Você sabe em qual rede social a sua empresa precisa estar?

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Você sabe em qual rede social a sua empresa precisa estar?

Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma empresa que não está nas redes sociais, mas você já parou pra pensar se a sua empresa está na rede social certa?

Cada rede social tem um público específico, exige uma linguagem particular e tem um objetivo diferente. Então, é preciso analisar qual delas se encaixa melhor com a necessidade da sua empresa.

Sabendo disso, separei algumas dicas importantes para você decidir qual é a rede social ideal para o seu negócio:

1- Onde seu público está?
A lógica é simples, você precisa estar presente onde o seu público é mais ativo. Faça alguns testes antes de definir, e a própria mídia social vai te mostrar onde seu público interage mais, por exemplo. Você consegue fazer uma análise de idade, gênero, localização, etc…

É importante criar conteúdo e analisar durante um tempo, até ter dados o suficiente para comparar com sua persona e seus objetivos. Assim, fica mais fácil descobrir qual rede social você deve dar mais atenção.

2- Entenda a proposta de cada rede social.
O Facebook, é a rede social com mais usuários e permite vários estilos de conteúdo. Posts, vídeos, eventos, grupos, links e muito mais! É uma boa forma de levar as pessoas para um site ou blog, por exemplo.

Já o Instagram é uma rede social mais “limitada” para alguns setores, pois o foco é totalmente visual, e pouca possibilidade de colocar links. Logo, não é uma boa fonte de tráfego. Além disso, ela é uma rede social com um foco maior no público jovem. 

Hoje em dia o que não falta são opções de redes sociais, temos também o Twitter (textos curtos e informações rápidas e frequentes), o Pinterest (uma rede social que faz uma certa curadoria de design, imagens, dicas, layouts), o LinkedIn (com conteúdo e relacionamentos profissionais), o Youtube (informação e entretenimento em formato de vídeo), entre outras. Procure sobre a essência de cada uma delas para entender onde seu público poderá estar.

3- Gerencie sua rede social
É muito importante ter em mente que a comunicação com seu público precisa ter frequência. Alimentar uma rede social com conteúdo exige atenção, aprendizado, tempo e muitas vezes, dinheiro.

Se você acha que não vai dar conta de duas ou mais redes sociais é melhor focar naquela que concentra a maior parte do seu público.

A ajuda de um profissional também é um passo a se pensar. Ele poderá te orientar para otimizar seus objetivos e resultados, o seu tempo e aproveitar todas as oportunidades que sua empresa pode alcançar com uma rede social ativa. Gravamos um OCACAST sobre esse assunto e você pode ouvir neste link:

Agora eu deixo alguns questionamentos para você:
– A sua empresa já sabe qual é a rede social que deve estar presente?
– Você gostaria de um texto aqui no Blog da OCA fazendo um overview sobre cada uma das redes sociais? 

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