Consumidor pós pandemia: Principais mudanças do perfil do consumidor
A pandemia de Covid-19 que pegou muita gente de surpresa no ano de 2020, fez com que todos, principalmente os empreendedores, se reinventassem, para continuar lucrando e sobrevivendo com os seus comércios físicos fechados. Isso mudou completamente a rotina, o consumo, o estilo de vida e criou o que chamamos de consumidor pós pandemia. Hoje vamos entender mais sobre este assunto.
A forma de comprar e principalmente de trabalhar mudou e muito. Os escritórios passaram a ser em casa, o que explodiu a modalidade home office, já as compras passaram a ser quase que 100% de maneira online.
Mas afinal, será que o “pós pandemia” irá apresentar mudanças?
Para entender esse fator, é preciso entender como as pessoas estão comprando e quais os setores mais estão consumindo.
Para saber mais, continue a leitura até o final.
Vamos lá!
Principais sentimentos dos consumidores na pandemia
O “novo normal”, trouxe junto mistos de sentimentos coletivos, e difíceis de se entender.
Nunca foi visto uma mudança no comportamento dos consumidores, como a vivida em 2020.
Esse conjunto de novos sentimentos, faz com que os consumidores repensem sobre os aspectos da vida.
Uma pesquisa realizada pela WGSN Insight, apresentou o comportamento do consumidor do futuro em 2022.
Com isso, sentimentos se destacaram, sendo eles:
#1 Medo
O medo é caracterizado pelas incertezas financeiras, o que caracteriza o sentimento como um unificador de nossos tempo.
Isso ocorre pois com a pandemia, muitas empresas faliram, deixando caixas vazios e a situação financeira alarmante.
#2 Dessincronização social
Ligado a novas rotinas, em espaços como casa, trabalho e escola.
Existe uma conexão com outras pessoas, mas, sem momentos de união, o que é importante para o desenvolvimento humano.
Ou seja, as pessoas continuaram fazendo as mesmas coisas, porém em tempos diferentes, evitando por exemplo, aglomerações.
#3 Resiliência equitativa
Refere-se à capacidade de resistir e se adaptar às mudanças.
De forma simples, manter emoções e pensamentos sob estresse, o que impede de trabalhar as emoções negativas, abrindo espaço para aceitação emocional.
#4 Otimismo radical
É esperado que no pós-pandemia exista uma maior aceitação emocional, permitindo sentimentos relacionados a todas as emoções, independente se são boas ou ruins.
O otimismo radical, aparece como um sentimento para proporcionar força e superação.
Como será o consumidor pós pandemia
Uma coisa é certa, a Covid-19 mudou de forma drástica o comportamento do consumidor.
Promovendo novas prioridades de compras, mudando as jornadas dos clientes e aumentando as compras pelo e-commerce.
Esse modelo apresentou um aumento mundial de 27,6%.
Dessa forma, a compra online é um tema relevante.
E as ações de inbound marketing tem que levar em consideração aquilo que os consumidores abordam.
No entanto, o confinamento, distanciamento social, fechamento de shopping, bares, restaurantes e estabelecimentos sociais fazem com que os consumidores mudem algumas maneiras de compra.
Então, podemos esperar um perfil mais reservado e que dê preferência para comprar online do que se deslocar até um ponto físico.
Perfil do consumidor: estabilizador, comunitário e otimista
A chegada do 5G e o boom de vendas on-line e por aplicativos, fará com que 2022 tenha em média 30 bilhões de dispositivos conectados a nível global.
O que é três vez mais do que a população humana.
Muito se especula sobre o perfil do consumidor e como será o seu relacionamento com empresas.
O avanço da tecnologia acelerada por conta da pandemia de coronavírus, fez com que entender esses perfis se tornasse algo fundamental para o mercado.
Esses perfis são:
- Estabilizador: são aqueles que se sentem cansados e sobrecarregados, então priorizam a estabilidade, tranquilidade e principalmente, a praticidade. Desejam produtos que o façam sentir bem. O grupo parte de sentimentos como ansiedade, medo e incerteza na hora de escolher marcas;
- Comunitário: acostumados com um estilo de vida mais agitado, querem sempre estarem ativos onde vivem. Esse perfil, busca se reunir em grupos físicos e digitais, para assim terem fortes questões de localidades, mantendo as raízes da sua origem;
- Otimista: um perfil aventureiro e que não enfrenta problemas da hora de defender as suas crenças, agindo sempre de maneira positiva. No quesito consumo, compartilham e celebram com seus pares otimistas. É o perfil mais diverso e mantém a inclusão e conectividade no topo da lista de prioridades.
Mesmo após entender os perfis dos consumidores, será necessário ter atenção com a comunicação com esse público.
As ações de marketing e de publicidade, como o envio de newsletters ou as campanhas promocionais, precisarão ser mais assertivas e coerentes.
Então, as informações precisam seguir os perfis dos consumidores, para que o alcance seja significativamente bom e sincero.
Setores com oportunidades com o novo perfil de consumidor
Esse cenário de mudanças fez com que as pessoas se sentissem sobrecarregadas, buscando novas maneiras para passar por esse momento.
A verdade é que, no pós-pandemia, alguns setores irão se destacar mais que os outros.
Ao entender o contexto, as empresas podem trabalhar melhor internamente.
Inclusive nas ações de marketing de conteúdo e pauta das postagens no mês.
São eles:
#1 Esporte e bem-estar
Mesmo com a pausa do futebol, surgiu a urgência da prática de atividades físicas por conta dos consumidores para buscarem um bem-estar, promovendo saúde física e mental.
Essas atividades realizadas em casa, trouxeram oportunidades para professores darem suas aulas online.
#2 Moda e beleza
Com as restrições de vida social, os consumidores passaram a se cuidar mais em casa, o que aumentou a busca por produtos de skincare e cabelo.
Afinal, a aparência faz tão bem quanto manter a forma e o sono em dia.
Uma coisa é certa, com quase toda população brasileira vacinada, as coisas já estão voltando à normalidade.
O que nos resta é esperar e continuar nos adaptando aos perfis consumistas, até porque, são eles os responsáveis por manterem a economia funcionando perfeitamente.
Sabendo desse cenário, baixe nosso e-book gratuito que vai te ajudar a preparar sua estratégia digital para a retomada depois da pandemia.