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ESTRATÉGIA

Como vender melhor na Black Friday

A black friday divide opiniões. Há quem goste muito deste período e que guarde dinheiro para fazer boas compras e há quem “fuja” das promoções com medo da frase que ficou famosa quando se fala em Black Friday: Tudo pela metade do dobro. Mas você, que é dono de empresa, quer realmente fazer uma boa promoção para o seu cliente. Neste post, vamos te mostrar um pouco mais sobre o perfil do cliente que gosta da Black Friday e como você pode aproveitar este período para vender muito!

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é a Black Friday: ela nasceu como uma data comercial nos Estados Unidos, onde se comemora o Dia de Ação de Graças – sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. A Black Friday acontece sempre no dia seguinte, por um motivo bastante oportuno: é hora de se preparar para o Natal e vender o estoque antigo com muito desconto. Aqui no Brasil, este mesmo motivo fez com que as lojas (principalmente os e-commerces) aproveitar onda e criar nosso próprio Black Friday – que se transforma em black week, black month, etc. O que importa é ter criatividade e descontos de verdade!

O que o consumidor Black Friday procura?

O consumidor está atento, informado. A Classe C ainda é a que mais consome no Brasil, e o Google fez um excelente levantamento falando sobre o comportamento dela durante este período.

Podemos observar como a Classe C ainda consome muito offline, sendo uma excelente oportunidade para pequenos negócios que ainda não trabalham por e-commerce, por exemplo. Além disso, 61% consumiram pela primeira vez durante a Black Friday em 2017. 

Como criar uma boa promoção?

Criar uma boa promoção, digna de Black Friday real, exige uma boa dose de atenção e criatividade. Antes de tirar qualquer plano do papel, considere:

  • O que o seu cliente considera como promoção?
  • O que você espera garantir de retorno?
  • Quanto tempo seu consumidor terá para garantir a promoção?
  • O que pode parecer muito atrativo para seu consumidor, sem que você acabe “pagando a conta”?

Com público e objetivos alinhados da campanha promocional, é o momento de pensar no formato dela. Por isso, selecionamos algumas dicas para você escolher o melhor formato de promoção para sua loja, seja física ou virtual:

Desconto progressivo

Essa estratégia é ideal para quem quer aumentar seu ticket médio – ou seja, vender mais para o mesmo cliente, que pode ser novo ou antigo. O formato é bem simples: 1 produto garante x% de desconto, 2 produtos garantem y% de desconto. Quanto mais produtos, maior o desconto. Atente-se ao limite de itens e validade da promoção antes de colocar em prática!

Cupom de desconto

Essa promoção é ideal para garantir novos clientes. Você pode indicar um cupom de desconto físico ou virtual – caso sua loja seja online. Essa é uma excelente forma de medir a efetividade de parcerias. Por exemplo: você fecha uma parceria com uma influenciadora no instagram e dá um código para ela divulgar. Quem vier comprar na sua loja a partir desse código é um indício de que sua parceria está ou não funcionando conforme o esperado.

Promoções sazonais do varejo

Ao aproveitar datas sazonais, como escrevemos neste post falando sobre a Black Friday, você tem uma excelente forma de atrair clientes novos, que estão interessados na promoção, mas que, com um excelente trabalho de marketing, você tem a possibilidade de fidelizá-lo. Uma boa forma de fazer isso é através de campanhas de e-mail marketing – mesmo para lojas físicas. 

Quer saber mais sobre campanhas de e-mail marketing? Temos um e-book muito bom para você começar a tirar sua campanha de e-mail marketing no papel e fazer muito mais do que uma promoção de Black Friday: 


Boa leitura e boas vendas!

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CONTEÚDO, SOCIAL

Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais

Criar conteúdo para sua marca é uma tarefa importantíssima, e muitos gestores não compreendem a sua importância. Este post vai esclarecer as dúvidas principais sobre o tipo de conteúdo que você precisa trabalhar nas suas mídias sociais e como criar um calendário para trabalhar seus posts em cada mídia social.

Antes de começar: Você sabe qual mídia social vai trabalhar?

Sim, essa pergunta é uma das mais importantes. Se você não sabe exatamente qual mídia social vai escolher e está pensando no facebook ou instagram apenas porque disseram que você precisa estar lá, vamos pensar novamente: onde o seu cliente está? Sabemos que praticamente o mundo inteiro usa o facebook (ou alguma outra rede social do tio mark), porém, as mídias sociais são feitas para se relacionar com pessoas e marcas, obter informações e para entretenimento. Para a sua marca estar lá ela precisa estar disposta a fazer este tipo de conteúdo: entretenimento, informação, relacionamento (e venda, claro). Mas a venda é apenas um pequeno fragmento do que é possível obter através das mídias sociais.     Agora que você já decidiu qual rede, vamos para o próximo ponto:      

O que devo postar?

A primeira regra das mídias sociais é que: não há regras. Sim, parece piada, mas na realidade, tudo é questão de teste. Seu público pode ser igualzinho ao do seu concorrente, mas na sua fanpage ele pode agir de forma diferente, tendo resultados bem distintos ao seu concorrente. Então, a melhor forma de garantir que a estratégia dará certo é testando. Vamos falar um pouco mais sobre isso.

– Fale sobre o problema que a sua marca resolve. Já falamos algumas vezes que a melhor forma de ser lembrado pelo seu cliente é resolvendo o problema dele. Quando você tem clareza no objetivo do seu produto ou serviço, fica muito mais fácil abordar as soluções.

  • Uma contabilidade pode falar sobre leis e direitos do trabalhador
  • Uma loja de móveis e UD pode falar sobre decoração
  • Um estúdio de estética pode dar dicas para cuidar melhor da pele

– Se você está pensando que isso não vai fazer você vender seu produto, pense melhor. Não é sempre que seu cliente em potencial está preparado para comprar. Na realidade, existem muitos setores que a compra está relacionada mais à uma jornada de aprendizado (a chamada Jornada de Compra) do que relacionado à compra por impulso.

Aliás, precisamos falar um pouco sobre o consumidor cada vez mais informado e “blindado” pelas estratégias de compra por impulso. Vale muito mais você mergulhar na estratégia de trazer conhecimento sobre a necessidade do seu produto / serviço e vender com recorrência que, com postagens promocionais, atrair apenas uma pequena parcela de clientes que já estão preparados para comprar, mas talvez não estejam prontos para ser seu cliente.

Com qual frequência?

Teste. A dica na realidade vale para a frequência que sua equipe puder suprir: uma vez por semana, duas. A diferença está no volume que você pode se comprometer a produzir. Se o seu formato é vídeo, quantos vídeos (com qualidade) você consegue produzir. Se é texto, qual o nível de esforço necessário que você empregará para a produção destes textos num blog, por exemplo. E, claro, teste os resultados. Sem medição, não há aperfeiçoamento.

Ajudinha para começar

Estamos quase no fim do ano, mas o calendário de datas sazonais certamente será útil para você. Acesse nosso calendário e pense: dentro do seu segmento, qual data comemorativa posso absorver e criar conteúdo?

Bom conteúdo para você!

Gisela Santana 

Coordenadora de conteúdo digital

Clique na imagem acima ou acesse os stories do instagram da @ocacomunica 
ESTRATÉGIA

Devo comprar um negócio existente ou investir em algo novo?

Na busca por empreender, muitas pessoas acabam se deparando com essa dúvida: devo comprar uma franquia? É mais seguro comprar um negócio existente ou investir em algo novo? Neste post, vamos elencar algumas perguntas que você precisa fazer para considerar o que será mais vantajoso para você que quer empreender.

Por que o antigo dono está saindo do negócio?

Vá além das clássicas respostas: “aposentadoria” “novas oportunidades” ou “mudança de carreira”. Pode haver um problema maior e você acabar herdando um problemão para resolver – além de um negócio novo para tocar.

Atenção para os modelos de franquias

As vantagens de abrir uma empresa com modelo de franquia são grandes – afinal, muitos processos já serão entregues prontos para execução, e te poupará de um bom planejamento estratégico inicial. Porém, alguns pontos precisarão da sua análise, pesquisa e planejamento (como o ponto comercial onde aquele negócio será instalado). Além disso, você precisará se informar sobre a COF (Circular de Oferta da Franquia) um documento que o franqueador informa todas as condições legais do negócio, como direitos e deveres da rede e dos franqueados, histórico da franquia, balanços financeiros, valores de investimentos e royalties, entre outros.

Um negócio novo, mas igual aos outros

Olha só a pegadinha: não é porque você está criando um negócio do zero, que ele vai ter sucesso. Ele pode ser igualzinho ao seu concorrente e ainda assim, não funcionar. Isso porque você precisa ter – muito bem alinhado – qual é a proposta do seu negócio, qual problema você vai resolver para o seu cliente. Além disso, existem outros fatores que influenciam no sucesso do seu negócio, como sua rede de fornecedores ou seu planejamento de marketing. Aliás, criamos um kit inicial para você que está começando sua empresa e precisa aprender mais sobre diversos assuntos em marketing digital. É só clicar aqui para acessar!

Gisela Santana 

Coordenadora de conteúdo digital

ESTRATÉGIA

Qual a melhor estratégia para ter venda recorrente

Antes de entrar na estratégia, preciso fazer uma pergunta: Você sabe o que é receita/ venda recorrente no seu negócio? Pense, dentro do seu nicho, o que pode ser feito para que o cliente não compre uma vez e vá embora, ou: como é possível facilitar tanto a vida do cliente que ele praticamente compra na sua empresa sem pensar.

É levantando questões como esta que você começa a pensar numa estratégia recorrente. Há alguns anos, o e-commerce mais famoso do mundo, a Amazon, desenvolveu a “comprar com um clique”. Agora, praticamente todos os e-commerces estão com essa “funcionalidade”. Depois, vieram as assinaturas de produtos de diversos segmentos que chegam na casa do consumidor como uma surpresa boa, por um valor acessível, como o ClubeW, com assinatura de vinhos, ou o Glambox, que envia produtos de beleza para seus assinantes.

Logicamente, não é porque os clubes de assinatura são tendência que todos os segmentos de produtos precisam entrar nessa, mas existem algumas estratégias que você pode aplicar na sua empresa para garantir a venda recorrente, independente do segmento. Vamos conferir?

    • Ofereça um serviço complementar ao seu produto: você tem uma relojoaria? Venda serviços como troca de bateria; você vende refeições? Ofereça um pacote de entrega mensal de marmitex com um bom desconto.
    • Crie programa de fidelidade: seu cliente sempre compra roupas com você? A cada 5 compras, o seu cliente pode ganhar um excelente desconto ou um presente na próxima compra.
    • Tenha uma comunicação encantadora: fale com o seu cliente sobre o seu produto apenas quando for realmente necessário. Em vez disso, entenda tudo sobre a persona – o que ela gosta de fazer, lugares que frequenta, onde busca informações, assuntos que gosta de falar e ouvir a respeito… só assim você saberá como inovar no seu segmento.
  • Crie um lançamento exclusivo para os clientes mais fiéis. Depois que você aprendeu tudo sobre sua persona, saberá como fazer um lançamento que o agrada. Um exemplo simples: se você tem uma academia e sabe dizer que a sua persona é um público mais velho, que busca saúde e bem estar, porque não lançar um programa de avaliação mensal para monitorar não somente os benefícios que a academia traz, mas também monitorar a pressão, a alimentação, a glicemia e a coluna dos seus clientes?

Com alguns exemplos, você que é empreendedor ou gestor conseguiu entender a importância de saber EXATAMENTE qual é a sua persona e como isso faz você acertar a mão na hora de adotar uma estratégia para venda recorrente. Agora a bola está com você: qual é a sua persona e o que faria com que ela consumisse seu produto / serviço de forma recorrente?

Gisela Santana

Coordenadora de conteúdo digital

GESTÃO

Como eventos de imersão transformam o aprendizado

 

Já é a segunda edição em que a OCA participa do RD On The Road, um evento itinerante de marketing digital da Resultados Digitais. Saindo de lá, notei como podemos aprender muito com a experiência de outros profissionais e como o network é importantíssimo para melhorar nossos próprios processos. Neste post, vou contar um pouquinho dos pontos altos desta imersão e como nossos clientes também serão muito beneficiados.

Abertura com Murilo Gun

Criatividade é algo que existe dentro de todos nós quando somos crianças, mas que desaparece quando vamos crescendo. Isso me lembra o trecho do livro “Mundo de Sofia”, pois se estivermos em um cômodo com uma criança e alguém aparecer flutuando, quem vai se divertir e quem vai se assustar? Pois bem: uma criança está preparada para ver o diferente (afinal, tudo ainda é diferente para ela), enquanto os adultos foram tão acostumados com o “comum” que sequer pensam em imaginar algo diferente. Na palestra de Murilo Gun, somos convidados a sermos movidos pela curiosidade, e não mais pelo medo.

Palestras simultâneas – Growth Hacking, LinkedIn, e-mail marketing, Gestão do amanhã…

Nosso time se dividiu para assistir as palestras que vieram a seguir. Em Growth Hacking, aprendemos novos olhares para aplicar este novo modo de pensar e trabalhar, baseado em crescimento através de melhores práticas, testes, erros e acertos, hipóteses e experimentos. Tivemos também uma excelente palestra sobre LinkedIn, para aprimorar o uso para profissionais e empresas. Aprendemos ainda como aproveitar os chatbots, estratégias de e-mail marketing e claro, sobre Inbound Marketing.

Erros e acertos em Inbound Marketing

Um dos pontos altos deste evento foi o aprendizado das melhores práticas para Inbound Marketing e como os erros e acertos nos levam para o aperfeiçoamento. Nossos clientes agora provarão de algumas mudanças na forma como aplicamos nossa estratégia de inbound, como:

  • Muito mais teste A/B
  • Textos menores
  • CTAs mais direcionados
  • Revisões em todas as Landing Pages
  • Criação de novas Landing Pages para testar outros formatos

Gestão do Amanhã

Na palestra da Gestão do Amanhã eu aprendi que nós somos o presente e o futuro do marketing. As verdades de hoje devem ser reavaliadas a cada seis meses ou no máximo a cada ano, do contrário, estaremos fadados ao fracasso. Exemplos de adaptabilidade como o da startup Yellow (compartilhamento de bicicletas) demostram que os líderes do amanhã são empreendedores que buscaram entender as dores da população que precisa se locomover com baixo custo e sem agredir o meio ambiente.

Com certeza, depois dessa energia renovada e mais conhecimento adquirido, estamos ainda mais preparados para novos desafios no Inbound Marketing!


Gisela Santana

Coordenadora de Conteúdo Digital

LinkedIn

GESTÃO

Primeiros passos para ter um bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é fundamental para manter a satisfação dos consumidores da sua empresa. Mas por onde começar? Separamos dicas preciosas que vão fortalecer seu time de atendimento, vendas e até mesmo gestão. Vamos começar?

  • Utilize as redes sociais para otimizar o seu atendimento, mas lembre-se: por escrito, o cuidado deve ser dobrado, afinal, não podemos garantir que o receptor da mensagem vá compreendê-la com a intenção do emissor, não é mesmo? Então, antes de confirmar o envio de qualquer mensagem de texto, coloque-se no lugar no cliente que vai ler aquela mensagem e pense: ele vai compreender bem o que eu quero dizer?

    • Cordialidade é a chave para um bom atendimento. Levando em consideração a famosa frase de “o cliente sempre tem razão” imagine o seguinte: pode acontecer, é claro, do cliente não ter tanta razão assim, mas vale a pena perdê-lo? Se a forma que você responder uma reclamação por exemplo, pode determinar a fidelização ou não de um cliente, garantimos: vale a pena ser cordial.
    • Entenda o que o cliente está procurando ao acionar seu atendimento. Sua equipe tem que estar sempre atenta sobre o que motiva e o que levou ele a procurar você. Sempre se coloque no lugar do cliente!
  • Faça com que ele se sinta bem e acolhido, e seja prático. Dê espaço para que o cliente fale e se sinta confortável e evite usar muitas palavras técnicas, o ideal é usar coisas simples de fácil entendimento.  

Um bom atendimento é o ponto chave para retenção de clientes. Sua empresa precisa estar pronta para atrair contatos, transformá-los e cliente e, mais do que isso, mantê-los fidelizados, afinal, o investimento para manter um cliente é bem menor do que para conquistar novos.

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ESTRATÉGIA

Perguntas que você deve fazer antes de contratar uma agência de marketing digital

Quem pretende finalmente investir em uma agência de marketing digital para impulsionar o seu negócio, precisa, antes, ponderar algumas informações importantes, de modo a garantir que o investimento não será feito de forma insustentável. Vamos entender melhor como investir bem em uma agência de marketing digital?

O que você espera resolver através da agência de marketing digital? Antes de contratá-la, é importante alinhar muito bem o que realmente é necessário para sua empresa neste momento. Para fazer essa análise, comece entendendo qual problema você quer resolver. É um problema de comunicação, divulgação? Pode ser um problema que envolva processos ou até mesmo estratégia. Nestes casos, talvez a sua necessidade seja outra.

Entenda que marketing digital não é uma ciência exata. As agências possuem especialidades diferentes que podem ou não atender a sua necessidade. Isso reforça a importância de saber qual é a necessidade da sua empresa.

Investir em uma agência não resolverá todos os problemas se você não tiver uma parcela do orçamento para mídia. A divulgação, hoje em dia, está cada vez mais digital e contratar o serviço da agência é diferente de anunciar nos meios digitais. Tenha uma verba para cada uma dessas áreas.

A agência não precisa ser especialista no seu produto ou serviço. Ela precisa entender a sua solução, o problema que você quer resolver, a persona da sua empresa e desenvolver com você (que é o especialista no produto ou serviço), qual será a melhor estratégia para atrair, nutrir, reter e fidelizar o seu cliente.

E, por último, entenda que qualquer agência que trabalhar com seu produto ou serviço precisará do seu envolvimento para atingir o cliente final, seja pelo seu conhecimento no negócio, pelos processos que implementa, pelas promoções que estrategicamente escolheu… Para que o serviço seja entregue com excelência, empresa e agência precisam trabalhar em conjunto.

Se você quer escolher a OCA como a sua agência, acesse este link e entre em contato conosco. Teremos o prazer de fazer uma avaliação do seu negócio e juntos traçarmos estratégias para solucionar o problema do seu cliente.

ESTRATÉGIA

Técnicas para motivar os representantes de venda da sua empresa

Motivar os representantes de venda da sua empresa deve ser uma estratégia da sua empresa. Esperar que eles estejam sempre motivados é uma atitude que não deve ser incentivada e existem algumas tarefas que você, como gestor de equipes, pode utilizar para que as vendas do seu time continuem alavancando.

O Everton, Diretor da OCA, palestrou em uma Convenção de Vendas do nosso cliente e fez um relato interessante sobre sua participação no evento. Confira:


No dia 10 março fui convidado para palestrar na 1ª Convenção de Vendas da CBEMED. Foi uma manhã especial em que tive a oportunidade de conhecer a equipe de representantes de vendas – mais de 40 profissionais que atendem todo o Brasil – e rever a equipe do departamento financeiro além dos meus habituais contatos na diretoria e gerência comercial.

O convite nasceu com a proposta de que eu apresentasse os projetos de Marketing e de Publicidade que estamos desenvolvendo para a CBEMED. A palestra começou às 8h45min de um sábado, imaginei que a maioria dos representantes estaria meio sonolenta e, para minha surpresa, encontrei um grupo adorável de profissionais muito motivados e altamente engajados.

Comecei explicando a diferença entre o Marketing Convencional e o Marketing Digital e como a empresa “navega nesses dois oceanos” com extrema habilidade. Em seguida apresentei o Inbound Marketing (estratégia de marketing digital implementada no ano passado), seus resultados e como obter vendas recorrentes entendendo a jornada de compra de cada cliente.

Também conversamos sobre a estratégia de relacionamento na Fanpage da CBEMED e como ela é importante para que a marca continue a desenvolver uma relação de respeito e confiança com seu público-alvo. Para finalizar apresentei o novo site da empresa que provavelmente será publicado no começo do mês de abril (www.cbemed.com.br).

Acredito que ao final da palestra, tanto os representantes quanto a equipe do comercial entenderam que a empresa está investindo forte em marketing e que os ótimos resultados que estão obtendo são apenas a ponta do iceberg. Se você é empresário(a) e gostaria de entender como a OCA COMUNICA pode ajudar sua marca a se fortalecer e simultaneamente aumentar as vendas, será um prazer agendar uma reunião.

Everton de Sordi – Diretor Executivo

Para motivar sua equipe, você precisa estar sempre atento às pessoas, afinal, para que vendam bem, cada pessoa precisa ser tratada como um ser humano único, que tem problemas, que enfrenta desafios e que situações diferentes tem poder de motivar uns e motivar outros. Mas algumas técnicas podem ser aplicadas em praticamente todos os casos. Veja mais:

  1. Reconhecimento Interno

Para os representantes de vendas, o reconhecimento pode ser feito individual, publicamente ou durante uma reunião com a equipe. Isso estimula uma competição saudável e motiva as pessoas. Apresente melhores desempenhos para a liderança, dê aos representantes de vendas visibilidade e reconhecimento dentro da empresa.

  1. Interação

A interação é a chave para produzir resultados positivos com os representantes de vendas, de maneira que eles se esforcem para subir até o topo. Dê pontos e não apenas para vitórias os vendedores. Permita que eles interajam entre si em busca de melhores resultados, talvez com premiações por equipe. E também promova algum tipo de interação nas vendas –como uma reunião face a face uma vez por semana.

  1. Oriente, e não persiga

Maus gestores podem ser terríveis desmotivadores. Os gerentes de vendas muitas vezes tendem a perseguir os representantes de vendas, ao invés de orientá-los, fazendo repetidamente a pergunta: “Quando é que essa venda será fechada? Em vez disso, incentive-os a aprender com você nas vendas. Ofereça o seu valor e conhecimento adquirido a partir de anos de experiência. Seja parceiro, e não chefe.

  1. Dê-lhes as ferramentas necessárias

Além de maus gestores serem grandes desmotivadores: a falta de leads, uma visão ruim da empresa e processos de precificação complexos são empecilhos do melhor desempenho. É importante que essas coisas sejam alinhadas dentro da empresa, para que seja possível ter vendedores motivados de acordo com a visão e propósito do negócio.

Alimente também seus representantes com os indicadores de qualidade da empresa. Isso é possível com treinamentos de vendas eficazes. Os seus representantes de vendas precisam entender que trabalham para um propósito, e que esse propósito pode beneficiar suas vidas também. Permita que eles aprimorem suas habilidades com técnicas de vendas matadoras. Permita que eles que possam levantar a moral e elevar a motivação de forma extraordinária.

Fonte adaptada de Palestras Paul & Jack

DIGITAL, SOCIAL

Vender pelo instagram ficou mais fácil

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”] Que o Instagram é a ferramenta mais funcional para quem vende no varejo, isso não é novidade. E as funcionalidades não param: a novidade mais quente do momento é que agora, os perfis comerciais poderão marcar produtos diretamente na foto. Com essa nova possibilidade, descubra boas estratégias para começar a vender produtos e serviços utilizando a rede social.

Como começar a vender pelo Instagram?

O início do processo é simples, mas a estratégia em torno da rede social é que fará a diferença na venda. Originalidade é a melhor estratégia para vender seu produto ou serviço, criando engajamento com as suas personas. Vale lembrar que originalidade não é sinônimo de grandes investimentos, ok? Uma ideia original, bem aplicada, vale muito mais que investir muito para fazer o mesmo que todos fazem. Lembre-se: a originalidade não tem concorrência.

Utilize a prova social 

Sabe quando seu cliente começa a comprar seu produto e mostra uma foto belíssima na rede social sobre isso? Esta é a prova social que você precisa para seu negócio funcionar no Instagram. Ao ver algo assim acontecendo com sua empresa, aproveite: mande uma mensagem direta para seu cliente, peça permissão para repostar a foto dele. Pra quê fazer isso? A prova social é a melhor forma de “provar” que seu cliente usa, gosta, aprova seu produto/serviço.

Crie sua nova Vitrine no Instagram

Com o novo recurso do Instagram shopping, você pode marcar produtos com uma guia “Comprar” no perfil de forma simples (tão simples quanto marcar uma pessoa) desde que um catálogo de produtos esteja conectado à conta. Para quem navega, os compradores, as marcações de publicações de compras permitem fácil acesso às informações dos produtos marcados, como descrição do produto, valor e link direto para comprá-lo.

Você já começou a utilizar esse novo recurso? Conte pra gente a sua experiência!

 

Veja como criar relacionamento e vender mais através das redes sociais com o e-book da OCA, clicando aqui.

 

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GESTÃO

5 formas de aumentar o capital para investimento

Se o seu negócio tem potencial mas está passando por uma etapa difícil de crescimento, onde – na maioria das vezes – o investimento é a solução e o problema ao mesmo tempo (quando não há dinheiro para ele), este post é para você!

 

Existem muitas formas de se obter recursos financeiros para alavancar o seu negócio. Vamos elencar as principais delas, suas vantagens e desvantagens, e assim você poderá avaliar qual é a ideal para o seu negócio.

 

Sem investimento

A primeira delas, claro, é avaliar tudo aquilo que você pode reduzir para impulsionar. Isso significa que vale a pena ter uma economia objetiva em um ponto para investir em outro. Mas atenção: cortar investimentos em comunicação é uma forma perigosa de redução de custos, pois, ao diminuir sua comunicação, menos pessoas saberão sobre seu negócio e as vendas poderão diminuir ainda mais.

 

Reavalie contratos

Isso vale para contas pessoais e na empresa. Se você consegue reduzir uma conta de telefone e esse ajuste se reverter para a empresa, ponto para você! É um passo de cada vez que a estrada encurta.

 

Utilize o bootstraping

O termo diz respeito ao capital próprio, que você – com suas economias ou até mesmo investimentos pessoais – utiliza para captar mais recursos. Para expandir as perspectivas de crescimento, você pode utilizar capital de amigos e familiares, com cuidado por onde pisa.

 

Crowdfounding

Se o seu negócio já é engajado naturalmente, possui admiradores da ideia, trará um benefício incrível para a sociedade ou para uma comunidade, ele pode ser financiado coletivamente.

 

Linhas de crédito bancário

Apesar de ter juros altos e até garantias patrimoniais, a linha de crédito é uma forma segura de se conseguir um investimento (desde que você saiba exatamente onde investir e quanto retornará de lucro) pois não há perda de lucro através de acionistas e investidores.