Marketing de Conteúdo: Saiba como atrair consumidores usando essa estratégia
Você já ouviu falar de Marketing de Conteúdo? Essa é uma poderosa estratégia não apenas para atrair mais consumidores e aumentar suas vendas, mas também para melhorar a imagem da sua empresa e educar o mercado sobre aquela solução que você oferece para o seu cliente.
Por isso, se você está inserido no mundo do empreendedorismo e quer potencializar os resultados do seu negócio, não deixe de acompanhar o artigo!
O que é Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma técnica de Marketing Digital que consiste em criar e distribuir conteúdos valiosos e relevantes para não somente atrair o público-alvo da sua marca, mas para tornar a sua empresa referência no segmento que você atua.
Enquanto o marketing trata de toda a estratégia que envolve as ações de uma marca para aumentar as vendas, estabelecer-se no mercado, aumentar o market share ou inúmeros outros objetivos, o marketing de conteúdo é uma das vertentes dessa estratégia mais ampla.
Logo, o principal objetivo dessa estratégia é fornecer informações construtivas com o máximo de valor possível aos consumidores e possíveis consumidores da marca.
Alguns exemplos de formatos para criar Marketing de Conteúdo são posts de blogs, vídeos, podcasts, e-books, infográficos e até mídias sociais.
Inclusive, as redes sociais complementam bem essa técnica, pois podem ser usadas para divulgar os conteúdos e gerar mais engajamento.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
Especificamente, existem cinco principais benefícios para empresas que usam marketing de conteúdo:
#1 Reconhecimento de Marca
O marketing de conteúdo permite transmitir os valores e a identidade da marca, o que contribui para aumentar o reconhecimento no mercado.
Além disso, com a distribuição de conteúdos relevantes e de qualidade, a empresa adquire maior autoridade na área em que atua, a ponto de ser reconhecida como uma referência.
#2 Gerar e Informar Leads
Essa estratégia é ideal para atrair novos leads e, por meio da nutrição com conteúdos de qualidade, educá-los e guiá-los durante a jornada de compra até tomada de decisão.
Isso ocorre pois, por meio da divulgação dos seus conteúdos, você será encontrado por seus leads, e não o contrário. Essa prática, inclusive, gera redução de custos com marketing digital.
#3 Aumento de Vendas
À medida que mais visitantes chegam até o site ou blog da sua empresa, mais pessoas se aproximam da marca por meio dos seus conteúdos e começam a conhecer suas soluções, o que resulta em mais conversões.
Vale aliar a estratégia a métodos para aumentar a retenção.Você pode enviar brindes promocionais, como canetas personalizadas e canecas ou oferecer descontos em primeiras compras.
#4 Fidelização com a Marca
O conteúdo estreita os laços com os clientes e ajuda a criar relacionamento, o que contribui para a fidelização. Isso ocorre pois a empresa demonstra estar focada em atender as necessidades de seus consumidores de forma contínua.
#5 Crescimento do tráfego do site
Quando existe uma estratégia de marketing de conteúdo, o seu site não será mais um “cartão de visitas virtual”, mas sim um portal frequentemente atualizado e com conteúdo relevante, que será “encontrável” pelo Google. Isso faz com que o seu público tenha mais chances de te encontrar de maneira orgânica por meio dos motores de busca.
Segundo a Content Trends 2019, 80% dos internautas utilizam o Google para se informar. Ou seja, produzir conteúdos relevantes e completos é uma excelente estratégia para gerar tráfego orgânico com consistência e a longo prazo.
Onde Aplicar o Marketing de Conteúdo
Há diferentes formas de fazer Marketing de Conteúdo, conheça as principais:
#1 Blog
Uma das melhores estratégias para obter o máximo do Marketing de conteúdo é a criação de artigos para o blog da empresa. Ofereça conteúdo original e relevante para o seu público-alvo!
#2 Redes Sociais
Você pode criar conteúdos para redes sociais explorando as múltiplas ferramentas que oferecem, como imagens, vídeos, gifs e lives ao vivo, como também usá-las para divulgar seus conteúdos.
#3 Vídeos
O Youtube é o segundo site com maior número de pesquisas, perdendo apenas para o Google. Você sabia? Por isso, para ser encontrado, você também deve apostar em conteúdo em vídeo. Atualmente é o formato de conteúdo mais assistido e divulgado nas redes sociais. Por isso, vale adicioná-los em sua estratégia também.
#4 E-mail Marketing
É uma excelente maneira de manter seu público informado sobre sua empresa e seus conteúdos. Você pode enviar newsletter, novidades e promoções por e-mail marketing.
Conclusão
O Marketing de Conteúdo pode trazer muitos benefícios para as empresas, já que ajuda a gerar mais leads, aumentar as vendas e fidelizar clientes. Além disso, também é uma forte ferramenta para melhorar a imagem e a relevância de uma marca no mercado.
Porém, para que traga resultados, é importante que tenha como principal objetivo informar e que seja relevante para o público-alvo.