Design e Persona – A Importância do Alinhamento

Sua caixa de entrada não será mais a mesma!
Receba os conteúdos mais recentes e fresquinhos da OCA Comunica, direto no seu e-mail

O consumidor é a figura mais importante dentro da Jornada de Compra, e por isso, toda a comunicação deve seguir caminhos atrativos para que ele, de fato, compre a ideia que sua empresa pretende vender.

Com a persona não é diferente. Ao contrário do público-alvo, onde os dados levantados são mais generalizados e neutros, com a persona as informações estudadas são mais profundas, levando em consideração um perfil real de um indivíduo, como seus hábitos diários de consumo, quais redes sociais usa, o que lê etc. É importante lembrar que, por se tratar de um perfil complexo de público, a persona precisa de uma comunicação personalizada para que se identifique com o seu produto ou serviço.

Assim, mesmo que existam partes suficientemente importantes para que uma compra seja efetuada, como a pesquisa de mercado, o relacionamento durante todo o percurso, além dos posicionamentos de marca, algo fundamental que deve ser levado em consideração é o design.

Mas afinal por que o design é tão importante assim?

Como uma das partes finais da comunicação, a parte visual de uma propaganda ou de um produto é o elo das ideias que a marca quer embutir dentro de uma comunicação, e que permite a aproximação com o público a quem ela está destinada.

No caso da persona por exemplo, um produto com visual generalizado e que seja “comum” aos olhos, não terá atenção. Sua marca, então, precisa utilizar mecânicas com design voltadas a este público seleto, despertando o interesse da persona. Seja no formato de uma embalagem, em cores mais chamativas, em fontes e frases que sejam de fácil identificação, ou até mesmo nas ideias que a sua marca adota para as propagandas: tudo deve estar de acordo com o perfil da persona traçada para a sua marca.

Entendeu todas as ideias? Aqui vão algumas dicas para que você atraia ainda mais a atenção da sua persona:

  • Opte pelo uso de imagens que retratem pessoas reais, principalmente aquelas com perfis semelhantes à persona da sua marca;
  • Use fontes diferente e legíveis, sempre acompanhando as ideias criativas, tanto para a marca trabalhada quanto para a persona. Fontes cursivas e manuscritas podem funcionar muito bem para mulheres mais jovens, do que para idosos, por exemplo. Também, o uso de fontes mais finas podem impossibilitar a leitura na imagem;
  • Utilize cores que possivelmente, sua persona irá se identificar. Perfis mais empresariais tendem a admirar imagens com cores mais frias, como o azul marinho; alguém mais jovial tende a prestar mais atenção em imagens com tonalidades mais quentes e afetivas;
  • Alinhe sempre a comunicação com temas que façam sua persona se interessar pela sua marca, e que também tragam novidades sobre seus gostos pessoais.
  • De tempos em tempos, mude! Alterar a comunicação, seguindo as novidades do mercado pode facilitar a adesão pela sua persona, além de mostrar que sua marca está atenta às inovações.

Giovanni Caputo

Diretor de Arte

Qual a melhor estratégia para ter venda recorrente?

   

   

   

   

Compartilhe esse conteúdo:

Categorias:

Últimos Posts

Receba nossas novidades