Inovação e negócios: como promover a inovação para solução de problemas?

Sua caixa de entrada não será mais a mesma!
Receba os conteúdos mais recentes e fresquinhos da OCA Comunica, direto no seu e-mail

Eu estava conversando com um amigo muito querido que abriu uma imobiliária sobre o que pode acontecer no futuro com as imobiliárias. Casas construídas com impressoras 3D, compra de imóveis sendo feita 100% pela internet e sem a presença de um corretor, por exemplo, são algumas das possibilidades que já acontecem e podem ganhar escala.

Um outro amigo é dono de uma concessionária. Outro dia ele me disse que já existe uma concessionária que não tem vendedores, mas um sistema complexo e automático que, de acordo com o gosto previamente imputados em um sistema, o próprio estabelecimento é capaz de trazer o carro ideal para o perfil do cliente que entra na loja. 

Se eu continuar pensando em momentos que li algo inovador ou compartilhei experiências com alguém sobre inovação, este post terá apenas exemplos. Mas, o que eu quero mostrar neste blog hoje é como você pode inovar além dessas ideias que custam muito esforço, automações, tecnologia e – claro – investimento. E, no decorrer desse texto, você vai compreender porquê é necessário inovar no seu negócio – seja ele pequeno, médio, grande – ou até mesmo a sua carreira. 


Mas na realidade, o que é inovação?

Na concepção mais clara da palavra, inovar é trazer para a prática, novas ideias que solucionem problemas ou melhorem processos. Isso pode acontecer de uma forma muito ampla, como nos exemplos citados acima, ou através de atitudes simples, como acontece na Seguradora Porto Seguro, que premia seus colaboradores socorristas que trazem boas ideias para melhoria dos seus serviços. 

Este assunto, inclusive, nos leva ao próximo assunto: Por onde começar?

O primeiro passo é levantar informações para responder duas questões: existe algum problema no seu negócio que ao ser solucionado pode trazer melhorias diversas? Essas melhorias, inclusive, não necessariamente precisam impactar diretamente na lucratividade, mas talvez na produtividade, na comunicação, na motivação dos colaboradores etc. A segunda pergunta é: existe algum processo que, apesar de funcional, pode ser otimizado? Com a resposta dessas duas questões, partimos para a próxima etapa.

Como encontrar as respostas certas?

O segredo está em fazer as perguntas corretas. Isso porque não existe uma só resposta ou apenas um caminho para solução. De fato, precisa ser implantado na cultura da sua empresa o olhar crítico, a curiosidade e a atenção ao que está acontecendo. E, assim como no exemplo da Porto Seguro, a resposta para solucionar um problema pode estar na cabeça de algum colaborador. Então, com certeza uma das possibilidades é melhorar o canal de comunicação entre as pessoas que estão envolvidas nos processos que precisam de melhorias. 

Outra possibilidade é informar-se, sempre. Observando as notícias, a concorrência, participando de eventos, seminários, cursos e fazendo network, você amplia sua capacidade de respostas, pois está conectado com muitas outras fontes de informação. 

A terceira possibilidade é promovendo a diversidade na sua empresa. Imagine se todas as pessoas dentro de um departamento forem exatamente iguais: mesma idade, mesmo sexo, mesmo estilo, mesmo gosto pessoal, mesmo histórico de vida, mesma experiência. Se você perguntar algo a eles, certamente terão a mesma resposta também. Então, para respostas diferentes, pessoas diferentes. 

E como aplicar a ideia com o mínimo esforço e o máximo impacto?

Algumas dessas atividades são rotineiras, e uma vez observadas podem ser aplicadas de forma simples. Porém, outras, podem precisar de um pouco mais de investimento para que seja possível ver resultados. O desafio é verificar quais são as ideias possíveis de ser aplicadas utilizando algumas das metodologias bastante comuns hoje em dia: MVP: Mínimo produto viável (eu já falei sobre ele em um post lá no Instagram!) https://www.instagram.com/ocacomunica/ Ou o Growth Hacking, que é uma estratégia de marketing orientada a experimentos. Na essência, é um método de pensamento que visa encontrar brechas, passíveis de testes, que podem trazer resultados excepcionais. É bastante complexo falar deste assunto num mesmo post, mas podemos falar no futuro! 

Pronto para aplicar as inovações necessárias em seu negócio? 

Compartilhe esse conteúdo:

Categorias:

Últimos Posts

Receba nossas novidades