos que influenciam positivamente o comportamento dos seus contatos e os estimulem a realizar uma ação desejada.

Ao aplicar técnicas de persuasão, você consegue aumentar as chances de conversão, vendas e fidelização dos seus clientes e prospects.

Com isso, você consegue se diferenciar da concorrência e gerar mais valor para a sua oferta.

Para aplicar técnicas de persuasão, você pode usar diferentes recursos, como gatilhos mentais, copys, storytelling ou provas sociais.

Por exemplo, você pode usar o gatilho da escassez para criar um senso de urgência, como “últimas unidades” ou “oferta válida até hoje”.

Você também pode usar o gatilho da reciprocidade para gerar uma sensação de gratidão, como “obrigado pela preferência” ou “brindes exclusivos para você”.

Monitore os resultados

Acompanhar e analisar os dados e as métricas que indicam o desempenho e o retorno das suas mensagens é essencial em qualquer negócio.

Ao monitorar os resultados, você consegue avaliar se as suas estratégias estão funcionando.

E também quais são os pontos fortes e fracos, quais são as oportunidades de melhoria e quais são as ações corretivas ou preventivas necessárias.

Para isso, você pode usar as ferramentas do próprio WhatsApp Business, que permitem que você visualize as estatísticas de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. 

Você também pode usar ferramentas externas, como o Google Analytics, que permitem que você rastreie os cliques nos links enviados pelo WhatsApp.

Conclusão

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que pode ser usado como uma poderosa estratégia de vendas e relacionamento de equipes comerciais.

Ao seguir as dicas que mostramos ao longo do texto você garante a melhoria da comunicação.

Isso não só de toda a sua equipe comercial como também estabelece uma melhor relação com os seus clientes.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

 

Até a próxima!

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