6 tendências de Marketing de Conteúdo em 2022

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Uma coisa é certa, o setor de marketing de conteúdo está em constante transformação. Isso porque o avanço da tecnologia no mercado, vem fazendo com que o marketing mude constantemente para se manter ativo. Isso faz com que existam novas tendências de marketing de conteúdo, que você precisa conhecer.

Entretanto, o comportamento do consumidor não muda com tanta frequência, por isso, é preciso desenvolver estratégias ou colocar em prática ações. 

É com base no comportamento do consumidor que selecionamos 6 tendências para 2022.

Caso ainda não tenha pensado nisso, dê uma atenção especial ao marketing de conteúdo e coloque as várias estratégias em prática. 

Boa leitura!

Quais expectativas do marketing em 2022

As expectativas para o marketing em 2022, vem totalmente relacionada com a criatividade. 

Com as redes sociais, mudanças de algoritmos e a criação de novos recursos nas plataformas de marketing, os profissionais precisam ser criativos.

Isso para conseguirem desenvolver conteúdos que chamem a atenção dos usuários.

Pode-se dizer, que teremos um futuro de oportunidades nas empresas!

Novas tecnologias, análise de dados, inteligência artificial e uma nova realidade virtual que promete mudar tudo, o metaverso.

E tudo isso pode ser aprimorado e fortalecido com ações em paralelo de inbound marketing

Principais conteúdos para serem abordados no Marketing de Conteúdo

Encontrar um conteúdo valioso na internet é essencial. 

As empresas que produzem artigos, posts e vídeos alinhados com os interesses do público-alvo.

Também conseguem agregar valor à marca, atraindo mais clientes e influenciando na decisão de compra.

Os conteúdos podem ser abordados e chegar ao cliente por meio de diversas estratégias, podendo ser:

6 tendências em Marketing de Conteúdo

O comportamento do público está mudando constantemente, fazendo com que seja necessário se adaptar ao mercado, acompanhando as tendências e se mantendo relevante.

Apostar no marketing de conteúdo, é uma forma de aumentar a autoridade da marca e criar bons relacionamentos com o cliente. 

Confira a seguir, a lista com 6 tendências em marketing de conteúdo, esperadas para 2022.

#1 Comunidades de Conteúdo

É uma forma de estreitar laços e estabelecer relações recíprocas entre todos os membros que fazem parte de uma empresa. 

Trata-se de uma ferramenta capaz de identificar os posicionamentos da sua comunidade de consumidores, entregando valor para satisfazer os desejos de todos os envolvidos.

E conhecendo o consumidor pós pandemia essa estratégia pode ser ainda mais eficaz.

#2 Marketing Multicanal

Essa estratégia visa divulgar uma campanha em diferentes plataformas. 

A ideia é alcançar o máximo de consumidores, aumentando a campanha e divulgando a mesma, em diferentes formatos. 

Isso faz com que promova uma automação de marketing, gerando mais conhecimento da marca, e consequentemente, vendas.

#3 Conversa e Autenticidade

O marketing de conversa é uma metodologia moderna, quando o assunto é a geração de leads. 

Essas ferramentas podem oferecer experiências personalizadas através de caixas de mensagens e interações por conversas. 

Por outro lado, o marketing de autenticidade desperta a identificação dos consumidores transmitindo confiança. 

A sua marca precisa mostrar que tem personalidade e coerência com valores e propósitos.

#4 Personalização dos conteúdos

Pode ser definida como uma estratégia dependente de dados dos visitantes para fornecer conteúdos relevantes, tudo baseado nos interesses e motivações do público. 

Com uma estratégia bem feita, os benefícios com a otimização se transformam em maior fidelização de clientes, segmentação de público-alvo, atração e prospecção de leads.

Lembrando que a personalização é para cada público e para cada plataforma.

As formas de criar relacionamento no Instagram é diferente do Facebook, por exemplo. 

#5 Gamificação

No marketing, a gamificação é uma estratégia utilizada por muitas empresas, com o intuito de promover melhores experiências de forma diferenciada para a audiência. 

Com tecnologia e elementos presentes em jogos, é possível criar conteúdos para manter os consumidores engajados, interessados e muito motivados.

#6 Podcasts

É um programa de rádio gravado, onde o ouvinte pode escutar quando quiser. 

Não precisa de sintonia com emissoras, apenas um serviço de streaming, site específico ou download de arquivo digital. 

Para que esse método dê certo, peça feedbacks e dicas aos ouvintes, visando melhorar a cada edição.

Para colocar todas essas tendências em prática, será necessário se colocar no lugar do público. 

Assim, será mais fácil envolvê-los e entender o que eles realmente estão precisando.

Agora que você conheceu as principais tendências do marketing de conteúdo para 2022, é hora de colocá-lo em prática! 

Ficou claro os direcionamentos ideais para a construção de conteúdos capazes de gerar engajamento entre o público.

O que achou sobre essas tendências de conteúdo para este ano?

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