Como a união entre Marketing e
Em muitas indústrias, há uma separação entre as equipes de marketing e
Cada vez mais as empresas estão se interessando por estratégias de inbound marketing, graças à sua metodologia altamente inteligente. Mas para conquistar o sucesso, será preciso entender como esse processo funciona, e é bastante diferente do marketing tradicional, onde o foco, em vez de atrair o público interessado, era na realidade interromper o público para oferecer um produto ou serviço.
Uma estratégia de inbound marketing passa a ser baseada no marketing de conteúdo, marketing digital e SEO.
Ao longo deste artigo vamos explicar 5 passos para implementar essa estratégia .
Boa leitura!
A resposta é sim!
Quando não se tem uma estratégia de inbound marketing para a empresa, pode se tornar um fator determinante que te coloca atrás dos concorrentes.
Principalmente se já atuam com essa metodologia.
Tudo isso levando em consideração que ele é 62% mais barato do que o marketing convencional.
Tendo isso, pode-se perceber o aumento da visibilidade do empreendimento.
E redução do custo de aquisição de clientes, atração de potenciais clientes e geração de conteúdos interativos e dinâmicos.
Tudo com estratégias simples de inbound marketing.
Acompanhe também: Inbound Marketing e Outbound Marketing: Conheça as diferenças.
O inbound marketing utiliza como base o método do marketing de entrada.
Fazendo com que o público alvo te encontre, e tem um planejamento abrangente envolvendo 4 ações.
Sendo elas:
Tem o objetivo de gerar tráfego mais qualificado e atrair visitantes para o site.
É a primeira ação a ser realizada.
Onde o foco é conseguir as pessoas certas com interesse nos serviços da empresa em potencial de se tornarem leads e consequentemente cliente.
Para que essa atração ocorra são utilizadas as seguintes ferramentas:
É necessário usar as ferramentas corretas para que os visitantes sejam convertidos e as informações adquiridas.
Pelo menos um e-mail do lead deve ser usado para dar início ao processo de conversão.
Nesse caso as ferramentas mais utilizadas são:
Nesse momento os leads são transformados em consumidores, então,a pessoa decide adquirir o produto ou serviço.
Um processo que acontece através do acompanhamento do funil de vendas e é realizado pelo envio de informações e conteúdos com base nas ações de marketing realizadas.
Para que esses leads virem clientes existe uma enorme utilização de e-mail e workflows.
Lembre-se da importância de encantar os clientes para que se tornem consumidores fiéis e promotores da sua marca.
O inbound marketing tem como função encantá-los para que assim seu produto ou serviço seja indicado às demais pessoas.
Aqui são utilizadas conhecidas como o social media e o tradicional e-mail.
É necessário saber quem são seus potenciais clientes, e assim ter a solução para as necessidades deles.
Trabalhar com um nicho específico pode trazer um bom diferencial competitivo.
E com experiência você se torna um especialista nos desafios, passa a entender seus clientes, conquistar credibilidade no setor e receber indicações.
As personas são seus potenciais clientes.
Estão interessados em receber conteúdos relevantes sobre um tema determinado e você é a solução para que tudo seja resolvido.
Como o nome sugere, são personagens ou uma representação do cliente ideal, atuando como um guia para a produção de conteúdo.
Essas personas são criadas com base em informações, que você pode usar também de copywriting para persuadir os leitores.
Fundamental para mapear e identificar em qual etapa cada lead se encontra.
Por esse motivo, ela é tão importante no sucesso das lojas, principalmente as virtuais.
Os leads estão em estágios diferentes e essa identificação pode auxiliar nas estratégias dos seus conteúdos.
Essa estratégia mostra de forma visual cada etapa em que os compradores passam, desde quando não são clientes até o fechamento do negócio com a empresa.
Com base nas etapas do funil de vendas, a equipe responsável consegue criar estratégias e ações para movimentar os potenciais clientes até o fechamento da compra.
As métricas são os índices de desempenho e ajudam a mensurar, monitorar e analisar o resultado de vendas, ações ou campanhas.
Já os KPIs incentivam a troca de informações entre funcionários de todos os níveis dentro da organização, assim todos se sentem importantes.
Tudo isso com metodologias ágeis as equipes podem ser estruturadas e gerir processos de trabalhos em diferentes formas.
Atualmente, o inbound marketing é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas de muitos segmentos e que buscam aumentar a sua presença online.
Além disso, solidificam a imagem da mesma no mercado, uma estratégia que permite o aumento das vendas ou da sua base de clientes.
Sendo assim, destacam-se como vantagens:
A partir do momento que entendemos o inbound marketing, os processos ficam mais claros e conseguimos reconhecer a importância dessa estratégia.
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