Devo comprar um negócio existente ou investir em algo novo?

Sua caixa de entrada não será mais a mesma!
Receba os conteúdos mais recentes e fresquinhos da OCA Comunica, direto no seu e-mail

Na busca por empreender, muitas pessoas acabam se deparando com essa dúvida: devo comprar uma franquia? É mais seguro comprar um negócio existente ou investir em algo novo? Neste post, vamos elencar algumas perguntas que você precisa fazer para considerar o que será mais vantajoso para você que quer empreender.

Por que o antigo dono está saindo do negócio?

Vá além das clássicas respostas: “aposentadoria” “novas oportunidades” ou “mudança de carreira”. Pode haver um problema maior e você acabar herdando um problemão para resolver – além de um negócio novo para tocar.

Atenção para os modelos de franquias

As vantagens de abrir uma empresa com modelo de franquia são grandes – afinal, muitos processos já serão entregues prontos para execução, e te poupará de um bom planejamento estratégico inicial. Porém, alguns pontos precisarão da sua análise, pesquisa e planejamento (como o ponto comercial onde aquele negócio será instalado). Além disso, você precisará se informar sobre a COF (Circular de Oferta da Franquia) um documento que o franqueador informa todas as condições legais do negócio, como direitos e deveres da rede e dos franqueados, histórico da franquia, balanços financeiros, valores de investimentos e royalties, entre outros.

Um negócio novo, mas igual aos outros

Olha só a pegadinha: não é porque você está criando um negócio do zero, que ele vai ter sucesso. Ele pode ser igualzinho ao seu concorrente e ainda assim, não funcionar. Isso porque você precisa ter – muito bem alinhado – qual é a proposta do seu negócio, qual problema você vai resolver para o seu cliente. Além disso, existem outros fatores que influenciam no sucesso do seu negócio, como sua rede de fornecedores ou seu planejamento de marketing. Aliás, criamos um kit inicial para você que está começando sua empresa e precisa aprender mais sobre diversos assuntos em marketing digital. É só clicar aqui para acessar!

Gisela Santana 

Coordenadora de conteúdo digital

Compartilhe esse conteúdo:

Categorias:

Últimos Posts

Receba nossas novidades