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ESTRATÉGIA, SOCIAL

7 Dicas para melhorar o engajamento no Instagram

O Story é uma das melhores funcionalidades para criar engajamento no Instagram da atualidade! 

É uma ótima opção para as marcas que querem se aproximar cada vez mais de seus seguidores e conquistar novos, com uma comunicação mais leve e descontraída.

Clique na imagem acima ou acesse os stories do insthttps://www.instagram.com/stories/highlights/17952838888280389/agram da @ocacomunica

Eu separei algumas dicas valiosas para você que está interessado em crescer, aumente o engajamento do seu público – e as vendas – com essa ferramenta!

Dica 1 – Abuse das Hashtags: a melhor forma de aumentar o alcance dos stories é colocar muitas hashtags sobre o assunto que está sendo abordado. As pessoas que procurarem por essas hashtags irão ver os stories! Para isso capture uma foto ou vídeo e toque no ícone “aA”. Depois basta digitar “#” e adicionar uma palavra.

Dica 2 – Use as enquetes: esta é uma ótima opção para saber a opinião do público que te segue e os novos que irão aparecer.  Para isso, basta selecionar a opção “enquetes” nos stickers dos stories, criar uma pergunta e definir as duas opções de respostas (o padrão das respostas é “sim” ou “não”).

Dica 3 – Use o recurso de perguntas: você dá aos seus seguidores a chance de enviarem perguntas e você ainda pode compartilhar o que eles perguntaram + sua resposta! Você pode perguntar também sobre quais melhorias que eles gostariam de ver na sua marca, pedir ideias ou sugestões sobre algum assunto, entre outras coisas incríveis que podem ser exploradas com esse recurso!

Dica 4 – Compartilhe stories dos seguidores que te mencionaram: caso algum seguidor faça um story ou publicação sobre você, é interessante repostar isso no seu story! Pessoas vendo que outras estão consumindo seu produto ajuda a fortalecer sua imagem no mercado.

Dica 5 – Use a localização: sua publicação irá aparecer para todos que estiverem procurando por aquele local! Isso faz com que gere mais visualizações em seus conteúdos e pode atrair novos seguidores.

Dica 6 – Mostre sua empresa e colaboradores: esta é uma estratégia que personifica seu produto/serviço, e aproxima dos seus seguidores.

Dica 7 – Solucione o problema do seu cliente: crie conteúdo focado em solucionar dúvidas e dicas que envolvam os serviços que você oferece. Assim, aos poucos, sua empresa se torna autoridade e referência no mercado em que atua.

Todas as dicas para ter mais engajamento no instagram giram em torno de um relacionamento com seus seguidores, e requer muito aprendizado, estratégia e mão na massa para ser alcançado. Se você tem interesse em saber o diagnóstico de suas redes sociais, a OCA Comunica faz para você! Acesse o link e solicite já: https://materiais.ocacomunica.com.br/diagnostico-midias-sociais

Renata Delgado 
Social Media

CONTEÚDO, DIGITAL

Design e Persona – A Importância do Alinhamento

O consumidor é a figura mais importante dentro da Jornada de Compra, e por isso, toda a comunicação deve seguir caminhos atrativos para que ele, de fato, compre a ideia que sua empresa pretende vender.

Com a persona não é diferente. Ao contrário do público-alvo, onde os dados levantados são mais generalizados e neutros, com a persona as informações estudadas são mais profundas, levando em consideração um perfil real de um indivíduo, como seus hábitos diários de consumo, quais redes sociais usa, o que lê etc. É importante lembrar que, por se tratar de um perfil complexo de público, a persona precisa de uma comunicação personalizada para que se identifique com o seu produto ou serviço.

Assim, mesmo que existam partes suficientemente importantes para que uma compra seja efetuada, como a pesquisa de mercado, o relacionamento durante todo o percurso, além dos posicionamentos de marca, algo fundamental que deve ser levado em consideração é o design.

Mas afinal por que o design é tão importante assim?

Como uma das partes finais da comunicação, a parte visual de uma propaganda ou de um produto é o elo das ideias que a marca quer embutir dentro de uma comunicação, e que permite a aproximação com o público a quem ela está destinada.

No caso da persona por exemplo, um produto com visual generalizado e que seja “comum” aos olhos, não terá atenção. Sua marca, então, precisa utilizar mecânicas com design voltadas a este público seleto, despertando o interesse da persona. Seja no formato de uma embalagem, em cores mais chamativas, em fontes e frases que sejam de fácil identificação, ou até mesmo nas ideias que a sua marca adota para as propagandas: tudo deve estar de acordo com o perfil da persona traçada para a sua marca.

Entendeu todas as ideias? Aqui vão algumas dicas para que você atraia ainda mais a atenção da sua persona:

  • Opte pelo uso de imagens que retratem pessoas reais, principalmente aquelas com perfis semelhantes à persona da sua marca;
  • Use fontes diferente e legíveis, sempre acompanhando as ideias criativas, tanto para a marca trabalhada quanto para a persona. Fontes cursivas e manuscritas podem funcionar muito bem para mulheres mais jovens, do que para idosos, por exemplo. Também, o uso de fontes mais finas podem impossibilitar a leitura na imagem;
  • Utilize cores que possivelmente, sua persona irá se identificar. Perfis mais empresariais tendem a admirar imagens com cores mais frias, como o azul marinho; alguém mais jovial tende a prestar mais atenção em imagens com tonalidades mais quentes e afetivas;
  • Alinhe sempre a comunicação com temas que façam sua persona se interessar pela sua marca, e que também tragam novidades sobre seus gostos pessoais.
  • De tempos em tempos, mude! Alterar a comunicação, seguindo as novidades do mercado pode facilitar a adesão pela sua persona, além de mostrar que sua marca está atenta às inovações.

Giovanni Caputo

Diretor de Arte

Qual a melhor estratégia para ter venda recorrente?

   

   

   

   

GESTÃO

Como escolher uma agência digital?

Primeiro você precisa entender o que faz uma agência de Marketing Digital. As agências digitais executam os projetos dos clientes que desejam colocar em prática a metodologia do Marketing Digital.
Algumas agências trabalham com todo o projeto de Marketing Digital, desde a estratégia. Outras têm um perfil mais vertical, aprofundando-se em determinada parte da estratégia, como Inbound Marketing, Mídias Sociais, Mídia Paga etc.


Sete passos para escolher uma agência digital


1 – Procure por agências que prestam exclusivamente serviços de Marketing Digital 

2 – Empresas com mais de cinco anos de experiência tem mais bagagem 

3 – Avalie os cases de sucesso e a criatividade ao solucionar as dores dos clientes

4 – Entre em contato com os atuais clientes e pergunte sobre a qualidade dos serviços

5 – Pergunte ao contato comercial como a agência pode ajudar a sua empresa

6 – Faça pelo menos três orçamentos antes de assinar com a sua nova agência

7 – Leia o contrato de prestação de serviços da agência e veja se as cláusulas são claras

Costumo dizer que conquistar uma nova conta é como conquistar uma nova namorada. Tudo é muito lindo no começo e as expectativas são sempre altas de ambas as partes. O importante mesmo é fazer essa “paixão” se tornar “amor” e criar um sistema de trabalho que seja eficiente e ao mesmo tempo demostre resultados satisfatórios a contratante.
Se uma agência tenta ganhar a sua conta com descontos e promoções, ela está ofertando a única coisa que pode oferecer: preço. Procure por agências que oferecem a garantia de um serviço profissional, baseadas em resultados mensuráveis e acima de tudo: honestas.

Espero que estas informações tenham ajudado, até a próxima!

Everton de Sordi 

CEO

Clique na imagem acima ou acesse os stories do instagram da @ocacomunica 
CASE DE INBOUND, INBOUND, NOSSOS CASES

Inbound Marketing para B2B é viável!

Da estratégia de relacionamento à venda através do Inbound Marketing para B2B – case CBEMED

Vender para B2B (Business to Business) precisa de uma estratégia bastante diferente da venda para consumidor final. Ambas podem – e devem – apostar no inbound marketing como uma fonte de venda recorrente, mas as personas e jornadas de compra são muito diferentes. Por isso, no blog da OCA, resolvemos contar um pouco mais sobre o case da CBEMED.

A CBEMED é uma das maiores produtoras de equipamentos médicos do Brasil, detentora das marcas BIC, P.A. MED, SANVITA e revendedor master dos produtos WELCH ALLYN. Quando começamos a atendê-los, encontramos  uma excelente base de clientes conquistada há várias décadas. Porém, não possuíam nenhum histórico de consumo destes clientes (outras empresas que revendem seus produtos).

Os desafios que encontramos durante esse processo foram:

– Compreender quais eram as Personas da marca;

– Entender qual a Jornada de Compra destas personas;

– Aumentar as vendas utilizando a grande base de leads já existente, porém pouco trabalhada;

– Desenvolver um plano de ação com foco em venda recorrente.

A solução

Como este cliente já possuía uma excelente base de e-mails – onde quase todos já haviam comprado equipamentos pelo menos uma vez – iniciamos o projeto com o objetivo de mapear e compreender a qualidade daqueles leads, além de captar novos contatos qualificados para primeiras vendas. Conseguimos solidificar a comunicação de vendas em um canal, rastreando cerca de 56% das vendas – que antes eram feitas por e-mail, telefone ou via representante, mas sem possibilidade de medição.

Aos poucos, segmentamos os leads por estado, por perfil dentro da Jornada de Compra, garantindo anotar todo o histórico de consumo. O planejamento para 2019 é trabalhar em conjunto com a área comercial e a equipe de representantes para alinhar toda a comunicação e passar a rastrear 100% das conversões, possibilitando medir quais canais de comunicação trazem o melhor retorno sobre investimento.

As ferramentas e processos utilizados para atingir as novas metas da empresa foram:

– Projeto de Inbound Marketing (RD Station)

– Automação de Vendas

– Relacionamento com os clientes nas Mídias Sociais

– Campanhas de E-mail Marketing

 

Os resultados obtidos durante esse período garantiram a renovação do contrato anual da CBEMED com a OCA e, mais do que isso, garantiram também a confiança da diretoria em nossa metodologia. O faturamento da empresa aumentou 30% em menos de um ano após colocarmos em prática os projetos de Marketing Digital.

Quer garantir venda recorrente para o seu negócio B2B? O Inbound Marketing é uma estratégia extremamente viável para trabalhar o relacionamento, a venda recorrente e comprovar os investimentos em comunicação, além de melhorar a produtividade da sua equipe de vendas!

Clique no botão abaixo para fazer um orçamento para o seu negócio B2B e começar 2019 investindo em estratégias de resultado!

 

GESTÃO

O sonho continua vivo!

Sete mil e trezentos dias de existência. Isso mesmo amigos, a OCA está completando 20 anos de história. Cada um desses dias de trabalho foi extremamente gratificante para todos que fizeram e que ainda fazem parte dessa grande família.


Escrever um roteiro de filme ou um e-book é extremamente fácil se comparado a escrever este post comemorativo. Gostaria de agradecer a todos aqueles que de alguma forma somaram conosco ao longo de todos esses anos: meus colegas de trabalho, nossos queridos clientes, os veículos de comunicação, as empresas terceiras etc.


Gostaria de apresentar oficialmente os mais novos sócios da agência – Gisela e Giovanni – e desejar-lhes sucesso nesta nova fase profissional. Tive o privilégio de conhecê-los como meus alunos, depois como colegas de trabalho e agora como sócios. Se eu tivesse que criar um processo de seleção para sócios, não seria tão perfeito como esse que aconteceu por acaso.


Agradeço especialmente aos fundadores da OCA – André, Sérgio e Rafael – o sonho de vocês continua vivo e esta sendo sonhado por muitas pessoas que acreditam nos mesmos valores e ideais que vocês projetaram há duas décadas.

Diretoria da OCA COMUNICA
Nova diretoria da OCA – OCA COMUNICA


“Você não escolhe as suas paixões. Suas paixões escolhem você.” – Jeff Bezos, fundador da Amazon

Everton de Sordi – CEO

CONTEÚDO, SOCIAL

Como criar conteúdo para sua marca

Se você tem dúvidas por onde começar a criar conteúdo para sua marca, nós podemos te ajudar!

Primeiramente vamos deixar claro que: conteúdo é informação que pode ser entregue em diversos formatos, como vídeos, fotos, memes, áudios, planilhas, e-books, artigos, exercícios e muitos outros.

Seu conteúdo se transforma na voz da sua empresa, e a marca é construída pelo sucesso ao fazer marketing para seus consumidores, já que a pessoa que você é online é a pessoa que você é como negócio.

Mas não se engane: não basta sair criando textos aleatórios! Eles precisam seguir algumas regras antes de serem criados. Para começar a criação de conteúdo, é preciso atender a um objetivo específico e os conteúdos precisam estar alinhados com a sua marca, gerar sustentabilidade para o seu negócio e ter constância, autenticidade, além de seguirem uma estratégia de criação e divulgação.

Na hora de construir sua imagem, tudo o que você diz, faz e escreve deve ser consistente com a sua personalidade, seus valores e sua paixão. A chave é ser autêntico! Se você é um iniciante no momento em que começa a construir sua imagem, mostre que você está começando. Começar com algo pequeno e crescer com o tempo é uma estratégia muito melhor do que começar fingindo que você sabe tudo.

Para te ajudar nesse caminho, nós, da OCA COMUNICA separamos alguns passos que você deve seguir para começar a construir seus conteúdos:

1- Defina seu público-alvo: ao ter isso definido você será capaz de entender as necessidades e questionamentos da sua audiência.

2- Faça um lista com ideias de assuntos que poderão ser abordados e em quais formatos serão distribuídos (vídeo, texto, e-book, etc…): a melhor maneira de determinar esses conteúdos é fazendo pesquisas diárias, procurando sempre as melhores oportunidades e formatos.

3- Procure as palavras-chave ideais para sua marca: não importa o tipo de conteúdo que você vai criar, é muito importante determinar as palavras-chave que melhor o representam.

4- Acompanhe empresas semelhantes e seus concorrentes: sites e canais de outras empresas podem te ajudar a analisar como o mercado reage ao conteúdo produzido por eles.

No final, conversar com sua equipe, fazer testes e analisar o melhor resultado para sua marca pode ser o início de um grande sucesso! 🙂

Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais
CASE DE INBOUND, INBOUND, NOSSOS CASES

Inbound marketing para Agências de Viagens – Case Mulheres pelo Mundo

Entenda como a OCA criou uma estratégia de Inbound Marketing para compras planejadas e aprenda um pouco mais sobre Jornada de Compra na prática.

Em 2018 conquistamos um novo cliente: Mulheres pelo Mundo, uma empresa focada em experiências incríveis para mulheres viajarem juntas pelo mundo. Na ocasião, fomos contratados para trabalhar com duas ferramentas muito importantes para relacionamento e vendas:

Mídias Sociais e E-mail Marketing

Como o projeto estava iniciando, era necessário um investimento enxuto que  trouxesse resultados. Como a Mulheres pelo Mundo já possuía uma base de e-mails com mais de 5 mil mulheres interessadas em viajar juntas, este combo de pequenos serviços funcionou por um tempo. Mas para este negócio fazer sucesso era necessário um outro projeto: Desenvolver a Jornada de Compra das personas da Mulheres Pelo Mundo.

E assim, depois de alguns meses trabalhando com a base de leads, conseguimos mostrar ao cliente que era necessário um conhecimento mais profundo sobre o perfil do consumidor que eles estavam atingindo, para compreender o momento de compra da persona e oferecer o destino certo, na hora certa.

Esta estratégia (com muitas outras atreladas à ela) é conhecida como Inbound Marketing.

Neste post você vai conferir na prática como a OCA desenhou a Persona e a Jornada de Compra da Mulheres Pelo Mundo e passou a oferecer a viagem certa para o grupo de mulheres certo, na hora certa!

  1. Análise dos clientes / consumidores (KPI)

Como citado acima, nós já atendíamos este cliente há alguns meses. Criamos um KPI (indicadores-chave de performance), descobrir se a empresa está tendo sucesso nas suas vendas. Neste caso, os KPIs criados estavam relacionados a dados estratégicos sobre a meta: venda de viagens. Estes dados definiram melhor o tipo de cliente interessado nos destino ofertados pela agência.

Com os KPIs em mãos, foi possível analisar algumas informações coletadas sobre os clientes que compravam viagens com a Mulheres Pelo Mundo e avaliar seu perfil de consumo. Isso nos auxiliou muito para a criação da Persona e da Jornada de Compra.

Por que este tópico é importante?

Para desenvolver um bom trabalho de Inbound Marketing, é necessário pesquisa. Se a empresa já possui um histórico mensurável, os KPIs podem servir muito bem, desde que alinhados a um bom objetivo. Se você quer ler mais sobre Objetivos e Metas para Inbound marketing, acesse este link.

  1. Criação da Persona

Para criar a Persona da Mulheres Pelo Mundo, identificamos um combo entre: o destino que mais vende x o perfil de mulheres que mais compram. A partir desta informação, conseguimos estudar mais profundamente alguns hábitos de consumo e cultura sobre esta Persona. O desafio na sequência era descobrir, dentro da base de 5 mil mulheres, quem mais se encaixava nesta Persona, para isso, fizemos algumas perguntas-chave e materiais ricos para captar respostas das interessadas.

Nesta fase, o Inbound Marketing já começou a trazer resultados para a empresa.

  1. Mapeamento dos momentos de decisão de compra

Um dos pontos mais importantes da Jornada de Compra é saber o momento certo de ofertar um produto/serviço, e quando este momento chegar, ofertar o produto/serviço certo para o cliente. No caso de uma agência de viagens, esta tarefa pode ser resumida em:

  • Descobrir quando o lead está de férias ou pretende viajar;
  • Descobrir quanto ele está disposto a investir nesta viagem;
  • Descobrir quanto tempo ele precisa saber sobre uma viagem antes de decidir contratá-la.

E nesta fase entrou novamente o nosso time em parceria com o cliente, para avaliar os momentos certos para fazer uma oferta.

  1. Criação da Jornada de Compra

A criação da Jornada de Compra para uma agência de viagens precisa considerar que mulheres com poder aquisitivo podem comprar a mesma viagem, mas em momentos diferentes do ano, com condições de pagamento diferentes. Isso muda tudo na hora de criar a Jornada de Compra.

Independente do que você vende, seu cliente passará por essa jornada de compra. Algumas são mais longas, principalmente quando a aquisição é mais cara, como uma casa ou carro. Às vezes, essa jornada é curtíssima, resolvida em algumas horas ou minutos (muitas vezes, compra por impulso). No caso da Mulheres pelo Mundo, podemos considerar alguns roteiros de viagens como compras planejadas (uma jornada mais longa) e outras por oportunidade (uma viagem curta dentro do estado, por exemplo).

A fase de aprendizado e descoberta diz respeito ao cliente que ainda não sabe que a solução dele está em adquirir uma viagem. Talvez ele esteja estressado, cansado, entediado etc. Ele, provavelmente, vai buscar saber mais sobre este problema na internet, com amigos ou influenciadores, para reconhecer que tem determinado problema. Na consideração da solução, ele encontrará a agência de viagens, seu produto ou serviço e tomará a decisão de compra.

 

  1. Criação de materiais de atração para cada etapa da Jornada

Fazendo este alinhamento, passamos para a criação de conteúdos que atraem públicos em diferentes fases da Jornada de Compra. Estes materiais podem ser:

  • E-books, checklists, roteiros de viagens etc
  • Posts no blog da Mulheres pelo Mundo
  • E-mails segmentados para cada público
  • Conteúdo nas mídias sociais para relacionamento

A Mulheres pelo Mundo é uma agência de Viagens que está descobrindo como o Inbound Marketing pode otimizar as vendas, organizar a equipe de vendedores, garantir venda recorrente, e o melhor: não ser o tipo de empresa que oferta todos os tipos de produtos para todos os clientes.

A personalização faz o cliente se sentir especial e único: como ele é. Se você está com dúvidas sobre o Inbound Marketing como estratégia de retenção de clientes e venda recorrente para seu negócio, entre em contato no botão abaixo, teremos o prazer de explicar como o Inbound Marketing pode ser aplicado na sua empresa!

TENDÊNCIA

Cores Pantone: a importância para o design

No último dia 6, a Pantone liberou a cor que guiará todo o ano de 2019, nas áreas de decoração, moda e design. Assim como faz todos os anos, a empresa criada em 1962 nos Estados Unidos, tornou público a tonalidade que influenciará os visuais do ano que está por vir.

Chamada de Living Coral (código Pantone 16-1546), a cor tem como sua principal característica o aspecto energizante, quente e vibrante, inspirado na diversidade dos recifes de corais. Segundo a vice-presidente da empresa, Laurie Pressman, a empresa procurou por cores que trazem nutrição, conforto e qualidade, além de não ter aspecto visual muito pesado. “Queremos jogar. Queremos ser elevados!”, afirma.

A escolha das cores anuais é feita pelo Pantone Color Institute, subdivisão norte-americana da empresa, que desde o ano 2000 influencia segmentos que envolvem design e a formulação de produtos, ao longo do ano. Antes da definição, a pesquisa é extensa, com inspirações vindas das artes, cinema e até em artistas influentes. Em 2018, por exemplo, o Ultraviolet, cor escolhida para o ano vigente, obteve inspirações em cantores como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix, cujos figurinos continham sempre a presença de cores voltadas ao roxo.

Então, qual a importância das cores Pantone para o design?

Além de indicar quais caminhos visuais seguir no próximo ano e guiar as tendência em pilares essenciais do consumo, a Pantone permite a padronização de tonalidades no meio gráfico, principalmente nas produções em escalas mundiais.

Imagine o seguinte caso: um restaurante do Mc Donald’s no Brasil deve ter as mesmas cores institucionais e dos materiais, que um outro restaurante da franquia, localizado no Japão. Os materiais impressos utilizam o sistema de quatro cores CMYK, enquanto que as artes mostradas na tela do computador usam o sistema RGB. A calibragem correta entre os dois pode, na maioria das vezes, ser difícil e trabalhosa, uma vez que os dois sistemas de cores diferem-se.  

A Pantone entra, então, nesta etapa, permitindo que a mesma tonalidade utilizada aqui seja a que será usada do outro lado do mundo, sem distinção nas nuances. A grande maioria das agências de publicidade apoiam-se nesse sistema para dar vida à identidade de seus clientes, garantindo assim a qualidade de reprodução das mesmas.

Estas escalas, então, servem para unificar as comunicações feitas pelas empresas, quando há a necessidade de padronizar os visuais. Por ser única e muitas vezes exclusiva, a Pantone acaba por ter seu custo um pouco mais elevado do que as misturas de cores feitas com a escala normal (CMYK). Porém, sua utilização em materiais gráficos permite visuais singulares e harmoniosos, além de estarem ligados sempre às tendências atuais.

Giovanni Caputo

Diretor de Criação
ESTRATÉGIA

Como vender melhor na Black Friday

A black friday divide opiniões. Há quem goste muito deste período e que guarde dinheiro para fazer boas compras e há quem “fuja” das promoções com medo da frase que ficou famosa quando se fala em Black Friday: Tudo pela metade do dobro. Mas você, que é dono de empresa, quer realmente fazer uma boa promoção para o seu cliente. Neste post, vamos te mostrar um pouco mais sobre o perfil do cliente que gosta da Black Friday e como você pode aproveitar este período para vender muito!

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é a Black Friday: ela nasceu como uma data comercial nos Estados Unidos, onde se comemora o Dia de Ação de Graças – sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. A Black Friday acontece sempre no dia seguinte, por um motivo bastante oportuno: é hora de se preparar para o Natal e vender o estoque antigo com muito desconto. Aqui no Brasil, este mesmo motivo fez com que as lojas (principalmente os e-commerces) aproveitar onda e criar nosso próprio Black Friday – que se transforma em black week, black month, etc. O que importa é ter criatividade e descontos de verdade!

O que o consumidor Black Friday procura?

O consumidor está atento, informado. A Classe C ainda é a que mais consome no Brasil, e o Google fez um excelente levantamento falando sobre o comportamento dela durante este período.

Podemos observar como a Classe C ainda consome muito offline, sendo uma excelente oportunidade para pequenos negócios que ainda não trabalham por e-commerce, por exemplo. Além disso, 61% consumiram pela primeira vez durante a Black Friday em 2017. 

Como criar uma boa promoção?

Criar uma boa promoção, digna de Black Friday real, exige uma boa dose de atenção e criatividade. Antes de tirar qualquer plano do papel, considere:

  • O que o seu cliente considera como promoção?
  • O que você espera garantir de retorno?
  • Quanto tempo seu consumidor terá para garantir a promoção?
  • O que pode parecer muito atrativo para seu consumidor, sem que você acabe “pagando a conta”?

Com público e objetivos alinhados da campanha promocional, é o momento de pensar no formato dela. Por isso, selecionamos algumas dicas para você escolher o melhor formato de promoção para sua loja, seja física ou virtual:

Desconto progressivo

Essa estratégia é ideal para quem quer aumentar seu ticket médio – ou seja, vender mais para o mesmo cliente, que pode ser novo ou antigo. O formato é bem simples: 1 produto garante x% de desconto, 2 produtos garantem y% de desconto. Quanto mais produtos, maior o desconto. Atente-se ao limite de itens e validade da promoção antes de colocar em prática!

Cupom de desconto

Essa promoção é ideal para garantir novos clientes. Você pode indicar um cupom de desconto físico ou virtual – caso sua loja seja online. Essa é uma excelente forma de medir a efetividade de parcerias. Por exemplo: você fecha uma parceria com uma influenciadora no instagram e dá um código para ela divulgar. Quem vier comprar na sua loja a partir desse código é um indício de que sua parceria está ou não funcionando conforme o esperado.

Promoções sazonais do varejo

Ao aproveitar datas sazonais, como escrevemos neste post falando sobre a Black Friday, você tem uma excelente forma de atrair clientes novos, que estão interessados na promoção, mas que, com um excelente trabalho de marketing, você tem a possibilidade de fidelizá-lo. Uma boa forma de fazer isso é através de campanhas de e-mail marketing – mesmo para lojas físicas. 

Quer saber mais sobre campanhas de e-mail marketing? Temos um e-book muito bom para você começar a tirar sua campanha de e-mail marketing no papel e fazer muito mais do que uma promoção de Black Friday: 


Boa leitura e boas vendas!

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CONTEÚDO, SOCIAL

Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais

Criar conteúdo para sua marca é uma tarefa importantíssima, e muitos gestores não compreendem a sua importância. Este post vai esclarecer as dúvidas principais sobre o tipo de conteúdo que você precisa trabalhar nas suas mídias sociais e como criar um calendário para trabalhar seus posts em cada mídia social.

Antes de começar: Você sabe qual mídia social vai trabalhar?

Sim, essa pergunta é uma das mais importantes. Se você não sabe exatamente qual mídia social vai escolher e está pensando no facebook ou instagram apenas porque disseram que você precisa estar lá, vamos pensar novamente: onde o seu cliente está? Sabemos que praticamente o mundo inteiro usa o facebook (ou alguma outra rede social do tio mark), porém, as mídias sociais são feitas para se relacionar com pessoas e marcas, obter informações e para entretenimento. Para a sua marca estar lá ela precisa estar disposta a fazer este tipo de conteúdo: entretenimento, informação, relacionamento (e venda, claro). Mas a venda é apenas um pequeno fragmento do que é possível obter através das mídias sociais.     Agora que você já decidiu qual rede, vamos para o próximo ponto:      

O que devo postar?

A primeira regra das mídias sociais é que: não há regras. Sim, parece piada, mas na realidade, tudo é questão de teste. Seu público pode ser igualzinho ao do seu concorrente, mas na sua fanpage ele pode agir de forma diferente, tendo resultados bem distintos ao seu concorrente. Então, a melhor forma de garantir que a estratégia dará certo é testando. Vamos falar um pouco mais sobre isso.

– Fale sobre o problema que a sua marca resolve. Já falamos algumas vezes que a melhor forma de ser lembrado pelo seu cliente é resolvendo o problema dele. Quando você tem clareza no objetivo do seu produto ou serviço, fica muito mais fácil abordar as soluções.

  • Uma contabilidade pode falar sobre leis e direitos do trabalhador
  • Uma loja de móveis e UD pode falar sobre decoração
  • Um estúdio de estética pode dar dicas para cuidar melhor da pele

– Se você está pensando que isso não vai fazer você vender seu produto, pense melhor. Não é sempre que seu cliente em potencial está preparado para comprar. Na realidade, existem muitos setores que a compra está relacionada mais à uma jornada de aprendizado (a chamada Jornada de Compra) do que relacionado à compra por impulso.

Aliás, precisamos falar um pouco sobre o consumidor cada vez mais informado e “blindado” pelas estratégias de compra por impulso. Vale muito mais você mergulhar na estratégia de trazer conhecimento sobre a necessidade do seu produto / serviço e vender com recorrência que, com postagens promocionais, atrair apenas uma pequena parcela de clientes que já estão preparados para comprar, mas talvez não estejam prontos para ser seu cliente.

Com qual frequência?

Teste. A dica na realidade vale para a frequência que sua equipe puder suprir: uma vez por semana, duas. A diferença está no volume que você pode se comprometer a produzir. Se o seu formato é vídeo, quantos vídeos (com qualidade) você consegue produzir. Se é texto, qual o nível de esforço necessário que você empregará para a produção destes textos num blog, por exemplo. E, claro, teste os resultados. Sem medição, não há aperfeiçoamento.

Ajudinha para começar

Estamos quase no fim do ano, mas o calendário de datas sazonais certamente será útil para você. Acesse nosso calendário e pense: dentro do seu segmento, qual data comemorativa posso absorver e criar conteúdo?

Bom conteúdo para você!

Gisela Santana 

Coordenadora de conteúdo digital

Clique na imagem acima ou acesse os stories do instagram da @ocacomunica