Como a OCA planeja o conteúdo das mídias sociais

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Escrever conteúdo para as mídias sociais parece tão simples – afinal, há tanto conteúdo divulgado por aí, não é mesmo? Porém, ao mesmo tempo, sabemos como é complexo, pois há mais um concorrente todos os dias, com materiais cada vez mais rápidos e a audiência cada vez mais dispersa. 

Atrair a atenção atualmente é uma tarefa difícil, mas não impossível. Por isso, planejar o conteúdo das mídias sociais é uma tarefa extremamente importante, que desenvolvemos na OCA e queremos compartilhar um pouco do nosso processo para você entender por que fazemos o que fazemos. 

Já houve um tempo em que queríamos publicar o mais breve possível – afinal, o que era mais importante era a agilidade. Porém, ao longo dos anos, notamos que é mais trabalhoso mudar uma estratégia lançada rapidamente, mas não muito eficaz, do que dedicar uma ou duas semanas a mais para criar uma estratégia que dure, pois consegue chegar até a persona e cativá-la. 

Então, o primeiro passo é uma reunião com o cliente para preenchermos o briefing, um documento com todas as perguntas mais importantes do negócio, produto ou serviço, do cliente, da concorrência e dos detalhes envolvidos no processo de criação de marca.

Depois, vamos fazer um estudo dessa concorrência e do conteúdo divulgado em buscadores como o Google e nas mídias sociais. Nossa equipe de criação e conteúdo vai pesquisar referências visuais, fazer o estudo da marca, arquétipos e tom de voz da marca, estabelecer padrões visuais e de comunicação enquanto a equipe estratégica vai trabalhar em uma jornada de compra, considerando as etapas de descoberta, reconhecimento, consideração e decisão. 

A partir desse estudo, vamos entregar uma linha editorial e separar a estratégia em campanhas, em um planejamento tático e operacional – tudo isso enquanto as configurações iniciais entre o atendimento e o cliente e as validações necessárias para fazer o projeto acontecer são feitas. 

Com as validações em mãos, é hora de produzir: alguns posts iniciais… mais algumas aprovações e nossa equipe já começa a colocar a mão na massa. Tudo aquilo que foi planejado será testado diariamente para validar os resultados e fazer mudanças que certamente são necessárias durante o percurso. 

Depois dos testes, nossa equipe chega em um formato adequado – que deverá ser seguido enquanto gerar resultados. Cada cliente tem sua história, necessidade e jornada particular, então, cada caso é um caso. O importante, nessa etapa, é todo o acompanhamento semanal, mensal, trimestral e todos os alinhamentos possíveis para garantir que a empresa e a agência estão no mesmo barco, caminhando no mesmo destino: o sucesso do cliente. 

E aí: gostou de saber um pouco mais da nossa rotina? Vamos bater um papo para entender como a OCA pode ajudar a sua empresa a ter mais sucesso nas mídias sociais? 

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