Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais

Sua caixa de entrada não será mais a mesma!
Receba os conteúdos mais recentes e fresquinhos da OCA Comunica, direto no seu e-mail

Criar conteúdo para sua marca é uma tarefa importantíssima, e muitos gestores não compreendem a sua importância. Este post vai esclarecer as dúvidas principais sobre o tipo de conteúdo que você precisa trabalhar nas suas mídias sociais e como criar um calendário para trabalhar seus posts em cada mídia social.

Antes de começar: Você sabe qual mídia social vai trabalhar?

Sim, essa pergunta é uma das mais importantes. Se você não sabe exatamente qual mídia social vai escolher e está pensando no facebook ou instagram apenas porque disseram que você precisa estar lá, vamos pensar novamente: onde o seu cliente está? Sabemos que praticamente o mundo inteiro usa o facebook (ou alguma outra rede social do tio mark), porém, as mídias sociais são feitas para se relacionar com pessoas e marcas, obter informações e para entretenimento. Para a sua marca estar lá ela precisa estar disposta a fazer este tipo de conteúdo: entretenimento, informação, relacionamento (e venda, claro). Mas a venda é apenas um pequeno fragmento do que é possível obter através das mídias sociais.     Agora que você já decidiu qual rede, vamos para o próximo ponto:      

O que devo postar?

A primeira regra das mídias sociais é que: não há regras. Sim, parece piada, mas na realidade, tudo é questão de teste. Seu público pode ser igualzinho ao do seu concorrente, mas na sua fanpage ele pode agir de forma diferente, tendo resultados bem distintos ao seu concorrente. Então, a melhor forma de garantir que a estratégia dará certo é testando. Vamos falar um pouco mais sobre isso.

– Fale sobre o problema que a sua marca resolve. Já falamos algumas vezes que a melhor forma de ser lembrado pelo seu cliente é resolvendo o problema dele. Quando você tem clareza no objetivo do seu produto ou serviço, fica muito mais fácil abordar as soluções.

  • Uma contabilidade pode falar sobre leis e direitos do trabalhador
  • Uma loja de móveis e UD pode falar sobre decoração
  • Um estúdio de estética pode dar dicas para cuidar melhor da pele

– Se você está pensando que isso não vai fazer você vender seu produto, pense melhor. Não é sempre que seu cliente em potencial está preparado para comprar. Na realidade, existem muitos setores que a compra está relacionada mais à uma jornada de aprendizado (a chamada Jornada de Compra) do que relacionado à compra por impulso.

Aliás, precisamos falar um pouco sobre o consumidor cada vez mais informado e “blindado” pelas estratégias de compra por impulso. Vale muito mais você mergulhar na estratégia de trazer conhecimento sobre a necessidade do seu produto / serviço e vender com recorrência que, com postagens promocionais, atrair apenas uma pequena parcela de clientes que já estão preparados para comprar, mas talvez não estejam prontos para ser seu cliente.

Com qual frequência?

Teste. A dica na realidade vale para a frequência que sua equipe puder suprir: uma vez por semana, duas. A diferença está no volume que você pode se comprometer a produzir. Se o seu formato é vídeo, quantos vídeos (com qualidade) você consegue produzir. Se é texto, qual o nível de esforço necessário que você empregará para a produção destes textos num blog, por exemplo. E, claro, teste os resultados. Sem medição, não há aperfeiçoamento.

Ajudinha para começar

Estamos quase no fim do ano, mas o calendário de datas sazonais certamente será útil para você. Acesse nosso calendário e pense: dentro do seu segmento, qual data comemorativa posso absorver e criar conteúdo?

Bom conteúdo para você!

Gisela Santana 

Coordenadora de conteúdo digital

Clique na imagem acima ou acesse os stories do instagram da @ocacomunica 

Compartilhe esse conteúdo:

Categorias:

Últimos Posts

Receba nossas novidades