Aprenda sobre Marketing Digital

HOME | BLOG

CONTEÚDO

Como a OCA planeja o conteúdo das mídias sociais

Escrever conteúdo para as mídias sociais parece tão simples – afinal, há tanto conteúdo divulgado por aí, não é mesmo? Porém, ao mesmo tempo, sabemos como é complexo, pois há mais um concorrente todos os dias, com materiais cada vez mais rápidos e a audiência cada vez mais dispersa. 

Atrair a atenção atualmente é uma tarefa difícil, mas não impossível. Por isso, planejar o conteúdo das mídias sociais é uma tarefa extremamente importante, que desenvolvemos na OCA e queremos compartilhar um pouco do nosso processo para você entender por que fazemos o que fazemos.

ESTRATÉGIA

Os pilares do marketing: Como ele é necessário para qualquer modelo de negócio

Proveniente da comunicação, os pilares do marketing constituem uma das estruturas mais importantes para o planejamento de estratégias de negócios. 

Quem aprendeu marketing e publicidade certamente já se deparou com essas palavras antes. 

Os 4 Ps do marketing representam os quatro pilares de uma estratégia de divulgação digital: preço, produto, posicionamento e promoção. 

Esse conceito surgiu na década de 1960 e foi revisado várias vezes, principalmente para se adaptar à era digital.

ESTRATÉGIA

Planejamento digital: Saiba como trabalhar com transmídia

Você já tentou experimentar um modelo transmídia no seu planejamento digital? Em uma sociedade cada vez mais conectada, indo de rede em rede e de plataforma a plataforma, essa estratégia é excelente para conversar com diferentes clientes e atrair público para a marca.

Ao passar uma única mensagem por mais de três canais, você alcança o seu cliente onde ele estiver e ainda faz com que ele siga a sua ideia por outros caminhos.

Para isso, preparamos este artigo que irá te mostrar o quê é, para que serve e como trabalhar com transmídia para o seu negócio. Leia mais abaixo e comece a aplicar logo mais!

ESTRATÉGIA

Como fazer uma boa gestão de negócios

Na prática, um líder e profissional que pratica uma boa gestão de negócios é a pessoa que se torna responsável por administrar a empresa visando metas e motivando a equipe para fazer um bom trabalho em grupo.

A gestão de negócios é um conjunto de competências voltadas à administração de empresas, que visa processos eficientes para atingir objetivos concretos.

Nessa atividade, estão incluídos itens como liderança de equipe, monitoramento de processos, planejamento de projetos e organização.

ESTRATÉGIA

Redes sociais: Saiba como trabalhar o storytelling da sua marca através desta estratégia

É inegável que uma boa história, quando bem contada e fluida, prende a atenção dos espectadores, e as empresas têm a oportunidade de aproveitar diferentes narrativas empregando storytelling nas redes sociais das marcas e cativar os clientes. 

Dentro de uma realidade em que as redes sociais se tornaram um espaço repleto de conteúdo com origem por todos lados, consumidores e empresas, existe uma maneira de fazer um material parecer único e se destacar perante a concorrência. 

Assim pode ser visto como uma abordagem ao contar histórias, ou seja o storytelling, que garante gravar uma marca na mente do público.

INBOUND

Estratégia de Inbound Marketing: 5 passos para implementar

Cada vez mais as empresas estão se interessando por estratégias de inbound marketing, graças à sua metodologia altamente inteligente.  Mas para conquistar o sucesso, será preciso entender como esse processo funciona, e é bastante diferente do marketing tradicional, onde o foco, em vez de atrair o público interessado, era na realidade interromper o público para oferecer um produto ou serviço.

Uma estratégia de inbound marketing passa a ser baseada no marketing de conteúdo, marketing digital e SEO.

EMPREENDEDORISMO

Como fica o setor de empreendedorismo em 2022?

Após o mar de incertezas que o universo empreendedor teve que enfrentar durante 2020 e 2021, as coisas podem melhorar em 2022. 

Agora, aquele que deseja empreender deve entender quais são as novas tendências do mercado.

Investir em um negócio é sempre arriscado e, por esse motivo, realizar um estudo aprofundado sobre o mercado pode aumentar as chances de sucesso.

Neste artigo, você que já é empreendedor ou que deseja abrir uma empresa, vai entender mais sobre as tendências para o setor do empreendedorismo em 2022. 

Isso de qualquer porte que seu negócio seja.

Boa leitura!

TENDÊNCIA

6 tendências de Marketing de Conteúdo em 2022

Uma coisa é certa, o setor de marketing de conteúdo está em constante transformação. Isso porque o avanço da tecnologia no mercado, vem fazendo com que o marketing mude constantemente para se manter ativo. Isso faz com que existam novas tendências de marketing de conteúdo, que você precisa conhecer.

Entretanto, o comportamento do consumidor não muda com tanta frequência, por isso, é preciso desenvolver estratégias ou colocar em prática ações. 

É com base no comportamento do consumidor que selecionamos 6 tendências para 2022.

Caso ainda não tenha pensado nisso, dê uma atenção especial ao marketing de conteúdo e coloque as várias estratégias em prática. 

Boa leitura!

Quais expectativas do marketing em 2022

As expectativas para o marketing em 2022, vem totalmente relacionada com a criatividade. 

Com as redes sociais, mudanças de algoritmos e a criação de novos recursos nas plataformas de marketing, os profissionais precisam ser criativos.

Isso para conseguirem desenvolver conteúdos que chamem a atenção dos usuários.

Pode-se dizer, que teremos um futuro de oportunidades nas empresas!

Novas tecnologias, análise de dados, inteligência artificial e uma nova realidade virtual que promete mudar tudo, o metaverso.

E tudo isso pode ser aprimorado e fortalecido com ações em paralelo de inbound marketing

Principais conteúdos para serem abordados no Marketing de Conteúdo

Encontrar um conteúdo valioso na internet é essencial. 

As empresas que produzem artigos, posts e vídeos alinhados com os interesses do público-alvo.

Também conseguem agregar valor à marca, atraindo mais clientes e influenciando na decisão de compra.

Os conteúdos podem ser abordados e chegar ao cliente por meio de diversas estratégias, podendo ser:

6 tendências em Marketing de Conteúdo

O comportamento do público está mudando constantemente, fazendo com que seja necessário se adaptar ao mercado, acompanhando as tendências e se mantendo relevante.

Apostar no marketing de conteúdo, é uma forma de aumentar a autoridade da marca e criar bons relacionamentos com o cliente. 

Confira a seguir, a lista com 6 tendências em marketing de conteúdo, esperadas para 2022.

#1 Comunidades de Conteúdo

É uma forma de estreitar laços e estabelecer relações recíprocas entre todos os membros que fazem parte de uma empresa. 

Trata-se de uma ferramenta capaz de identificar os posicionamentos da sua comunidade de consumidores, entregando valor para satisfazer os desejos de todos os envolvidos.

E conhecendo o consumidor pós pandemia essa estratégia pode ser ainda mais eficaz.

#2 Marketing Multicanal

Essa estratégia visa divulgar uma campanha em diferentes plataformas. 

A ideia é alcançar o máximo de consumidores, aumentando a campanha e divulgando a mesma, em diferentes formatos. 

Isso faz com que promova uma automação de marketing, gerando mais conhecimento da marca, e consequentemente, vendas.

#3 Conversa e Autenticidade

O marketing de conversa é uma metodologia moderna, quando o assunto é a geração de leads. 

Essas ferramentas podem oferecer experiências personalizadas através de caixas de mensagens e interações por conversas. 

Por outro lado, o marketing de autenticidade desperta a identificação dos consumidores transmitindo confiança. 

A sua marca precisa mostrar que tem personalidade e coerência com valores e propósitos.

#4 Personalização dos conteúdos

Pode ser definida como uma estratégia dependente de dados dos visitantes para fornecer conteúdos relevantes, tudo baseado nos interesses e motivações do público. 

Com uma estratégia bem feita, os benefícios com a otimização se transformam em maior fidelização de clientes, segmentação de público-alvo, atração e prospecção de leads.

Lembrando que a personalização é para cada público e para cada plataforma.

As formas de criar relacionamento no Instagram é diferente do Facebook, por exemplo. 

#5 Gamificação

No marketing, a gamificação é uma estratégia utilizada por muitas empresas, com o intuito de promover melhores experiências de forma diferenciada para a audiência. 

Com tecnologia e elementos presentes em jogos, é possível criar conteúdos para manter os consumidores engajados, interessados e muito motivados.

#6 Podcasts

É um programa de rádio gravado, onde o ouvinte pode escutar quando quiser. 

Não precisa de sintonia com emissoras, apenas um serviço de streaming, site específico ou download de arquivo digital. 

Para que esse método dê certo, peça feedbacks e dicas aos ouvintes, visando melhorar a cada edição.

Para colocar todas essas tendências em prática, será necessário se colocar no lugar do público. 

Assim, será mais fácil envolvê-los e entender o que eles realmente estão precisando.

Agora que você conheceu as principais tendências do marketing de conteúdo para 2022, é hora de colocá-lo em prática! 

Ficou claro os direcionamentos ideais para a construção de conteúdos capazes de gerar engajamento entre o público.

O que achou sobre essas tendências de conteúdo para este ano?

Que tal conhecer o blog OCA? Assuntos incríveis sobre um marketing digital de propósito, e que entrega valores e resultados para o seu negócio!

CASE DE INBOUND, NOSSOS CASES

Criar relacionamentos no Instagram gera resultado em vendas!

Criar relacionamentos é a essência de qualquer rede social, e as empresas, quando estão nesse ambiente, precisam aprender a se relacionar. A OCA fala sobre isso desde o início e, no case de hoje, você vai descobrir como esses relacionamentos se transformam em vendas. 

A Caprice Turismo é a empresa brasileira que mais levou peregrinos do Brasil para visitar Israel. Ela é uma agência e operadora de turismo com mais de 20 anos de história, muita competência e clientes altamente satisfeitos com a experiência que contrataram. Porém, a comunicação e o relacionamento nas mídias sociais não refletiam toda essa excelência que os clientes vivenciavam e havia a necessidade de mostrar um pouquinho do que era ser cliente da Caprice a todos aqueles que ainda não tinham decidido contratar seus serviços. 

Foi nesse cenário que a OCA desenvolveu um projeto sólido de comunicação e relacionamento nas mídias sociais, criando conteúdo com frequência, informando, entretendo, inspirando e respondendo a todas as dúvidas e interações que apareciam na página do Facebook. Quando o Instagram começou a crescer, mudamos a estratégia para levar o público da Caprice também a essa nova rede social e, depois de alguns meses de frequência, hoje o público também é fidelizado por lá.

O que descobrimos?

Que a Caprice Turismo tem fãs. E eles adoram falar como a experiência com a Caprice foi encantadora e inesquecível. Todos esses depoimentos feitos gratuitamente em cada publicação que criamos é o combustível que muitos outros seguidores precisam para tomar a decisão de se tornarem clientes. 

Como fizemos esse processo?

Com planejamento, comunicação assertiva com o cliente e – é claro – avaliando os resultados mês a mês. Colher relatórios de relacionamento que se transformam em vendas é possível e, se está nos seus objetivos, entre em contato com nosso atendimento. Teremos o prazer de explicar a você como nossa estratégia funciona!

TENDÊNCIA

Consumidor pós pandemia: Principais mudanças do perfil do consumidor

A pandemia de Covid-19 que pegou  muita gente de surpresa no ano de 2020, fez com que todos, principalmente os empreendedores, se reinventassem, para continuar lucrando e sobrevivendo com os seus comércios físicos fechados. Isso mudou completamente a rotina, o consumo, o estilo de vida e criou o que chamamos de consumidor pós pandemia. Hoje vamos entender mais sobre este assunto.

A forma de comprar e principalmente de trabalhar mudou e muito.  Os escritórios passaram a ser em casa, o que explodiu a modalidade home office, já as compras passaram a ser quase que 100% de maneira online.

Mas afinal, será que o “pós pandemia” irá apresentar mudanças? 

Para entender esse fator, é preciso entender como as pessoas estão comprando e quais os setores mais estão consumindo. 

Para saber mais, continue a leitura até o final. 

Vamos lá!

Principais sentimentos dos consumidores na pandemia

O “novo normal”, trouxe junto mistos de sentimentos coletivos, e difíceis de se entender. 

Nunca foi visto uma mudança no comportamento dos consumidores, como a vivida em 2020.

Esse conjunto de novos sentimentos, faz com que os consumidores repensem sobre os aspectos da vida. 

Uma pesquisa realizada pela WGSN Insight, apresentou o comportamento do consumidor do futuro em 2022. 

Com isso, sentimentos se destacaram, sendo eles:

#1 Medo

O medo é caracterizado pelas incertezas financeiras, o que caracteriza o sentimento como um unificador de nossos tempo. 

Isso ocorre pois com a pandemia, muitas empresas faliram, deixando caixas vazios e a situação financeira alarmante.

#2 Dessincronização social

Ligado a novas rotinas, em espaços como casa, trabalho e escola. 

Existe uma conexão com outras pessoas, mas, sem momentos de união, o que é importante para o desenvolvimento humano. 

Ou seja, as pessoas continuaram fazendo as mesmas coisas, porém em tempos diferentes, evitando por exemplo, aglomerações.

#3 Resiliência equitativa

Refere-se à capacidade de resistir e se adaptar às mudanças. 

De forma simples, manter emoções e pensamentos sob estresse, o que impede de trabalhar as emoções negativas, abrindo espaço para aceitação emocional.

#4 Otimismo radical

É esperado que no pós-pandemia exista uma maior aceitação emocional, permitindo sentimentos relacionados a todas as emoções, independente se são boas ou ruins. 

O otimismo radical, aparece como um sentimento para proporcionar força e superação.

Como será o consumidor pós pandemia

Uma coisa é certa, a Covid-19 mudou de forma drástica o comportamento do consumidor.

Promovendo novas prioridades de compras, mudando as jornadas dos clientes e aumentando as compras pelo e-commerce.

Esse modelo apresentou um aumento mundial de 27,6%.

Dessa forma, a compra online é um tema relevante. 

E as ações de inbound marketing tem que levar em consideração aquilo que os consumidores abordam.

No entanto, o confinamento, distanciamento social, fechamento de shopping, bares, restaurantes e estabelecimentos sociais fazem com que os consumidores mudem algumas maneiras de compra. 

Então, podemos esperar um perfil mais reservado e que dê preferência para comprar online do que se deslocar até um ponto físico.

Perfil do consumidor: estabilizador, comunitário e otimista

A chegada do 5G e o boom de vendas on-line e por aplicativos, fará com que 2022 tenha em média 30 bilhões de dispositivos conectados a nível global.

O que é três vez mais do que a população humana.

Muito se especula sobre o perfil do consumidor e como será o seu relacionamento com empresas. 

O avanço da tecnologia acelerada por conta da pandemia de coronavírus, fez com que entender esses perfis se tornasse algo fundamental para o mercado. 

Esses perfis são:

  • Estabilizador: são aqueles que se sentem cansados e sobrecarregados, então priorizam a estabilidade, tranquilidade e principalmente, a praticidade. Desejam produtos que o façam sentir bem. O grupo parte de sentimentos como ansiedade, medo e incerteza na hora de escolher marcas;
  • Comunitário: acostumados com um estilo de vida mais agitado, querem sempre estarem ativos onde vivem. Esse perfil, busca se reunir em grupos físicos e digitais, para assim terem fortes questões de localidades, mantendo as raízes da sua origem;
  • Otimista: um perfil aventureiro e que não enfrenta problemas da hora de defender as suas crenças, agindo sempre de maneira positiva. No quesito consumo, compartilham e celebram com seus pares otimistas. É o perfil mais diverso e mantém a inclusão e conectividade no topo da lista de prioridades.

Mesmo após entender os perfis dos consumidores, será necessário ter atenção com a comunicação com esse público.

As ações de marketing e de publicidade, como o envio de newsletters ou as campanhas promocionais, precisarão ser mais assertivas e coerentes. 

Então, as informações precisam seguir os perfis dos consumidores, para que o alcance seja significativamente bom e sincero.

Setores com oportunidades com o novo perfil de consumidor

Esse cenário de mudanças fez com que as pessoas se sentissem sobrecarregadas, buscando novas maneiras para passar por esse momento. 

A verdade é que, no pós-pandemia, alguns setores irão se destacar mais que os outros.

Ao entender o contexto, as empresas podem trabalhar melhor internamente. 

Inclusive nas ações de marketing de conteúdo e pauta das postagens no mês. 

São eles:

#1 Esporte e bem-estar

Mesmo com a pausa do futebol, surgiu a urgência da prática de atividades físicas por conta dos consumidores para buscarem um bem-estar, promovendo saúde física e mental. 

Essas atividades realizadas em casa, trouxeram oportunidades para professores darem suas aulas online.

#2 Moda e beleza

Com as restrições de vida social, os consumidores passaram a se cuidar mais em casa, o que aumentou a busca por produtos de skincare e cabelo. 

Afinal, a aparência faz tão bem quanto manter a forma e o sono em dia.

Uma coisa é certa, com quase toda população brasileira vacinada, as coisas já estão voltando à normalidade. 

O que nos resta é esperar e continuar nos adaptando aos perfis consumistas, até porque, são eles os responsáveis por manterem a economia funcionando perfeitamente. 

Sabendo desse cenário, baixe nosso e-book gratuito que vai te ajudar a preparar sua estratégia digital para a retomada depois da pandemia