Como uma agência digital pode alavancar a sua equipe de vendas

HOME | BLOG

Smiling young african american professional businessman and businesswoman together working online with a digital tablet in office
INBOUND

Como uma agência digital pode alavancar a sua equipe de vendas

Estratégias digitais para sua equipe vender muito mais!

Este fim de semana, nossa equipe de conteúdo participou de uma reunião de vendas de um cliente, para alinhar com os representantes da marca, como o meio digital e o offline precisam caminhar juntos para trazer mais resultados em vendas. O assunto rendeu tanto que resolvi criar um post para falar desta estratégia para que você também possa aplicá-la em seu segmento, com sua equipe de vendas.

Antes de começar as dicas práticas, vou precisar mostrar algumas barreiras que você, enquanto gestor, precisa quebrar em sua equipe de vendas.

1 – A estratégia digital não é concorrente do seu vendedor

Pode haver um certo receio de que as vendas feitas através das ferramentas digitais resultem em uma comissão menor para os vendedores. Se essa sensação acontecer com a sua equipe de vendas, ela pode ser uma força sabotadora da estratégia digital. Por isso, alinhamos com todos os representantes que não haveria mudança alguma, o objetivo em manter ambas as estratégias funcionando simultaneamente é muito maior (e eu vou explicar nesta postagem).

2 – O seu vendedor é o principal influenciador (e especialista) da sua marca

Enquanto o digital tem a potência de alcançar pessoas interessadas com automações e a internet funcionando 24/7, o seu representante (ou vendedor), é a o responsável em criar empatia, relacionamento e ser a ponte entre a sua marca e o lojista, caso você se encaixe em B2B.

3 – O vendedor deve ser capaz de entender e solucionar problemas (do lojista – o seu cliente)

E mais do que isso, ele precisa ser capaz de ensinar o lojista a fazer a mesma coisa: entender e solucionar o problema do cliente final. Se estamos falando de uma loja que vende a sua marca para o consumidor, qual problema ela soluciona? Se o vendedor/ representante estiver engajado o suficiente, ele poderá trazer soluções práticas para o ponto de venda, dar treinamentos para os vendedores daquela loja, etc.

Agora, com estes três pontos principais alinhados, vamos às dicas práticas?

A agência pode automatizar processos e otimizar o tempo do seu representante/ vendedor

Enquanto o seu colaborador possui apenas uma quantidade finita de tempo e um raio para visitar/ ligar/ se aproximar, quantas empresas ele consegue estar presente em um único dia? Além da responsabilidade de tirar pedidos, aumentar as vendas e resolver problemas de assistência técnica por exemplo. São muitas coisas para resolver em um curto período de tempo. Ao automatizar alguns processos (como criar uma automação de boas vindas que indicará, para cada estado, as assistências técnicas, os representantes e os canais de vendas) você passa a liberar espaço do seu colaborador para estar mais presente, dar treinamentos, fazer algo a mais pela sua marca, dentro do lojista.

Automações:

Captação de leads

E-mail de boas-vindas

E-mail de novidades / Newsletter semanal

Ofertas especiais

Pesquisas de qualidade / Satisfação

Captar informações valiosas para venda

A agência faz o trabalho de prospecção de novos clientes

Através da criação de conteúdo e da entrega desses conteúdos nos meios digitais, a agência consegue atingir mercados que a rotina do representante / vendedor, talvez não consiga. O cenário ideal é atingido com a parceria agência x empresa: alinhando as informações principais sobre o lead, é possível filtrar quem está mais “quente” para a venda, e quem está precisando de uma visita do representante para “aquecer” aquele contato. Mais uma vez, o vendedor ganha pontos, otimizando seu tempo.

Prospecção

Através de anúncios no Google Ads e facebook Ads

Conteúdo de atração para mídias sociais

Postagens em blogs e outras plataformas

Segmentação dos leads mais “quentes”

Alerta para os representantes sobre contatos qualificados

A agência unifica e torna profissional a comunicação da empresa

Essa é uma estratégia incrível para vender melhor: a campanha criada por e-mail, ou nas redes sociais, estará alinhada com o conteúdo passado para a equipe comercial ou os representantes e vendedores da empresa. Além, é claro, desse conteúdo todo se tornar referência e ferramenta de venda para o representante, que terá mais qualidade e informação na palma da mão.

Profissionalização da Comunicação:

Alinhar o conteúdo e o visual on e offline

Manter um canal de comunicação ativo entre empresa, agência e equipe de vendas / representantes

Motivar a produção de conteúdo (dos representantes / vendedores)  respeitando a identidade visual do cliente

Divulgar ações promocionais que estejam alinhadas

A agência cria a Persona e a Jornada de Compra para o cliente.

Uma das primeiras etapas do inbound marketing é o alinhamento da Persona e Jornada de Compra do cliente. Elas são importantíssimas para a garantia da venda recorrente, facilitando o trabalho do Representante / Vendedor.

Persona e Jornada de Compra

A Persona e a Jornada de Compra são documentos criados pela agência (depois de diversas pesquisas quantitativas e qualitativas). O primeiro, diz respeito sobre o cliente ideal – aquele que você sempre vai procurar. Já a Jornada de compra vai avaliar em que fase determinado prospect está.

Sua empresa está pronta para envolver os vendedores e representantes da marca para se tornarem os principais influenciadores da marca? Para isso, é necessário criar processos que caminhem de forma independente, otimizar o tempo dos vendedores, treiná-los e engajá-los com um propósito maior que a venda: solucionar o problema e encantar o cliente.

Tire suas dúvidas comigo, pelo Linkedin / Instagram ou e-mail!

Instagram.com/ocacomunica

https://www.linkedin.com/company/agência-oca

Formulário de comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *