Por que resolvemos focar apenas no marketing digital?

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Há alguns anos resolvemos “virar a chave” do off-line para o on-line aqui na OCA. Sempre me pego refletindo sobre essa época e como fomos felizes nessa tomada de decisão. 

Antes dessa mudança, o posicionamento era vender a empresa como uma “agência faz tudo”, eu até poderia dizer que éramos uma “agência interruptor” atendendo demandas off-line e on-line. Sabe aquela história: “quem diz que faz tudo, não faz”? Sim, isso é a mais pura verdade!

Nossa agência já tinha mais de 15 anos de atuação no mercado e havia atendido dezenas de clientes, a grande maioria dos projetos eram off-line e estávamos em uma situação bem confortável. No entanto, a queda de investimento dos clientes nos veículos tradicionais de comunicação ligou o alerta de que algo mudaria drasticamente em breve.

Um dos clientes que atendíamos há cerca de dez anos atrás, investia aproximadamente 300 mil reais por ano em mídias tradicionais como televisão, rádio, revista, outdoor e painéis. Nessa conta nem entravam os investimentos em projetos on-line, já que eles tinham um site institucional e apenas atualizavam as fotos dos produtos. A empresa começou a reduzir os investimentos, ano após ano, até chegar ao ponto de não ter mais verba anual (budget) e fazer apenas a produção de folhetos para entrega no ponto de venda.

Hoje em dia, com 20% da verba do cliente citado acima, nós temos condições de entregar 5 vezes mais resultados, apenas com ações digitais (Inbound Marketing, Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo e Mídia Paga). E o melhor de tudo: conseguimos comprovar o ROI (Retorno Sobre Investimento). Se eu pudesse resumir a nossa estratégia seria algo como “O cliente se torna refém do sucesso”:ele não tem como encerrar o contrato conosco, uma vez que o resultado é tão bom que ano após ano, as renovações são garantidas.

Se eu acredito em veículos de comunicação off-line? Sim, acredito que são ótimas ferramentas para levar as pessoas ao ambiente digital, mas são muito “caras” para serem utilizadas por clientes de pequeno e médio porte. Se uma empresa precisa vender e não tem a verba necessária para estar bem posicionada tanto no off como no online, minha sugestão é: faça a lição de casa no online.

Quando me perguntam qual é o Core Business da OCA, eu digo que somos especialistas em marketing digital, e que atuamos em 4 principais frentes para entregar sucesso (citadas no 5º parágrafo desta matéria, estão em negrito). Então, alguns saudosistas de plantão talvez digam: você não tem saudades do tempo em que as campanhas dos seus clientes estavam na televisão, estampados nos outdoors e nos jingles das rádios? Sim, tenho saudades desse tempo, assim como tenho saudades de subir no pé de laranja ou de brincar de pega-pega. Mas essa época já passou: é hora de fazer valer novos caminhos e novas histórias!

Uma agência de performance está sempre um passo à frente do seu tempo, focando na entrega de soluções em comunicação para os seus clientes e se adaptando aos novos meios de comunicação, sejam eles quais forem.

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