Descubra o poder do Marketing de Influência para sua empresa

Sua caixa de entrada não será mais a mesma!
Receba os conteúdos mais recentes e fresquinhos da OCA Comunica, direto no seu e-mail

Marketing de influência o termo utilizado para uma estratégia com um influenciador digital, com objetivo de alcançar mais pessoas no seu negócio. Ele é baseado na credibilidade que essa pessoa tem junto aos seus seguidores, para te ajudar a impulsionar as vendas, ou até mesmo colocar a sua marca no radar do seu público-alvo. 

Com o avanço da internet, a influência ganhou grande escala, passando a ser a segunda fonte (a primeira são nossos amigos e família) na tomada de decisão de compra e por isso, empresas têm usado essa estratégia. 

Quando o assunto é marketing de influência, ter embaixadores e/ou promotores da sua marca pode ser uma ótima estratégia! Vamos falar mais sobre eles para você entender a diferença e identificar potenciais parcerias para a sua empresa.

PROMOTORES DA MARCA 

“Promotor da marca” é o nome dado para o seu cliente fiel, que usa e defende seus produtos/serviços. É aquele cliente que faz questão de compartilhar a experiência que teve com a sua empresa e dessa forma, acaba influenciando outras pessoas a conhecerem e comprarem seus produtos. Vale ressaltar que não necessariamente eles são famosos, ok?

Para que a sua marca conquiste promotores, além de pensar na qualidade do serviço/produto, é preciso ter um cuidado especial com a forma como a sua empresa se relaciona com os clientes. Por isso, pergunte-se: qual experiência/sentimento você desperta no seu cliente quando ele tem contato com a sua marca? Vale a pena repensar o seu pós-venda e aproveitar para criar uma boa cultura de atendimento ao cliente! 

Com um time de promotores da sua marca, além de conseguir ter uma estratégia de divulgação de campanhas e produtos, você também conta com uma ajuda especial (caso passe por alguma crise), afinal, você terá um exército de defensores da sua marca!

Dica extra: Programas de fidelização de clientes e bonificações são ótimos incentivos para descobrir quem são os seus promotores.

EMBAIXADORES DA MARCA 

Já um embaixador de marca, diferente do Promotor de marca, é aquele que tem uma ligação mais pessoal com a sua marca, a própria personalidade dele já condiz com a imagem que a marca quer passar para os seus consumidores. 

Ter um embaixador pode te ajudar a apresentar a sua marca para o público do seu interesse, pois o influenciador escolhido como embaixador usa a sua marca, gosta e acredita nela e ainda tem uma personalidade parecida com aquela que você quer que as pessoas vejam da sua empresa; Então, quando um embaixador fala sobre sua empresa, ele fala sobre a experiência real, em vez de seguir um script (que é o caso na maioria das estratégias com promotores).

  – Temos um OCACAST todinho sobre o poder da influência, ouça ele aqui:

Você pode identificar um embaixador vendo a forma como ele interage com a sua marca e avaliando se ele tem uma audiência engajada, porque relacionamento conta muito na hora da influência. Conforme citamos acima, uma pesquisa feita pela QualiBest indicou que os influenciadores digitais estão em segundo lugar quando falamos sobre influência na decisão de compra. 

Sobre o valor de descobrir marcas através de influenciadores, a pesquisa da Global Web Index (Maio /2020) revelou que 40% dos pesquisados disseram que o valor obtido com a descoberta de um novo produto/marca é poder ver o produto em ação, seus prós e contras.

Descubra o poder do Marketing de Influência para sua empresa

Mas, é preciso tomar cuidado com as “métricas de vaidade”: na hora de escolher um influenciador como parceiro, não basta avaliar apenas a quantidade de seguidores que ele tem em suas redes sociais (ainda existem pessoas que compram seguidores), é preciso ir além e avaliar o engajamento dele e a forma como ele é visto pelo seu público alvo. 

Quer saber mais sobre as Métricas de Vaidade? Já falamos sobre isso em um episódio do podcast da OCA, o OCACAST 34:

Em termos quantitativos, o ideal é calcular o AVM e o AEM desse influenciador: 

AVM – Average views per month (média de visualizações que ele tem por mês);

AEM – Average engagement per month (média de engajamento que ele tem por mês). 

Além dessas informações, solicite também o Mídia Kit que terá outras informações essenciais para te ajudar a escolher o parceiro. 

MÍDIA KIT – é um documento (apresentação) comercial que possui informações sobre determinados canais onde o influenciador atua, para que a marca avalie se é viável anunciar naquele espaço.

 Existem várias ferramentas que podem te ajudar a avaliar Influenciadores Digitais, dentre elas temos o Mlabs, Hyper Auditor, Phlanx e o Airfluencers.

 O marketing de influência pode dar muito certo, então, se você optar por essa estratégia, já prepare seus processos e o seu time para uma demanda diferente da “normal”, para entregar a esses novos clientes o melhor da sua marca.

– Aqui um Ocacast com mais dicas sobre “Como trabalhar com Influenciadores”, ouça:

Compartilhe esse conteúdo:

Categorias:

Últimos Posts

Receba nossas novidades