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Estratégia de Inbound Marketing: 5 passos para implementar

Cada vez mais as empresas estão se interessando por estratégias de inbound marketing, graças à sua metodologia altamente inteligente.  Mas para conquistar o sucesso, será preciso entender como esse processo funciona, e é bastante diferente do marketing tradicional, onde o foco, em vez de atrair o público interessado, era na realidade interromper o público para oferecer um produto ou serviço.

Uma estratégia de inbound marketing passa a ser baseada no marketing de conteúdo, marketing digital e SEO.

Ao longo deste artigo vamos explicar 5 passos para implementar essa estratégia . 

Boa leitura!

 

Inbound Marketing ainda é relevante?

A resposta é sim! 

Quando não se tem uma estratégia de inbound marketing para a empresa, pode se tornar um fator determinante que te coloca atrás dos concorrentes.

Principalmente se já atuam com essa metodologia. 

Tudo isso levando em consideração que ele é 62% mais barato do que o marketing convencional.

Tendo isso, pode-se perceber o aumento da visibilidade do empreendimento.

E redução do custo de aquisição de clientes, atração de potenciais clientes e geração de conteúdos interativos e dinâmicos. 

Tudo com estratégias simples de inbound marketing.

Acompanhe também: Inbound Marketing e Outbound Marketing: Conheça as diferenças

4 ações de Inbound Marketing 

O inbound marketing utiliza como base o método do marketing de entrada.

Fazendo com que o público alvo te encontre, e tem um planejamento abrangente envolvendo 4 ações. 

Sendo elas:

Atrair

Tem o objetivo de gerar tráfego mais qualificado e atrair visitantes para o site.

É a primeira ação a ser realizada.

Onde o foco é conseguir as pessoas certas com interesse nos serviços da empresa em potencial de se tornarem leads e consequentemente cliente. 

Para que essa atração ocorra são utilizadas as seguintes ferramentas:

  • Blog;
  • Social media;
  • SEO.

Converter

É necessário usar as ferramentas corretas para que os visitantes sejam convertidos e as informações adquiridas. 

Pelo menos um e-mail do lead deve ser usado para dar início ao processo de conversão. 

Nesse caso as ferramentas mais utilizadas são:

  • Calls-To-Action;
  • Formulários;
  • Landing pages.

Fechar

Nesse momento os leads são transformados em consumidores, então,a pessoa decide adquirir o produto ou serviço. 

Um processo que acontece através do acompanhamento do funil de vendas e é realizado pelo envio de informações e conteúdos com base nas ações de marketing realizadas.

Para que esses leads virem clientes existe uma enorme utilização de e-mail e workflows.

Encantar

Lembre-se da importância de encantar os clientes para que se tornem consumidores fiéis e promotores da sua marca. 

O inbound marketing tem como função encantá-los para que assim seu produto ou serviço seja indicado às demais pessoas. 

Aqui são utilizadas conhecidas como o social media e o tradicional e-mail.

5 passos para implementar uma estratégia de Inbound Marketing

#1 Definir o público

É necessário saber quem são seus potenciais clientes, e assim ter a solução para as necessidades deles. 

Trabalhar com um nicho específico pode trazer um bom diferencial competitivo.

E com experiência você se torna um especialista nos desafios, passa a entender seus clientes, conquistar credibilidade no setor e receber indicações.

#2 Criar personas

As personas são seus potenciais clientes. 

Estão interessados em receber conteúdos relevantes sobre um tema determinado e você é a solução para que tudo seja resolvido. 

Como o nome sugere, são personagens ou uma representação do cliente ideal, atuando como um guia para a produção de conteúdo. 

Essas personas são criadas com base em informações, que você pode usar também de copywriting para persuadir os leitores.

#3 Avaliar a jornada de compra

Fundamental para mapear e identificar em qual etapa cada lead se encontra. 

Por esse motivo, ela é tão importante no sucesso das lojas, principalmente as virtuais.

Os leads estão em estágios diferentes e essa identificação pode auxiliar nas estratégias dos seus conteúdos.

#4 Funil de vendas

Essa estratégia mostra de forma visual cada etapa em que os compradores passam, desde quando não são clientes até o fechamento do negócio com a empresa. 

Com base nas etapas do funil de vendas, a equipe responsável consegue criar estratégias e ações para movimentar os potenciais clientes até o fechamento da compra.

#5 Determinar as métricas e KPIs

As métricas são os índices de desempenho e ajudam a mensurar, monitorar e analisar o resultado de vendas, ações ou campanhas.

Já os KPIs incentivam a troca de informações entre funcionários de todos os níveis dentro da organização, assim todos se sentem importantes. 

Tudo isso com metodologias ágeis as equipes podem ser estruturadas e gerir processos de trabalhos em diferentes formas.

Vantagens do Inbound Marketing

Atualmente, o inbound marketing é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas de muitos segmentos e que buscam aumentar a sua presença online. 

Além disso, solidificam a imagem da mesma no mercado, uma estratégia que permite o aumento das vendas ou da sua base de clientes. 

Sendo assim, destacam-se como vantagens:

  • Disponibilização de conteúdos para atrair e auxiliar clientes;
  • Mensuração de resultados mais certeiros;
  • Otimização de gastos com comunicação;
  • Melhorias no ranqueamento da empresa em buscas orgânicas.

A partir do momento que entendemos o inbound marketing, os processos ficam mais claros e conseguimos reconhecer a importância dessa estratégia.

Gostou do conteúdo? 

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