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ESTRATÉGIA

Como fazer uma boa gestão de negócios

Na prática, um líder e profissional que pratica uma boa gestão de negócios é a pessoa que se torna responsável por administrar a empresa visando metas e motivando a equipe para fazer um bom trabalho em grupo.

A gestão de negócios é um conjunto de competências voltadas à administração de empresas, que visa processos eficientes para atingir objetivos concretos.

Nessa atividade, estão incluídos itens como liderança de equipe, monitoramento de processos, planejamento de projetos e organização.

ESTRATÉGIA

Redes sociais: Saiba como trabalhar o storytelling da sua marca através desta estratégia

É inegável que uma boa história, quando bem contada e fluida, prende a atenção dos espectadores, e as empresas têm a oportunidade de aproveitar diferentes narrativas empregando storytelling nas redes sociais das marcas e cativar os clientes. 

Dentro de uma realidade em que as redes sociais se tornaram um espaço repleto de conteúdo com origem por todos lados, consumidores e empresas, existe uma maneira de fazer um material parecer único e se destacar perante a concorrência. 

Assim pode ser visto como uma abordagem ao contar histórias, ou seja o storytelling, que garante gravar uma marca na mente do público.

INBOUND

Estratégia de Inbound Marketing: 5 passos para implementar

Cada vez mais as empresas estão se interessando por estratégias de inbound marketing, graças à sua metodologia altamente inteligente.  Mas para conquistar o sucesso, será preciso entender como esse processo funciona, e é bastante diferente do marketing tradicional, onde o foco, em vez de atrair o público interessado, era na realidade interromper o público para oferecer um produto ou serviço.

Uma estratégia de inbound marketing passa a ser baseada no marketing de conteúdo, marketing digital e SEO.

EMPREENDEDORISMO

Como fica o setor de empreendedorismo em 2022?

Após o mar de incertezas que o universo empreendedor teve que enfrentar durante 2020 e 2021, as coisas podem melhorar em 2022. 

Agora, aquele que deseja empreender deve entender quais são as novas tendências do mercado.

Investir em um negócio é sempre arriscado e, por esse motivo, realizar um estudo aprofundado sobre o mercado pode aumentar as chances de sucesso.

Neste artigo, você que já é empreendedor ou que deseja abrir uma empresa, vai entender mais sobre as tendências para o setor do empreendedorismo em 2022. 

Isso de qualquer porte que seu negócio seja.

Boa leitura!

TENDÊNCIA

6 tendências de Marketing de Conteúdo em 2022

Uma coisa é certa, o setor de marketing de conteúdo está em constante transformação. Isso porque o avanço da tecnologia no mercado, vem fazendo com que o marketing mude constantemente para se manter ativo. Isso faz com que existam novas tendências de marketing de conteúdo, que você precisa conhecer.

Entretanto, o comportamento do consumidor não muda com tanta frequência, por isso, é preciso desenvolver estratégias ou colocar em prática ações. 

É com base no comportamento do consumidor que selecionamos 6 tendências para 2022.

Caso ainda não tenha pensado nisso, dê uma atenção especial ao marketing de conteúdo e coloque as várias estratégias em prática. 

Boa leitura!

Quais expectativas do marketing em 2022

As expectativas para o marketing em 2022, vem totalmente relacionada com a criatividade. 

Com as redes sociais, mudanças de algoritmos e a criação de novos recursos nas plataformas de marketing, os profissionais precisam ser criativos.

Isso para conseguirem desenvolver conteúdos que chamem a atenção dos usuários.

Pode-se dizer, que teremos um futuro de oportunidades nas empresas!

Novas tecnologias, análise de dados, inteligência artificial e uma nova realidade virtual que promete mudar tudo, o metaverso.

E tudo isso pode ser aprimorado e fortalecido com ações em paralelo de inbound marketing

Principais conteúdos para serem abordados no Marketing de Conteúdo

Encontrar um conteúdo valioso na internet é essencial. 

As empresas que produzem artigos, posts e vídeos alinhados com os interesses do público-alvo.

Também conseguem agregar valor à marca, atraindo mais clientes e influenciando na decisão de compra.

Os conteúdos podem ser abordados e chegar ao cliente por meio de diversas estratégias, podendo ser:

6 tendências em Marketing de Conteúdo

O comportamento do público está mudando constantemente, fazendo com que seja necessário se adaptar ao mercado, acompanhando as tendências e se mantendo relevante.

Apostar no marketing de conteúdo, é uma forma de aumentar a autoridade da marca e criar bons relacionamentos com o cliente. 

Confira a seguir, a lista com 6 tendências em marketing de conteúdo, esperadas para 2022.

#1 Comunidades de Conteúdo

É uma forma de estreitar laços e estabelecer relações recíprocas entre todos os membros que fazem parte de uma empresa. 

Trata-se de uma ferramenta capaz de identificar os posicionamentos da sua comunidade de consumidores, entregando valor para satisfazer os desejos de todos os envolvidos.

E conhecendo o consumidor pós pandemia essa estratégia pode ser ainda mais eficaz.

#2 Marketing Multicanal

Essa estratégia visa divulgar uma campanha em diferentes plataformas. 

A ideia é alcançar o máximo de consumidores, aumentando a campanha e divulgando a mesma, em diferentes formatos. 

Isso faz com que promova uma automação de marketing, gerando mais conhecimento da marca, e consequentemente, vendas.

#3 Conversa e Autenticidade

O marketing de conversa é uma metodologia moderna, quando o assunto é a geração de leads. 

Essas ferramentas podem oferecer experiências personalizadas através de caixas de mensagens e interações por conversas. 

Por outro lado, o marketing de autenticidade desperta a identificação dos consumidores transmitindo confiança. 

A sua marca precisa mostrar que tem personalidade e coerência com valores e propósitos.

#4 Personalização dos conteúdos

Pode ser definida como uma estratégia dependente de dados dos visitantes para fornecer conteúdos relevantes, tudo baseado nos interesses e motivações do público. 

Com uma estratégia bem feita, os benefícios com a otimização se transformam em maior fidelização de clientes, segmentação de público-alvo, atração e prospecção de leads.

Lembrando que a personalização é para cada público e para cada plataforma.

As formas de criar relacionamento no Instagram é diferente do Facebook, por exemplo. 

#5 Gamificação

No marketing, a gamificação é uma estratégia utilizada por muitas empresas, com o intuito de promover melhores experiências de forma diferenciada para a audiência. 

Com tecnologia e elementos presentes em jogos, é possível criar conteúdos para manter os consumidores engajados, interessados e muito motivados.

#6 Podcasts

É um programa de rádio gravado, onde o ouvinte pode escutar quando quiser. 

Não precisa de sintonia com emissoras, apenas um serviço de streaming, site específico ou download de arquivo digital. 

Para que esse método dê certo, peça feedbacks e dicas aos ouvintes, visando melhorar a cada edição.

Para colocar todas essas tendências em prática, será necessário se colocar no lugar do público. 

Assim, será mais fácil envolvê-los e entender o que eles realmente estão precisando.

Agora que você conheceu as principais tendências do marketing de conteúdo para 2022, é hora de colocá-lo em prática! 

Ficou claro os direcionamentos ideais para a construção de conteúdos capazes de gerar engajamento entre o público.

O que achou sobre essas tendências de conteúdo para este ano?

Que tal conhecer o blog OCA? Assuntos incríveis sobre um marketing digital de propósito, e que entrega valores e resultados para o seu negócio!

TENDÊNCIA

Consumidor pós pandemia: Principais mudanças do perfil do consumidor

A pandemia de Covid-19 que pegou  muita gente de surpresa no ano de 2020, fez com que todos, principalmente os empreendedores, se reinventassem, para continuar lucrando e sobrevivendo com os seus comércios físicos fechados. Isso mudou completamente a rotina, o consumo, o estilo de vida e criou o que chamamos de consumidor pós pandemia. Hoje vamos entender mais sobre este assunto.

A forma de comprar e principalmente de trabalhar mudou e muito.  Os escritórios passaram a ser em casa, o que explodiu a modalidade home office, já as compras passaram a ser quase que 100% de maneira online.

Mas afinal, será que o “pós pandemia” irá apresentar mudanças? 

Para entender esse fator, é preciso entender como as pessoas estão comprando e quais os setores mais estão consumindo. 

Para saber mais, continue a leitura até o final. 

Vamos lá!

Principais sentimentos dos consumidores na pandemia

O “novo normal”, trouxe junto mistos de sentimentos coletivos, e difíceis de se entender. 

Nunca foi visto uma mudança no comportamento dos consumidores, como a vivida em 2020.

Esse conjunto de novos sentimentos, faz com que os consumidores repensem sobre os aspectos da vida. 

Uma pesquisa realizada pela WGSN Insight, apresentou o comportamento do consumidor do futuro em 2022. 

Com isso, sentimentos se destacaram, sendo eles:

#1 Medo

O medo é caracterizado pelas incertezas financeiras, o que caracteriza o sentimento como um unificador de nossos tempo. 

Isso ocorre pois com a pandemia, muitas empresas faliram, deixando caixas vazios e a situação financeira alarmante.

#2 Dessincronização social

Ligado a novas rotinas, em espaços como casa, trabalho e escola. 

Existe uma conexão com outras pessoas, mas, sem momentos de união, o que é importante para o desenvolvimento humano. 

Ou seja, as pessoas continuaram fazendo as mesmas coisas, porém em tempos diferentes, evitando por exemplo, aglomerações.

#3 Resiliência equitativa

Refere-se à capacidade de resistir e se adaptar às mudanças. 

De forma simples, manter emoções e pensamentos sob estresse, o que impede de trabalhar as emoções negativas, abrindo espaço para aceitação emocional.

#4 Otimismo radical

É esperado que no pós-pandemia exista uma maior aceitação emocional, permitindo sentimentos relacionados a todas as emoções, independente se são boas ou ruins. 

O otimismo radical, aparece como um sentimento para proporcionar força e superação.

Como será o consumidor pós pandemia

Uma coisa é certa, a Covid-19 mudou de forma drástica o comportamento do consumidor.

Promovendo novas prioridades de compras, mudando as jornadas dos clientes e aumentando as compras pelo e-commerce.

Esse modelo apresentou um aumento mundial de 27,6%.

Dessa forma, a compra online é um tema relevante. 

E as ações de inbound marketing tem que levar em consideração aquilo que os consumidores abordam.

No entanto, o confinamento, distanciamento social, fechamento de shopping, bares, restaurantes e estabelecimentos sociais fazem com que os consumidores mudem algumas maneiras de compra. 

Então, podemos esperar um perfil mais reservado e que dê preferência para comprar online do que se deslocar até um ponto físico.

Perfil do consumidor: estabilizador, comunitário e otimista

A chegada do 5G e o boom de vendas on-line e por aplicativos, fará com que 2022 tenha em média 30 bilhões de dispositivos conectados a nível global.

O que é três vez mais do que a população humana.

Muito se especula sobre o perfil do consumidor e como será o seu relacionamento com empresas. 

O avanço da tecnologia acelerada por conta da pandemia de coronavírus, fez com que entender esses perfis se tornasse algo fundamental para o mercado. 

Esses perfis são:

  • Estabilizador: são aqueles que se sentem cansados e sobrecarregados, então priorizam a estabilidade, tranquilidade e principalmente, a praticidade. Desejam produtos que o façam sentir bem. O grupo parte de sentimentos como ansiedade, medo e incerteza na hora de escolher marcas;
  • Comunitário: acostumados com um estilo de vida mais agitado, querem sempre estarem ativos onde vivem. Esse perfil, busca se reunir em grupos físicos e digitais, para assim terem fortes questões de localidades, mantendo as raízes da sua origem;
  • Otimista: um perfil aventureiro e que não enfrenta problemas da hora de defender as suas crenças, agindo sempre de maneira positiva. No quesito consumo, compartilham e celebram com seus pares otimistas. É o perfil mais diverso e mantém a inclusão e conectividade no topo da lista de prioridades.

Mesmo após entender os perfis dos consumidores, será necessário ter atenção com a comunicação com esse público.

As ações de marketing e de publicidade, como o envio de newsletters ou as campanhas promocionais, precisarão ser mais assertivas e coerentes. 

Então, as informações precisam seguir os perfis dos consumidores, para que o alcance seja significativamente bom e sincero.

Setores com oportunidades com o novo perfil de consumidor

Esse cenário de mudanças fez com que as pessoas se sentissem sobrecarregadas, buscando novas maneiras para passar por esse momento. 

A verdade é que, no pós-pandemia, alguns setores irão se destacar mais que os outros.

Ao entender o contexto, as empresas podem trabalhar melhor internamente. 

Inclusive nas ações de marketing de conteúdo e pauta das postagens no mês. 

São eles:

#1 Esporte e bem-estar

Mesmo com a pausa do futebol, surgiu a urgência da prática de atividades físicas por conta dos consumidores para buscarem um bem-estar, promovendo saúde física e mental. 

Essas atividades realizadas em casa, trouxeram oportunidades para professores darem suas aulas online.

#2 Moda e beleza

Com as restrições de vida social, os consumidores passaram a se cuidar mais em casa, o que aumentou a busca por produtos de skincare e cabelo. 

Afinal, a aparência faz tão bem quanto manter a forma e o sono em dia.

Uma coisa é certa, com quase toda população brasileira vacinada, as coisas já estão voltando à normalidade. 

O que nos resta é esperar e continuar nos adaptando aos perfis consumistas, até porque, são eles os responsáveis por manterem a economia funcionando perfeitamente. 

Sabendo desse cenário, baixe nosso e-book gratuito que vai te ajudar a preparar sua estratégia digital para a retomada depois da pandemia

ESTRATÉGIA

Marketing de Performance: O que é e como aplicar?

São tantas as inovações, que novas mídias e formas de se comunicar deixaram de ser novidade. 

Por esse motivo, ficou mais fácil observar as novidades do marketing, com suas diferentes estratégias.

O marketing de performance é uma dessas estratégias, vinda do marketing digital seu foco são os resultados em anúncios patrocinados. As decisões só são tomadas com base em dados acompanhados e testados constantemente.

Mas você sabe o que isso significa? 

Esse artigo vai te ajudar a entender e como utilizar essa técnica. 

Boa leitura!

O que é Marketing de Performance

Como dito,  marketing de performance é um tipo de marketing digital onde todas as ações são focadas em resultados com base em análise de dados. 

Essa técnica é focada em identificar o investimento realizado nas mídias digitais, e se está apresentando retorno.

Quem opta pelo marketing de performance, usa diferentes ferramentas e plataformas do marketing digital para conseguir acompanhar o desempenho de cada um dos seus anúncios. 

Assim, é possível entender como melhorar seus resultados, afinal, você consegue identificar os erros antes de darem problema e assim corrigi-los

Por que adotar o Marketing de Performance

De forma bem simples, investir em marketing de performance garante que as campanhas sejam elaboradas com maior precisão, sempre sendo analisadas para evitar e corrigir erros.

Ajuda ainda a definir um orçamento baseado nas possibilidades.

Se tornando então um grande potencial para conversão de vendas e consequentemente fazer com que a marca alcance cada vez mais público-alvo.

Métricas do Marketing de Performance

As métricas de marketing, tratam-se de indicadores utilizados para medir os resultados de todas as ações e campanhas realizadas. 

Acompanhando o número de visitante até volume de vendas. 

É possível identificar o impacto das estratégias dentro dos resultados finais da sua empresa.

Para analisar a performance de campanhas de marketing, as métricas mais relevantes formam um funil digital, sendo elas CPM, CPC, CPL, CPA e ROAS. 

Claro, existem outros indicadores, porém estes são suficientes para dar início ao seu processo de otimização.

Para entender e conseguir relacionar e conectar informações coerentes, é válido aprender as funções básicas do power bi

Essa ferramenta tem como objetivo preencher lacunas entre dados e tomada de decisões.

Benefícios do Marketing de Performance

O marketing de performance é uma versão avançada do digital, com técnicas modernas para gerar resultados específicos. 

Alguns benefícios podem ser notados. 

Como:

  • Resultados em tempo real: é possível acompanhar de forma instantânea os resultados obtidos. Assim, as tomadas de decisão de gestores e equipes são transformadas em dados, fazendo com que seja mais assertivo;
  • Metas com ROI: do inglês Return on Investiment, informa quanto o investimento retornará em forma de receita. O ROI consegue calcular os gastos estratégicos e quanto de receita foi gerado, tornando esse conhecimento simples;
  • Proximidade com público-alvo: para obter resultados, as estratégias devem sempre ser direcionadas aos clientes, dessa forma o relacionamento melhora.

Principais canais para anunciar:

Para atingir o público da melhor maneira, é necessário explorar os canais de mídia online, que possuem diferentes características e funções. 

Por isso, a sua estratégia de marketing de performance deve ser completa, com um olhar 360°, assim garantindo uma presença digital completa. 

Os principais são:

#1 Google Ads

Como o nome já diz, o Google Ads é uma plataforma do Google, definida para publicidade.

Com ele é possível divulgar produtos e serviços na internet de uma maneira rápida e eficiente.

O pagamento é feito somente quando as pessoas clicarem ou visitarem o seu site, ver um conteúdo ou entrar em contato com a sua empresa.

#2 Mídias Sociais

Grande parte das mídias sociais oferecem maneiras para as marcas patrocinarem conteúdos e anúncios, visando atingir os usuários.

As opções ficam por conta deles:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Twitter Ads;
  • TikTok;
  • Pinterest.

Além desses recursos, pode-se ainda usar o WhatsApp como um canal de marketing efetivo para o seu negócio. 

#3 Marketing de Afiliados

Trata-se, entretanto, de uma relação comercial onde uma pessoa divulga um produto de uma empresa em troca de receber comissão por cada venda realizada.

De forma resumida, é uma recompensa para um ou mais filiados para cada cliente ou visitante indicado pelos esforços de marketing desse afiliado.

Não se esqueça: na hora de monitorar o desempenho, é de máxima importância que toda a equipe seja proativa.

O marketing de performance pode alterar detalhes de suas ações, se tornando uma vantagem.

Na OCA, entregamos resultados em anúncios com uma metodologia própria que vem trazendo resultados há anos, cultivando relacionamento com os seguidores, trazendo leads e engajamento orgânico. Quer descobrir como isso é possível? Converse com a equipe da Oca Comunica e turbine o seu marketing!

CASE DE INBOUND, NOSSOS CASES

Case Yoorin Garden – Propósito e frequência para criar relacionamento

Sempre falamos que o segredo das mídias sociais que vendem estão no potencial de criar relacionamentos. Muitas vezes, essa frase pode parecer complexa demais para entender no seu ramo de atuação. Por isso, hoje, queremos mostrar como a Yoorin Garden está construindo uma comunidade por meio de propósito e frequência na sua comunicação digital. 

O problema:

A Yoorin é uma empresa de fertilizantes premium, com décadas de experiência no mercado agro, e lançou recentemente sua Linha Garden, voltada a paisagistas e ao consumidor final. Toda a qualidade dos produtos já é bastante conhecida do público B2B, mas ainda não estava acessível aos apaixonados por jardinagem e às pessoas que criam sua própria horta em casa. 

A Solução:

Por meio de lives com profissionais de jardim, paisagistas e publicações no Instagram, a Yoorin Garden passou a ensinar o público como utilizar os produtos e as melhores práticas para cuidar do jardim, enquanto criava sua própria comunidade – que crescia dia após dia – graças à frequência de publicações ao vivo. 

 

Veja só como são feitos os convites para as lives:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Yoorin Garden (@yooringarden)

Abaixo, uma das lives que foram transformadas em vídeo no IGTV, na íntegra.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Yoorin Garden (@yooringarden)

Depois, essa mesma live é separada em diversos pequenos assuntos, e divulgados posteriormente.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Yoorin Garden (@yooringarden)

O mesmo conteúdo também é disponibilizado no Youtube, captando visualizações e direcionando para as outras redes sociais.

Combo de Resultados:

Antes das lives, era difícil criar conteúdo que mostrasse o produto sendo utilizado – afinal, a marca ainda era nova e não havia muito material produzido com foco em pequenos jardins e hortas. Depois das lives, as gravações puderam ser adaptadas, recortadas e publicadas nos mais diversos formatos – aumentando a frequência e melhorando o engajamento e aprofundamento no tema. 

Na prática, uma live que durou cerca de 1h nos gerou conteúdo para cerca de outras 6 postagens – vídeos, carrosséis, reels, etc. 

Além disso, as lives com convidados especialistas em suas áreas proporcionaram uma nova audiência para a conta do Instagram.  

Se você precisa de uma estratégia para criar audiência, tornar-se autoridade no assunto e vender pelas mídias sociais, entre em contato com a OCA! 

 

 

GESTÃO

Como definir o público-alvo de um e-commerce?

Se você vende um produto ou serviço, você o vende para alguém. E quem é essa pessoa que gostaria de consumir a sua solução? Nós falamos muitas vezes de persona, de jornada de compra e sabemos que quanto mais consultiva é a venda, mais complexa é a compreensão das necessidades do público-alvo. 

Mas e no e-commerce? 

A OCA possui um parceiro que é especialista em e-commerce, a Conexão Lojista, e juntos, nós desenvolvemos um trabalho que pode melhorar as vendas de pequenos e grandes e-commerces. Por isso surgiu a necessidade de falarmos deste assunto aqui no blog da OCA. 

Se você é lojista, certamente sabe da importância que uma definição de público-alvo proporciona para a boa gestão do e-commerce. 

Agora se não sabe ou ainda tem dúvidas, é necessário entender e saber bem quais são as pessoas que possivelmente irão comprar na sua loja virtual.

O conceito de público-alvo, ainda confunde muitas pessoas, o que pode interferir no processo de definição dentro de um e-commerce.

Pensando nisso, preparamos esse artigo, para te auxiliar a entender esse termo. 

Vamos lá?

O que é público-alvo?

O termo público-alvo, pode ser definido como um grupo de consumidores que compartilham das mesmas características, onde a empresa identifica e direciona suas campanhas. 

Pode ainda ser conhecido como target, que em tradução livre significa segmento-alvo ou mercado-alvo.

Em suma, esses grupos podem ser definidos por faixa etaria, classe social, região, sexo, estilo de vida e todas as outras informações que achar necessario e que irão influencias nas decisões de consumo.

Pontos a serem considerados na escolha do público-alvo

Alguns pontos precisam ganhar destaque na hora de definir seu público-alvo. Portanto, considere:

  • Dados demograficos (idade,sexo,escolaridade,classe social e profissão);
  • Dados geográficos (estado, zona rural ou urbana e região);
  • Informações comportamentais (gostos, acessibilidade para preços e qualidade do produto);
  • Informações psicológicas (personalidade, estilo de vida e valores);

É importante pesquisar bastante o mercado em que seu negócio está encaixado e ter essas questões definidas. 

Com uma boa escolha de público-alvo, a aceitação será mais fácil e os resultados positivos.

Público-alvo e Vendas: qual a relação?

Que a definição correta do público-alvo, é necessária para melhorar sua marca, promovendo maiores vendas e aumento nas conversões nós já sabemos.

Quando relacionado a vendas, esse termo reduz gastos não pontuais, pois as ações irão apresentar resultados positivos. 

Além disso alguns benefícios podem ser notados quando público-alvo e venda se unem, são eles:

  • Maior engajamento;
  • Marca mais conhecida;
  • A empresa começa a ser mais reconhecida;
  • Os potenciais clientes se tornam mais eficientes;
  • Evita falhas na comunicação;
  • Faz com que você conheça seu público, auxiliando em lançamentos.

Uma coisa é certa, não existem boas vendas sem um público-alvo definido corretamente!

Importância do público-alvo para o e-commerce

Uma boa definição de público-alvo, é uma etapa imprescindível durante o planejamento de qualquer negócio, principalmente nas ações de marketing digital.

Identificar o segmento, oferece ao seu e-commerce maiores oportunidades e posicionamento da marca no mercado. 

Uma dica é apostar em elaborações de estratégias de marketing.

Além disso, você pode investir em customer centric.

A estratégia que traduzida do inglês significa cliente no centro, serve para que o seu consumidor seja o foco diante de todas as decisões da empresa. 

Ou seja, antes de qualquer decisão é preciso analisar se aquilo afetará o consumidor de forma positiva.

Como definir o público-alvo?

Agora que já sabemos de sua importância, que tal entender como definir o público-alvo?

Essa definição começa na análise de mercado e vai até a elaboração das estratégias de cada produto.

A seguir, um passo a passo para te ajudar na hora de definir seu público-alvo com segurança.

  • 1- Conheça seu mercado

Entenda seu mercado e o que corresponde ao seu nicho.

Realize pesquisas de mercado com base em informações que possam vir a influenciar no desempenho da sua empresa.

Não se esqueça de pesquisar sobre seus concorrentes.

Dentre as suas pesquisas, para ajudar no desenvolvimento e impulsionamento do seu negócio, avalie também o Marketing de Influência.

O apoio de um influenciador ou micro influenciador digital pode ser atrativo para conhecimento e reputação. 

  • 2- Pesquise

Coletar dados é fundamental para que você tenha as características corretas do seu público-alvo.

Utilize questionários e questões de fácil resposta, tornando a pesquisa mais eficiente e dinâmica. Os dados podem gerar insights inclusive para a criação do briefing

É indicado agrupar os dados em uma planilha ou relatório para facilitar a visualização.

  • 3- Defina seu público-alvo

Após a pesquisa fica mais fácil definir o público-alvo. Você precisa entender quais os benefícios seu produto irá proporcionar para o consumidor.

Nesse momento é hora de utilizar dados demográficos, geográficos, comportamentais e psicológicos.

Além de toda informação que se considere relevante.

De fato, definir o público-alvo é importante para qualquer negócio, sem ele não é possível definir metas ou vender seus produtos.

Com todas essas dicas fica mais fácil alcançar seus objetivos.

Ademais, compreende o comportamento dos consumidores e a criação de estratégias e soluções específicas para cada um deles.

Agora que você já entendeu a importância e como definir seu público-alvo, é hora de colocá-lo em prática.