Os pilares do marketing: Como ele é necessário para qualquer modelo de negócio

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Proveniente da comunicação, os pilares do marketing constituem uma das estruturas mais importantes para o planejamento de estratégias de negócios. 

Quem aprendeu marketing e publicidade certamente já se deparou com essas palavras antes. 

Os 4 Ps do marketing representam os quatro pilares de uma estratégia de divulgação digital: preço, produto, posicionamento e promoção. 

Esse conceito surgiu na década de 1960 e foi revisado várias vezes, principalmente para se adaptar à era digital. 

Por isso mesmo, os 4 Ps continuam a influenciar as decisões das empresas em todo o mundo. Chegou a sua vez de entendê-los, venha conosco!

Quais são os pilares do marketing?

O objetivo do marketing é tornar os consumidores conscientes e interessados ​​na marca.

Os quatro Ps de marketing (mix de marketing ou composto de marketing) são um conjunto de elementos que podem ser usados ​​para implementar estratégias que ajudem uma empresa a gerar resultados positivos nesse sentido.

Os significados de cada um dos quatro Ps são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Ao definir cada um desses pilares, um escritório contábil fica mais visível e propenso a atrair novos clientes, por exemplo.

O marketing é um grande sucesso quando os 4 Ps se unem em uma estratégia de planejamento e atingem o público certo. Vamos defini-los um por um agora.

Produto

A base dos quatro Ps do marketing é o produto. Afinal, ele é o agente que dirige a empresa. Sem ele, simplesmente não há o que vender ou promover.

O primeiro P refere-se não apenas a um determinado produto, mas também aos serviços, ideias e características da identidade da marca da empresa.

Eles podem apresentar várias características distintas. Pode ser um produto digital, um produto tangível ou um serviço presencial.

Ao definir o produto, lembre-se de elencar as características do público-alvo a que ele se dirige, o diferencial competitivo, o nome e as maneiras de usar equipamentos para laboratórios, se for o caso.

Preço

O preço é o valor que o cliente que deseja comprar o produto tem que pagar por ele. A renda da empresa é o sustento dela.

Para precificar um produto, você precisa entender sua estratégia. Primeiro, o cliente deve estar disposto a pagar um valor x. Caso contrário, a empresa não alcançará resultados lucrativos.

Além disso, o valor está diretamente relacionado à qualidade e economia. Portanto, se você quer vender por um preço alto, os membros do público precisam ver os benefícios que valem o investimento.

Praça

Refere-se a canais de distribuição e pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. Use este P para definir como as chaves de segurança chegam ao consumidor. 

A escolha de uma estratégia de distribuição é altamente dependente da natureza do produto ou serviço, capacidades logísticas, custos associados, datas de entrega, número de intermediários e opções de canais de distribuição da empresa.

As empresas podem optar por vender em loja própria ou em lojas multimarcas. Pode ser vendido em lojas físicas ou no e-commerce. Você pode fazer entregas ou retirar na loja.

Promoção

A promoção refere-se aos jeitos como uma marca ou produto são divulgados nas mídias, não a uma oferta ou venda. O objetivo é convencer os consumidores a comprar. 

Eles são intrigantes e aumentam as expectativas do consumidor sobre as propriedades tangíveis e intangíveis do EPS isopor, por exemplo. 

Portanto, quando experimentam um produto ou serviço, ele deve corresponder às expectativas sugeridas.

A estratégia de publicidade deve ser consistente com o que seu produto oferece.  De outra forma, o cliente poderá sair insatisfeito. 

Os consumidores de hoje marcam presença massiva na Internet, então as empresas precisam estar lá para se comunicar com eles. 

Por esse motivo, os canais de marketing digital já estão desempenhando um papel de liderança na Promoção.

Como usar os pilares do marketing?

Agora que você sabe o que cada P significa, falta compreender de que forma eles podem ser integrados ao plano de marketing de ar condicionado instalação.

Entenda quem é seu público

O público-alvo de sua empresa deve ser definido por meio de pesquisa de mercado, segmentação (como áreas geográficas) e perfil comportamental.

Existem ferramentas digitais que entregam esse tipo de dados para pequenas empresas. Dessa forma, você pode criar uma persona (uma representação fictícia de um consumidor ideal).

Estabeleça metas e objetivos claros

Conhecer as necessidades, dores e hábitos de uma persona facilita a definição de metas e objetivos de marketing para licenciamento ambiental.

Cria compromisso, lealdade ou intimidade com o cliente? Quer aumentar as vendas de produtos e serviços? Você posiciona a empresa como referência e autoridade de mercado?

Em todos esses casos, deve haver um conjunto de estratégias que respondam às questões.

Crie uma estratégia diferenciada

Outra dica importante é analisar as ações de marketing utilizadas por outras empresas para identificar o que elas não estão fazendo. Pegue pistas e use estratégias em benefício do seu negócio.

Pode ser fácil, mas surpreende os consumidores. Por exemplo, respostas rápidas nas redes sociais e posts de histórias inspiradoras baseadas na realidade vivenciada pelo seu público-alvo.

Realize pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado inclui o conhecimento de consumidores e concorrentes. Neste último caso, você pode aprender as estratégias de marketing de outras empresas.

A votação nas redes sociais é um excelente recurso para estudar a persona que busca por instalação de cabeamento estruturado na web.

Quais são os pontos positivos dos pilares do marketing?

Todos os quatro Ps estão relacionados entre si. É muito importante entender isso, pois as mudanças no mercado estão sempre batendo à porta.

Além disso, a alteração de preços pode alterar completamente seus anúncios, locais e produtos.

Aqui estão alguns pontos que tornam os quatro Ps do marketing essenciais para sua estratégia de marketing.

Clareza do plano de marketing

Quando os 4 Ps são ajustados, a estratégia geral de marketing é naturalmente clara e mais objetiva.

O preço razoável do produto, que resolve as dores do grande público em um local de fácil acesso, facilita sua promoção.

Um está totalmente conectado ao outro. E quando estão equilibrados, sua estratégia flui com mais clareza.

Além disso, se você está pensando em mudar alguns dos 4Ps do marketing, você precisa verificar todos os outros pontos para manter esse equilíbrio.

Diferencia dos seus concorrentes

É importante traçar não apenas os 4 Ps do seu marketing, mas também os 4 Ps do concorrente. Dessa forma, você conhecerá seus pontos fortes e fracos, quais são seus pontos cegos e onde é mais fácil fundar um novo nicho.

Além disso, ajuda você a administrar sua empresa em uma área diferente daquela em que os concorrentes se encontram.

Ou, se você está fazendo negócios na mesma área, os 4 Ps do marketing podem ajudá-lo a realizar ações diferentes e obter uma vantagem competitiva no mercado de manutenção industrial.

Empresa mais dinâmica

Uma empresa bem preparada está pronta para aproveitar os benefícios de um bom trabalho, mas também está pronta para um revés.

Na crise econômica que o país enfrenta, sua empresa precisa estar preparada para todos os tipos de cenários.

Ela vai estar melhor preparada se entender todas as variáveis ​​que podem afetar cada um dos 4 Ps do marketing.

Mostrar o posicionamento ao público-alvo

Os pilares do marketing ajudam você a posicionar sua marca no mercado de acordo com o que deseja.

Portanto, a definição de preço, produto, praça e promoção é responsável por comunicar essa posição ao público-alvo e estabelecer a imagem da marca na mente do consumidor.

Não à toa, os pilares também estão relacionados ao branding, pois transformam esses dados em pontos de contato com o consumidor.

Sem essas definições, o posicionamento de mercado pode ser pouco marcado ou modificado de forma caótica, o que atrapalha o processo de reconhecimento da marca.

Cobrar todos os pontos de contato

Seguir a estrutura detalhada aqui ajuda a cobrir todos os pontos de contato com os consumidores.

O que acontece é que quando falamos de marketing, é comum pensarmos apenas nos meios para divulgar uma marca.

No entanto, a consciência da marca e as decisões de compra são influenciadas por muitos outros fatores.

Pesquisa de preços, testes de produtos, entrada no ponto de venda, confirmação de postagem nas redes sociais e todos esses momentos são as interações que compõem a experiência da marca e constroem a imagem.

Conclusão

Os pilares do marketing devem ser conhecidos por todos os especialistas na área. Eles baseiam e guiam estratégias de forma assertiva.

Reúna sua equipe e defina cada um dos 4 Ps a fim de estruturar um plano de divulgação de sucesso!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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