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ESTRATÉGIA

Como vender melhor na Black Friday

A black friday divide opiniões. Há quem goste muito deste período e que guarde dinheiro para fazer boas compras e há quem “fuja” das promoções com medo da frase que ficou famosa quando se fala em Black Friday: Tudo pela metade do dobro. Mas você, que é dono de empresa, quer realmente fazer uma boa promoção para o seu cliente. Neste post, vamos te mostrar um pouco mais sobre o perfil do cliente que gosta da Black Friday e como você pode aproveitar este período para vender muito!

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é a Black Friday: ela nasceu como uma data comercial nos Estados Unidos, onde se comemora o Dia de Ação de Graças – sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. A Black Friday acontece sempre no dia seguinte, por um motivo bastante oportuno: é hora de se preparar para o Natal e vender o estoque antigo com muito desconto. Aqui no Brasil, este mesmo motivo fez com que as lojas (principalmente os e-commerces) aproveitar onda e criar nosso próprio Black Friday – que se transforma em black week, black month, etc. O que importa é ter criatividade e descontos de verdade!

O que o consumidor Black Friday procura?

O consumidor está atento, informado. A Classe C ainda é a que mais consome no Brasil, e o Google fez um excelente levantamento falando sobre o comportamento dela durante este período.

Podemos observar como a Classe C ainda consome muito offline, sendo uma excelente oportunidade para pequenos negócios que ainda não trabalham por e-commerce, por exemplo. Além disso, 61% consumiram pela primeira vez durante a Black Friday em 2017. 

Como criar uma boa promoção?

Criar uma boa promoção, digna de Black Friday real, exige uma boa dose de atenção e criatividade. Antes de tirar qualquer plano do papel, considere:

  • O que o seu cliente considera como promoção?
  • O que você espera garantir de retorno?
  • Quanto tempo seu consumidor terá para garantir a promoção?
  • O que pode parecer muito atrativo para seu consumidor, sem que você acabe “pagando a conta”?

Com público e objetivos alinhados da campanha promocional, é o momento de pensar no formato dela. Por isso, selecionamos algumas dicas para você escolher o melhor formato de promoção para sua loja, seja física ou virtual:

Desconto progressivo

Essa estratégia é ideal para quem quer aumentar seu ticket médio – ou seja, vender mais para o mesmo cliente, que pode ser novo ou antigo. O formato é bem simples: 1 produto garante x% de desconto, 2 produtos garantem y% de desconto. Quanto mais produtos, maior o desconto. Atente-se ao limite de itens e validade da promoção antes de colocar em prática!

Cupom de desconto

Essa promoção é ideal para garantir novos clientes. Você pode indicar um cupom de desconto físico ou virtual – caso sua loja seja online. Essa é uma excelente forma de medir a efetividade de parcerias. Por exemplo: você fecha uma parceria com uma influenciadora no instagram e dá um código para ela divulgar. Quem vier comprar na sua loja a partir desse código é um indício de que sua parceria está ou não funcionando conforme o esperado.

Promoções sazonais do varejo

Ao aproveitar datas sazonais, como escrevemos neste post falando sobre a Black Friday, você tem uma excelente forma de atrair clientes novos, que estão interessados na promoção, mas que, com um excelente trabalho de marketing, você tem a possibilidade de fidelizá-lo. Uma boa forma de fazer isso é através de campanhas de e-mail marketing – mesmo para lojas físicas. 

Quer saber mais sobre campanhas de e-mail marketing? Temos um e-book muito bom para você começar a tirar sua campanha de e-mail marketing no papel e fazer muito mais do que uma promoção de Black Friday: 


Boa leitura e boas vendas!

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