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GESTÃO

Como definir o público-alvo de um e-commerce?

Se você vende um produto ou serviço, você o vende para alguém. E quem é essa pessoa que gostaria de consumir a sua solução? Nós falamos muitas vezes de persona, de jornada de compra e sabemos que quanto mais consultiva é a venda, mais complexa é a compreensão das necessidades do público-alvo. 

Mas e no e-commerce? 

A OCA possui um parceiro que é especialista em e-commerce, a Conexão Lojista, e juntos, nós desenvolvemos um trabalho que pode melhorar as vendas de pequenos e grandes e-commerces. Por isso surgiu a necessidade de falarmos deste assunto aqui no blog da OCA. 

Se você é lojista, certamente sabe da importância que uma definição de público-alvo proporciona para a boa gestão do e-commerce. 

Agora se não sabe ou ainda tem dúvidas, é necessário entender e saber bem quais são as pessoas que possivelmente irão comprar na sua loja virtual.

O conceito de público-alvo, ainda confunde muitas pessoas, o que pode interferir no processo de definição dentro de um e-commerce.

Pensando nisso, preparamos esse artigo, para te auxiliar a entender esse termo. 

Vamos lá?

O que é público-alvo?

O termo público-alvo, pode ser definido como um grupo de consumidores que compartilham das mesmas características, onde a empresa identifica e direciona suas campanhas. 

Pode ainda ser conhecido como target, que em tradução livre significa segmento-alvo ou mercado-alvo.

Em suma, esses grupos podem ser definidos por faixa etaria, classe social, região, sexo, estilo de vida e todas as outras informações que achar necessario e que irão influencias nas decisões de consumo.

Pontos a serem considerados na escolha do público-alvo

Alguns pontos precisam ganhar destaque na hora de definir seu público-alvo. Portanto, considere:

  • Dados demograficos (idade,sexo,escolaridade,classe social e profissão);
  • Dados geográficos (estado, zona rural ou urbana e região);
  • Informações comportamentais (gostos, acessibilidade para preços e qualidade do produto);
  • Informações psicológicas (personalidade, estilo de vida e valores);

É importante pesquisar bastante o mercado em que seu negócio está encaixado e ter essas questões definidas. 

Com uma boa escolha de público-alvo, a aceitação será mais fácil e os resultados positivos.

Público-alvo e Vendas: qual a relação?

Que a definição correta do público-alvo, é necessária para melhorar sua marca, promovendo maiores vendas e aumento nas conversões nós já sabemos.

Quando relacionado a vendas, esse termo reduz gastos não pontuais, pois as ações irão apresentar resultados positivos. 

Além disso alguns benefícios podem ser notados quando público-alvo e venda se unem, são eles:

  • Maior engajamento;
  • Marca mais conhecida;
  • A empresa começa a ser mais reconhecida;
  • Os potenciais clientes se tornam mais eficientes;
  • Evita falhas na comunicação;
  • Faz com que você conheça seu público, auxiliando em lançamentos.

Uma coisa é certa, não existem boas vendas sem um público-alvo definido corretamente!

Importância do público-alvo para o e-commerce

Uma boa definição de público-alvo, é uma etapa imprescindível durante o planejamento de qualquer negócio, principalmente nas ações de marketing digital.

Identificar o segmento, oferece ao seu e-commerce maiores oportunidades e posicionamento da marca no mercado. 

Uma dica é apostar em elaborações de estratégias de marketing.

Além disso, você pode investir em customer centric.

A estratégia que traduzida do inglês significa cliente no centro, serve para que o seu consumidor seja o foco diante de todas as decisões da empresa. 

Ou seja, antes de qualquer decisão é preciso analisar se aquilo afetará o consumidor de forma positiva.

Como definir o público-alvo?

Agora que já sabemos de sua importância, que tal entender como definir o público-alvo?

Essa definição começa na análise de mercado e vai até a elaboração das estratégias de cada produto.

A seguir, um passo a passo para te ajudar na hora de definir seu público-alvo com segurança.

  • 1- Conheça seu mercado

Entenda seu mercado e o que corresponde ao seu nicho.

Realize pesquisas de mercado com base em informações que possam vir a influenciar no desempenho da sua empresa.

Não se esqueça de pesquisar sobre seus concorrentes.

Dentre as suas pesquisas, para ajudar no desenvolvimento e impulsionamento do seu negócio, avalie também o Marketing de Influência.

O apoio de um influenciador ou micro influenciador digital pode ser atrativo para conhecimento e reputação. 

  • 2- Pesquise

Coletar dados é fundamental para que você tenha as características corretas do seu público-alvo.

Utilize questionários e questões de fácil resposta, tornando a pesquisa mais eficiente e dinâmica. Os dados podem gerar insights inclusive para a criação do briefing

É indicado agrupar os dados em uma planilha ou relatório para facilitar a visualização.

  • 3- Defina seu público-alvo

Após a pesquisa fica mais fácil definir o público-alvo. Você precisa entender quais os benefícios seu produto irá proporcionar para o consumidor.

Nesse momento é hora de utilizar dados demográficos, geográficos, comportamentais e psicológicos.

Além de toda informação que se considere relevante.

De fato, definir o público-alvo é importante para qualquer negócio, sem ele não é possível definir metas ou vender seus produtos.

Com todas essas dicas fica mais fácil alcançar seus objetivos.

Ademais, compreende o comportamento dos consumidores e a criação de estratégias e soluções específicas para cada um deles.

Agora que você já entendeu a importância e como definir seu público-alvo, é hora de colocá-lo em prática.

CASE DE INBOUND, ESTRATÉGIA, NOSSOS CASES

O que significa 54% de conversão em uma estratégia de Inbound Marketing?

Um dos grandes desafios das empresas de serviços é compreender QUAIS SÃO as soluções que realmente ajudam quem está precisando delas. O Inbound Marketing é uma estratégia que reúne diversas ferramentas e atividades para obter as informações necessárias para tornar estas soluções mais fáceis de encontrar. 

Para você entender na prática, vamos apresentar um Case de Sucesso da Filosofia Positiva.

 

O Problema

Uma das Personas da Filosofia Positiva são mães preocupadas com a educação de seus filhos, com a esperança de educá-los para serem cidadãos que colaboram para o bem da sociedade. Essas mães, por vezes, encontram dificuldades em encontrar ferramentas que as ajude nessa tarefa, e se perguntam com frequência se estão no caminho certo ou cometendo erros.

 

A Solução

Através da criação de um e-book, chamado “Como Criar Filhos Responsáveis e Felizes”, foi possível impactar pessoas que pesquisavam a respeito destes dilemas e entregar à elas parte da solução que a Filosofia Positiva oferece para esta persona: ferramentas práticas para melhorar o relacionamento entre pais e filhos. 

Os Resultados

O Inbound Marketing é uma estratégia de médio a longo prazo, pois compreende que cada pessoa percorre uma jornada única de aprendizagem sobre o produto ou serviço que racionalmente vai adquirir no futuro.

Durante seis meses, tivemos uma média de 54% de cadastros para baixar o e-book. Isso significa, na prática, que mais da metade das pessoas que procuraram sobre “como educar seus filhos” encontraram a Disciplina Positiva (a solução oferecida pela empresa). 

Essas pessoas passaram a receber diversos conteúdos relevantes e gratuitos para “nutrir” essa jornada de aprendizagem, e ao longo de seis meses 4,5% destas pessoas se tornaram clientes. 

 

 

O que representa 4,5% de vendas em uma estratégia para você?

 

CONTEÚDO

Como perder a vergonha e começar a gravar vídeos para minha empresa

O vídeo pode ser considerado o meio de comunicação mais eficaz para estar perto dos clientes e consequentemente vender online. 

Infelizmente algumas pessoas têm medo de gravar os próprios vídeos, por receio das críticas e timidez. Seu desejo é gravar vídeos e divulgá-los, mas, a vergonha impede? 

Entenda que as melhorias irão aparecer com a prática, ou seja, deixe o medo e a vergonha de lado e dê o primeiro passo para o sucesso nas mídias digitais. 

Acompanhe esse artigo e saiba como deixar esse medo de lado!

O que é Vídeo Marketing?

O vídeo marketing, é uma estratégia de marketing através de vídeos, para a divulgação  do seu negócio em suas redes sociais ou outros canais – como televisão e cinema. Dentro da estratégia, podemos citar: 

  • vídeos institucionais;
  • vídeos educacionais;
  • campanhas publicitárias em vídeo;
  • e muitos outros.

De antemão, serve para atrair, converter e reter clientes, diante das várias possibilidades. 

Os vídeos podem ser para apresentar a empresa, explicar sobre um produto ou ainda falar sobre o seu mercado de atuação.

Essa estratégia permite que você escolha e aplique no seu negócio, de acordo com a forma que achar viável.

Benefícios do Vídeo Marketing para empresas

Quando feito de forma correta, o vídeo marketing melhora o seu SEO, fazendo com que o  público-alvo seja atingido e as vendas aumentem. 

Isso acontece quando o vídeo é hospedado em plataformas de pesquisa – como o Youtube, que pertence ao Google e é o segundo maior site de pesquisas. A maioria das buscas no Google com o título “como fazer” trazem vídeos como resultado logo nos primeiros resultados.

Outra tendência é relacionada aos algoritmos das redes sociais, que valorizam o conteúdo em vídeo e permite que a mensagem da marca  chegue para um público maior e mais variado, abordando todas as etapas do funil de vendas. 

Empresas com o segmento B2B, afirmam que os tomadores de decisões já foram influenciados a comprar após assistir algum tipo de vídeo.

Conteúdos em vídeo sendo preferência dos consumidores

Você sabia que conteúdos apresentados em forma de vídeo têm mais engajamento, independente do canal escolhido para promover a sua marca?

Uma coisa é certa, vivemos em um mundo com constantes mudanças, então, é necessário sempre estar se reinventando.

Precisa de algumas dicas para incentivar a fazer mais vídeos? Comece com os stories e lives. Elas são práticas e fáceis de fazer! 

No mundo dos negócios, você pode realizar ações de lives para presentear os seguidores com brindes, Isso poderá ajudar na captação de potenciais clientes, além de deixar sua marca conhecida entre as concorrentes.

Cerca de 50% dos usuários procuram vídeos antes de visitar a loja física. E ainda, 4 a cada 5 consumidores, acreditam na utilidade de vídeos demonstrativos. 

A realidade é que o interesse pelo visual pode promover a apresentação do seu produto e serviço com agilidade.

Por que começar a gravar vídeos para minha empresa?

A maioria dos internautas consomem vídeos na internet, dando preferência a esse meio de informação. 

Ou seja, publicar vídeos é mais do que oferecer um novo formato de mídia, mas sim atingir novos clientes.

Por serem mais visuais, os vídeos facilitam na hora de entender o conteúdo, proporcionando ao público um conhecimento didático e bem detalhado sobre sua empresa.

E com apoio do Marketing de Conteúdo é possível encontrar bons temas a serem explicados e reproduzidos, uma vez que é relevante gravar conteúdos que faz sentido com o que o público espera. 

Como perder a vergonha de gravar vídeos

Como dito anteriormente, os vídeos são eficazes para uma boa comunicação com o seu público. 

Deixe a vergonha de lado, foque apenas em satisfazer seus clientes e apresentar seu trabalho. Algumas dicas podem ser úteis:

  • Fale sobre o tema que quer dominar;
  • Crie tópicos;
  • Ensaie;
  • Arrume o cenário;
  • Comece a gravar.

Não se esqueça, a prática leva a perfeição!

4 dicas para começar a gravar vídeos para a empresa

Que gravar vídeos é uma excelente estratégia nós já sabemos. 

A intenção é sempre conquistar audiência e fazer com que aquele cliente volte a sua página e realize compras. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a começar a gravar vídeos.

Vamos lá?

#1 Pratique bastante sem câmeras

Use seu tempo livre para praticar, seja no carro, no chuveiro ou no sofá. Fale em voz alta, apenas para você o que deseja falar no vídeo, repita várias e várias vezes.

Não fique preso em uma única maneira de falar ou agir, busque sempre a naturalidade.

#2 Crie tópicos do que será gravado

Utilizar tópicos, auxilia na hora de organizar os pensamentos durante a gravação, evitando esquecer algo importante.

Você pode ainda, apostar no brainstorm, a técnica consiste na junção de várias pessoas para o compartilhamento de ideias.Quanto mais informações melhor!

#3 Imagine que está falando com alguém de confiança

Quando imaginamos alguém de confiança, a gravação se torna mais confortável, e com isso você conseguirá gravar com mais naturalidade e segurança.

#4 Faça aquecimentos antes de gravar o vídeo

É indicado aquecer a voz, sempre antes de começar a gravar para garantir tom e timbre equilibrados. 

Treinar o que será falado é ótimo, para memorizar e melhorar a dicção. As palavras mais difíceis precisam ser repetidas várias vezes, para fluir sem gaguejar. 

É comum que no início você não tenha tanta desenvoltura, não tenha medo de errar, utilize isso como forma de melhorar.

Tudo é baseado em costume, aos poucos se tornará uma coisa natural, da qual trará prazer em gravar. 

E podemos te ajudar com nosso calendário de datas comemorativas e sazonais de 2021! Com temas mais festivos, os conteúdos podem ser mais tranquilos de serem divulgados e gravados.

EMPREENDEDORISMO

Como a LGPD impacta o Marketing Digital?

A LGPD, desde quando foi anunciada até agora, depois de entrar em vigor, continua levantando diversas dúvidas, preocupações e incertezas nas mais diversas áreas de atuação.

A primeira coisa a se saber é que a LGPD afeta a todos, independente de você ser um empreendedor querendo saber como abrir um banco digital ou um usuário de redes sociais ativamente gravando vídeos caseiros e compartilhando com seus amigos.

O tema é amplo, mas nesse post vamos resumir os principais impactos da Lei Geral de Proteção de Dados quando se trata do impacto no Marketing Digital: o que muda para as empresas ou profissionais da área? Veja!

O que é LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados é um conjunto de regras que visa regulamentar e proteger a privacidade e informações dos usuários na internet. 

Essa lei entrou em vigor em 18 de setembro de 2020 e trouxe diversas mudanças para que sejam realizadas boas práticas em relação à segurança de dados na internet.

A partir dela, as empresas devem mudar todas as políticas que ainda não estejam de acordo com as regras de coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais.

Quais são os principais dados afetados pela LGPD?

Entre os principais dados afetados, deve-se considerar toda informação que permita identificar uma pessoa de forma direta ou indiretamente, como nome, RG, CPF, data e local de nascimento, telefone, endereço residencial, localização via GPS, cartão bancário, endereço de IP etc.

Como a LGPD afeta o marketing digital?

De modo geral, o principal impacto é que agora, obrigatoriamente, todas as empresas e profissionais que realizam ações e estratégias de marketing digital precisam seguir regras e boas práticas em relação ao tratamento de dados pessoais dos usuários.

Por exemplo, as estratégias de conversão de leads normalmente parte de um cadastro do usuário para receber um material específico, como um conteúdo exclusivo ou um desconto.

Com a lei, essas estratégias precisam ser ainda mais transparentes para que o usuário tenha acesso ao que a empresa está coletando de dados, qual a finalidade e se ele está ciente e concorda com isso.

Alguns outros pontos que podemos destacar é que o marketing digital precisa:

  • Sempre obter a autorização dos clientes para utilizar seus dados;
  • Repensar suas estratégias de acordo com as regras da lei;
  • Reavaliar as soluções contratadas pelos clientes e ter a confirmação de que os fornecedores estão alinhados com a LGPD;
  • Oferecer opções para que o cliente consiga sair ou tirar suas informações de sua base de dados, como o cancelamento de inscrição no e-mail marketing;
  • Permitir que o cliente tenha autonomia e controle na decisão de como como os dados serão utilizados.

Como as empresas devem se preparar para essa mudança?

Como a LGPD entrou em vigor há quase um ano, é de extrema importância que as empresas que ainda não se adaptaram procurem correr atrás das mudanças. Isso é essencial para evitar problemas legais e processos.

Além do conhecimento de tudo que está descrito no texto da lei, é importante que as empresas busquem ter iniciativa empreendedora também nesse momento.

Algumas estratégias como escolher uma agência especializada, elaborar uma política de consentimento e privacidade, ter uma excelente assessoria jurídica, ter criatividade e cuidado com todos os princípios da LGPD podem fazer a empresa contornar as mudanças que a lei trouxe.

Afinal, ela veio para favorecer os usuários e consumidores e sua empresa precisa se adaptar.

Principais atividades no marketing digital que serão impactadas:

Com a LGPD em vigor, diversas áreas do marketing digital foram impactadas e tiveram de ser repensadas. Isso porque as empresas faliram por falta de inovação. E quando o assunto é Lei, mudanças precisam ser feitas, como as listadas a seguir:

#1 E-mail Marketing

Em relação ao trabalho de e-mail marketing, o principal impacto é o cuidado extra em garantir que o usuário aceite a permissão para receber ações de marketing. 

Essa mudança favorece muito o usuário e evita o incomodo de ter a caixa de e-mail lotada de SPAM ou e-mails no qual o usuário não se inscreveu.

#2 Política de Privacidade

Outra mudança é no processo de deixar mais transparente qual a política de privacidade de cada marca ou site, para que o usuário ou cliente consiga ter acesso aos dados que o site tem acesso e a finalidade. 

Nessa política, além do esclarecimento, deve ter informações de acesso, solicitação de exclusão, transferência e limitação. 

#3 Segurança

Além do impacto direto no marketing digital, a lei também afeta a área de atuação de profissionais da segurança da informação. 

Nesse caso, a lei orienta quais são as medidas técnicas ou administrativas que devem ser tomadas para proteção de dados.

#4 Segmentação da Base de Leads

A segmentação de base de leads, está diretamente ligada com as ações de e-mail marketing e campanhas pagas, por exemplo, pois é uma área do marketing digital que mapeia os clientes potenciais para conseguir engajar a marca e conseguir conversão. 

Com a lei, a diferença é que para isso a empresa precisa ter um processo mais rigoroso e correto para não violar a lei, que protege o cidadão diante de situações em que suas informações estão sendo usadas sem consentimento.

Assim, vale avaliar sua estratégia de Inbound Marketing e Outbound Marketing, para ter certeza que está tomando ações corretas e efetivas.

#5 Remarketing

No remarketing, a ideia é conseguir reconquistar ou resgatar um cliente que já demonstrou interesse no serviço ou produto. 

Aqui, vale o mesmo princípio que vimos acima de ter a licença do usuário para enviar novos e-mails e ter uma política de privacidade transparente. 

O facebook, por exemplo, já está aplicando uma nova regra da utilização de pixel para criação de anúncios na plataforma. 

Conclusão

A Lei Geral de Proteção de Dados é uma lei que traz diversos pontos positivos para tornar o espaço digital mais transparente e que os dados pessoais dos usuários sejam protegidos.

Portanto, ela não pode ser vista como algo negativo, mas sim uma mudança para trazer boas práticas para todas as áreas, incluindo o marketing digital e suas campanhas!

E mais, ficou com dúvidas? Consulte nosso Guia LGPD e saiba mais como a empresa pode usar sobre a Lei de Proteção de Dados.

MARKETING

Como usar o WhatsApp como um canal de marketing efetivo para seu negócio

Em nosso tempo todo negócio precisa estar engajado, porque “as pessoas não querem mais comprar só por necessidade. Elas desejam uma experiência.”
O marketing sempre esteve presente no bem desenvolver das empresas e seus serviços e, hoje em dia, as estratégias empregadas pelo marketing dentro dos negócios têm sido cada vez mais importantes e, é por isso que saber utilizar as ferramentas certas para gerir e promover seus produtos e serviços, é essencial para alavancar seu negócio.

Um canal de marketing “é um conjunto de organizações independentes (empresa, aplicativo, plataforma) envolvidas no processo para disponibilizar um produto ou um serviço para o consumo final”, e quanto mais bem-sucedido for esse processo, mais facilmente as empresas conseguem realizar suas metas.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que possui ferramentas capazes ajudar sua empresa a tomar a melhor decisão não só para vender seus bens de consumo, mas também para entregá-los com qualidade aos seus clientes. 
Os níveis de canal de marketing se referem a maneira como sua empresa distribui seus produtos e serviços, utilizar canais múltiplos, por exemplo, significa colocar a marca em diferentes tipos de estabelecimentos varejistas, tudo depende de fatores que estão interligados como: o tipo de produto ou serviço que sua empresa trabalha; quais as metas que sua empresa está disposta a atingir; com qual mercados quer trabalhar; o fator organizacional de sua empresa; para realizar esses objetivos seu negócio vai precisar de um canal de marketing.

O que um canal de marketing pode fazer pela minha empresa?
Você já se fez essa pergunta, senão, talvez essa seja uma boa hora para se questionar. Afinal, neste mundo tão globalizado e diante da necessidade de lidar com tantas tarefas ao longo do dia, essa seja uma oportunidade imperdível para você e sua empresa. Pois são por estes canais de marketing que são anunciados ao público os produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Além de trazer informações sobre as empresas, os produtos, os serviços, eles são capazes de muito mais; por meio de uma integração entre empresa, canal de marketing e uma plataforma do tipo CRM por exemplo, muitas empresas têm conseguido se destacar perante a concorrência na hora de satisfazer o cliente final, agregando valor ao produto comercializado.

Então vamos conhecer alguns tipos de canal de marketing:

●     Marketing de mecanismo de pesquisa – “marketing de pesquisa” é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-os no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave, pode ser (SEO); ou (SEM).
●     Marketing de conteúdo – “É uma estratégia de longa duração, baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através do fornecimento de conteúdo valioso, consistente e altamente relevante para seus clientes”.
●     Marketing de Mídia Social – são os aplicativos de mensagens (Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagram, LinkedIn…) que possibilitam oferecer um serviço de interação personalizada entre empresas e clientes, além de dar maior visibilidades aos produtos e serviços.
●     Anúncio pague-por-clique (PPC) – uma forma de marketing na internet onde você paga cada vez que seu anúncio é clicado.
●     Marketing de afiliados – pode ser visto como um processo de espalhar a criação de um produto, ou de fazer o marketing desses produtos através de diferentes partes, onde cada parte recebe uma parcela da renda, de acordo com a sua contribuição.
●     E-mail marketing – é um dos canais mais antigos no marketing digital, esse canal possibilita o estreitamento de um relacionamento mais sólido com seus clientes. Através de campanhas automatizadas, por exemplo, você pode personalizar seus e-mails e entregar conteúdos que se adequem à preferência do cliente.

Dentro desde leque de canais de marketing o aplicativo WhatsApp oferece através de suas ferramentas muitos benefícios as empresas, pois permitem o cadastramento de diversas informações relacionadas aos negócios. Nele é possível adicionar informações úteis para clientes como seu endereço (que inclusive pode ser integrado ao Maps do Google), descrição da empresa, endereço de e-mail e site, e muito mais. Este aplicativo é um excelente canal de marketing direto, pois possibilita oferecer um serviço de interação personalizada entre empresas e clientes, além de dar maior visibilidades aos produtos e serviços. E todo este serviço prestado pelo aplicativo pode e deve ser potencializado com a ajuda e um CRM, para sincronizar; organizar; seus dados e de seus clientes; potencializar suas vendas; entre outros.

Além de tudo, o WhatsApp já conta com uma multidão de usuários em todo o mundo, e esse fato por si só, já o faz ser um aplicativo interessante para encontrar pessoas (futuros clientes), uma das grandes vantagens do uso desse aplicativo como ferramenta de marketing é sua versatilidade em termos de conteúdo a ser trabalhado. Ações como o envio de mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos, já estão sendo feitas por diversas marcas e com ótimos resultados.

Ferramentas de comunicação
As ferramentas de comunicação são o showroom da empresa, ou seja, como ela vai não só falar com seu cliente, mas também se apresentar a ele. Com o WhatsApp sua empresa vai escolher que tipo de relacionamento vai ter com seu cliente, é por isso que as contas corporativas têm um perfil no WhatsApp feito um cartão de visitas, além da foto e nome de perfil; é possível definir a localização; o tipo de empresa; endereço de e-mail e um website. Afinal para vender seu produto, você precisa visitar clientes ou ser visitado por eles. O aplicativo também indica se a sua empresa foi verificada ou não, o que traz confiabilidade ao cliente.

Com a ferramenta Resposta Rápida do WhatsApp o usuário pode cadastrar diversas frases que serão enviadas ao se digitar um atalho no teclado, tornando as conversas mais ágeis, ideais para dar respostas repetitivas do dia a dia, aliviando a carga de trabalho de sua empresa. Você também pode criar atalhos para as mensagens de texto e de mídia: como Gifs, fotos e vídeos, que você envia com mais frequência. Imagine que você tem centenas de clientes para responder, otimizar e padronizar suas respostas irá ajudar na organização do trabalho.
Já na ferramenta Mensagens Automáticas é possível criar mensagens de saudação; retorno; ou de ausência; informando o cliente sobre o horário de atendimento; além de definir respostas automáticas para quando estiverem fora de expediente. Também é possível escolher no calendário os dias e horários nos quais o atendimento não estará disponível, bem como configurar uma mensagem padrão, incluindo textos e emojis.
Mas, uma das ferramentas mais importantes para a venda é a ferramenta Catálogo de Produtos, esta é uma função que permite em poucos toques enviar informações sobre um produto ou serviço à clientes; junto com uma foto; preço e detalhes do produto; é uma ferramenta de vendas do dia a dia. Por meio do catálogo uma marca apresenta seus produtos ou serviços, eles estarão disponibilizados de forma que os consumidores não tenham dúvidas sobre o que lhe é oferecido. Por isso, investir em um bom catálogo é de extrema importância para o sucesso de vendas do seu negócio.

Ferramentas de organizacionais
As ferramentas organizacionais são muito importantes para o bem andar de uma empresa, pois melhoram a qualidade em obter controle sobre processos ou acompanhar a dinâmica dos colaboradores. Com isso, ajudam a obter melhor resultados no marketing, pois previnem problemas que poderão impedir o sucesso de um projeto. Você vai perceber que com as ferramentas organizacionais do WhatsApp vai ficar mais fácil gerir seu negócio.
A ferramenta Etiquetas é capaz de evitar problemas nos atendimentos por meio da organização que ela traz aos serviços, pois nesta função, é possível organizar as conversas com etiquetas coloridas, assim pode-se diferenciar um novo cliente, um fornecedor, um pedido de compra, uma reclamação, uma dúvida, um contato novo.
Como também, a ferramenta Estatística não só organiza o trabalho ao mostrar quantas mensagens foram recebidas; enviadas; entregues e lidas; mas também ajuda a avaliar o que está funcionando melhor na comunicação com o consumidor, para que assim sua empresa possa melhorar o serviço monitorando a efetividade de ações de marketing e de relacionamento com o cliente.
Enfim quero reforçar que uma empresa organizada, que utiliza um canal de marketing (um conjunto de organizações independentes); é capaz de ter uma boa visualização no mercado e com certeza irá desenvolver vínculos fortes e duradouros com seus clientes intensificando cada vez mais as estratégias de vendas, melhorando a visibilidade de seus produtos e, ou serviços fortalecendo sua marca.

CONTEÚDO

Marketing de Conteúdo: Saiba como atrair consumidores usando essa estratégia

Você já ouviu falar de Marketing de Conteúdo? Essa é uma poderosa estratégia não apenas para atrair mais consumidores e aumentar suas vendas, mas também para melhorar a imagem da sua empresa e educar o mercado sobre aquela solução que você oferece para o seu cliente.

Por isso, se você está inserido no mundo do empreendedorismo e quer potencializar os resultados do seu negócio, não deixe de acompanhar o artigo!

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma técnica de Marketing Digital que consiste em criar e distribuir conteúdos valiosos e relevantes para não somente atrair o público-alvo da sua marca, mas para tornar a sua empresa referência no segmento que você atua.

Enquanto o marketing trata de toda a estratégia que envolve as ações de uma marca para aumentar as vendas, estabelecer-se no mercado, aumentar o market share ou inúmeros outros objetivos, o marketing de conteúdo é uma das vertentes dessa estratégia mais ampla. 

Logo, o principal objetivo dessa estratégia é fornecer informações construtivas com o máximo de valor possível aos consumidores e possíveis consumidores da marca. 

Alguns exemplos de formatos para criar Marketing de Conteúdo são posts de blogs, vídeos, podcasts, e-books, infográficos e até mídias sociais. 

Inclusive, as redes sociais complementam bem essa técnica, pois podem ser usadas para divulgar os conteúdos e gerar mais engajamento. 

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Especificamente, existem cinco principais benefícios para empresas que usam marketing de conteúdo:

#1 Reconhecimento de Marca

O marketing de conteúdo permite transmitir os valores e a identidade da marca, o que contribui para aumentar o reconhecimento no mercado. 

Além disso, com a distribuição de conteúdos relevantes e de qualidade, a empresa adquire maior autoridade na área em que atua, a ponto de ser reconhecida como uma referência.

#2 Gerar e Informar Leads

Essa estratégia é ideal para atrair novos leads e, por meio da nutrição com conteúdos de qualidade, educá-los e guiá-los durante a jornada de compra até tomada de decisão.

Isso ocorre pois, por meio da divulgação dos seus conteúdos, você será encontrado por seus leads, e não o contrário. Essa prática, inclusive, gera redução de custos com marketing digital.

#3 Aumento de Vendas  

À medida que mais visitantes chegam até o site ou blog da sua empresa, mais pessoas se aproximam da marca por meio dos seus conteúdos e começam a conhecer suas soluções, o que resulta em mais conversões.

Vale aliar a estratégia a métodos para aumentar a retenção.Você pode enviar brindes promocionais, como canetas personalizadas e canecas ou oferecer descontos em primeiras compras.

#4 Fidelização com a Marca

O conteúdo estreita os laços com os clientes e ajuda a criar relacionamento, o que contribui para a fidelização. Isso ocorre pois a empresa demonstra estar focada em atender as necessidades de seus consumidores de forma contínua.

#5 Crescimento do tráfego do site

Quando existe uma estratégia de marketing de conteúdo, o seu site não será mais um “cartão de visitas virtual”, mas sim um portal frequentemente atualizado e com conteúdo relevante, que será “encontrável” pelo Google. Isso faz com que o seu público tenha mais chances de te encontrar de maneira orgânica por meio dos motores de busca.

Segundo a Content Trends 2019, 80% dos internautas utilizam o Google para se informar. Ou seja, produzir conteúdos relevantes e completos é uma excelente estratégia  para gerar tráfego orgânico com consistência e a longo prazo.

Onde Aplicar o Marketing de Conteúdo

Há diferentes formas de fazer Marketing de Conteúdo, conheça as principais:

#1 Blog

Uma das melhores estratégias para obter o máximo do Marketing de conteúdo é a criação de artigos para o blog da empresa. Ofereça conteúdo original e relevante para o seu público-alvo!

#2 Redes Sociais

Você pode criar conteúdos para redes sociais explorando as múltiplas ferramentas que oferecem, como imagens, vídeos, gifs e lives ao vivo, como também usá-las para divulgar seus conteúdos.

#3 Vídeos

O Youtube é o segundo site com maior número de pesquisas, perdendo apenas para o Google. Você sabia? Por isso, para ser encontrado, você também deve apostar em conteúdo em vídeo. Atualmente é o formato de conteúdo mais assistido e divulgado nas redes sociais. Por isso, vale adicioná-los em sua estratégia também. 

#4 E-mail Marketing

É uma excelente maneira de manter seu público informado sobre sua empresa e seus conteúdos. Você pode enviar newsletter, novidades e promoções por e-mail marketing.

Conclusão

O Marketing de Conteúdo pode trazer muitos benefícios para as empresas, já que ajuda a gerar mais leads, aumentar as vendas e fidelizar clientes. Além disso, também é uma forte ferramenta para melhorar a imagem e a relevância de uma marca no mercado.

Porém, para que traga resultados, é importante que tenha como principal objetivo informar e que seja relevante para o público-alvo. 

EMPREENDEDORISMO

Por que resolvemos focar apenas no marketing digital?

Há alguns anos resolvemos “virar a chave” do off-line para o on-line aqui na OCA. Sempre me pego refletindo sobre essa época e como fomos felizes nessa tomada de decisão. 

Antes dessa mudança, o posicionamento era vender a empresa como uma “agência faz tudo”, eu até poderia dizer que éramos uma “agência interruptor” atendendo demandas off-line e on-line. Sabe aquela história: “quem diz que faz tudo, não faz”? Sim, isso é a mais pura verdade!

Nossa agência já tinha mais de 15 anos de atuação no mercado e havia atendido dezenas de clientes, a grande maioria dos projetos eram off-line e estávamos em uma situação bem confortável. No entanto, a queda de investimento dos clientes nos veículos tradicionais de comunicação ligou o alerta de que algo mudaria drasticamente em breve.

Um dos clientes que atendíamos há cerca de dez anos atrás, investia aproximadamente 300 mil reais por ano em mídias tradicionais como televisão, rádio, revista, outdoor e painéis. Nessa conta nem entravam os investimentos em projetos on-line, já que eles tinham um site institucional e apenas atualizavam as fotos dos produtos. A empresa começou a reduzir os investimentos, ano após ano, até chegar ao ponto de não ter mais verba anual (budget) e fazer apenas a produção de folhetos para entrega no ponto de venda.

Hoje em dia, com 20% da verba do cliente citado acima, nós temos condições de entregar 5 vezes mais resultados, apenas com ações digitais (Inbound Marketing, Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo e Mídia Paga). E o melhor de tudo: conseguimos comprovar o ROI (Retorno Sobre Investimento). Se eu pudesse resumir a nossa estratégia seria algo como “O cliente se torna refém do sucesso”:ele não tem como encerrar o contrato conosco, uma vez que o resultado é tão bom que ano após ano, as renovações são garantidas.

Se eu acredito em veículos de comunicação off-line? Sim, acredito que são ótimas ferramentas para levar as pessoas ao ambiente digital, mas são muito “caras” para serem utilizadas por clientes de pequeno e médio porte. Se uma empresa precisa vender e não tem a verba necessária para estar bem posicionada tanto no off como no online, minha sugestão é: faça a lição de casa no online.

Quando me perguntam qual é o Core Business da OCA, eu digo que somos especialistas em marketing digital, e que atuamos em 4 principais frentes para entregar sucesso (citadas no 5º parágrafo desta matéria, estão em negrito). Então, alguns saudosistas de plantão talvez digam: você não tem saudades do tempo em que as campanhas dos seus clientes estavam na televisão, estampados nos outdoors e nos jingles das rádios? Sim, tenho saudades desse tempo, assim como tenho saudades de subir no pé de laranja ou de brincar de pega-pega. Mas essa época já passou: é hora de fazer valer novos caminhos e novas histórias!

Uma agência de performance está sempre um passo à frente do seu tempo, focando na entrega de soluções em comunicação para os seus clientes e se adaptando aos novos meios de comunicação, sejam eles quais forem.

INBOUND

Inbound Marketing e Outbound Marketing: Conheça as diferenças

O avanço das tecnologias e redes sociais fazem com que tanto o marketing quanto a venda se adaptem a uma nova realidade. E com essa necessidade, passamos a entender melhor as estratégias do negócio e do público, e qual é a melhor forma de atingir os objetivos do negócio. 

Inbound e Outbound são ambas formas de se trabalhar as estratégias de marketing e vendas dentro de uma empresa. Ambos são importantes e devem levar ao mesmo resultado: aumento das vendas, apesar de terem formas diferentes de atingir este objetivo. Mas existem algumas diferenças que vamos tratar neste artigo.

O Inbound Marketing é visto como um modelo mais inovador, focando na construção de conteúdos interessantes que despertem a atenção do cliente para este chegar até a empresa. 

Por outro lado, o Outbound Marketing é o modelo mais tradicional, que se utiliza de propagandas para instigar o consumidor. 

O que é Inbound Marketing?

Em português, o termo “Inbound Marketing” quer dizer “Marketing de Atração”. Imagine que o seu cliente precise resolver um problema e resolva pesquisar por ele antes na internet, ou consultar algum amigo nas redes sociais. Este é o “micromomento” que inicia uma jornada no Inbound Marketing. A principal ideia das ações de Inbound Marketing é despertar a atenção do lead e fazer ele ir até a empresa, se interessando por aquilo que a marca oferece. Isso atrai e fideliza o cliente.

A produção de conteúdo é o fator principal para gerar a atração com os consumidores, afinal, o consumidor busca pela informação e deve chegar até a sua empresa, que precisa criar conteúdo de qualidade e que resolva o problema  do seu público.

Para isso, é necessário entender quem é o público, quais são seus interesses, suas dores, dúvidas e desafios, para então propor conteúdos que resolvam essas questões. 

Exemplos de Inbound Marketing

1 . Caprice Turismo

A Caprice Turismo é uma agência e operadora de viagens especializada em viagens para a Terra Santa. Quando contrataram a OCA Comunica, o objetivo era fazer com que a mesma excelência de atendimento que a empresa possuía nos canais presenciais também pudesse ser refletida no online. Ao optar pelo Inbound Marketing, criamos um e-book para ajudar todas as pessoas que estavam procurando informações sobre viagens para israel. O E-book “O que você precisa saber antes de viajar para Israel” transformou 47% dos visitantes em leads, que passaram a conhecer a Caprice Turismo graças a este primeiro contato com o e-book. 

2. Filosofia Positiva

O desafio da Filosofia Positiva ao procurar a OCA Comunica era atrair um público interessado em aprender ferramentas práticas para melhorar os relacionamentos entre pais e filhos, professores e alunos, casais, colegas de trabalho e consigo mesmo. 

Com o inbound marketing, criamos conteúdo para todos estes públicos, solucionando pequenos problemas que eles estão enfrentando, e levando-os a compreender que precisam dos cursos e certificações que a empresa oferece. Uma das estratégias mais interessantes foi um e-book com Webinar gratuito para pais que desejam que seus filhos sejam mais responsáveis. Este material contou com mais de 500 pais inscritos, que passaram a conhecer a metodologia que a empresa oferece.


O que é Outbound Marketing?

O termo “Outbound Marketing” também é conhecido como “Marketing de Interrupção”. Isso porque é um método de prospecção ativa, em que são utilizados formatos que interrompem a rotina diária do público.

Nesse cenário, a ideia principal é de ir ativamente atrás do cliente, oferecendo de forma direta os produtos e serviços da empresa.

Assim, no outbound marketing,  você identifica perfis de potenciais clientes e já começa a abordá-los, por meio de e-mail marketing de prospecção, telemarketing, propagandas, anúncios e flyers.

Exemplos de Outbound Marketing

1. Vult Cosmética


A Vult é uma das mais famosas marcas brasileiras de cosméticos vendidos em farmácias. Nesse sentido, o ponto de venda pode ser considerado um exemplo de ações de Outbound Marketing. Isso porque a empresa investe no uso de infláveis promocionais nas farmácias.

Assim, a empresa usa de uma forma direta e de formatos variados para atrair a atenção do público para as promoções e novidades da empresa.

2. Casa Pilão

A Casa Pilão, rede de cafeterias, utiliza estratégias de Outbound Marketing com a sua constante participação em feiras e eventos variados do ramo.

A participação em grandes eventos é uma boa forma de encantar novos clientes e fidelizar os que já são usuários da marca, pois te dá a oportunidade de ser criativo e cativante. Além disso, propicia o networking para novos negócios e parcerias.

Para firmar o networking e lembrança da marca, é interessante pensar também em distribuição de brindes promocionais, como mochila saco personalizada ou necessaire personalizada.
  

3 Principais diferenças entre Inbound e Outbound

Como vimos, ambas as estratégias têm o seu valor e reconhecimento do mercado. Cada uma com sua visão pode te ajudar a atingir os resultados esperados. O planejamento de marketing vai oferecer o tom necessário para auxiliar na tomada de decisão.

Porém, aqui vamos detalhar melhor os principais pontos de divergência de cada estratégia:

#1 Como o consumidor chega até a empresa

Um grande ponto de divergência na estratégia é quem está atrás de quem.

No Inbound Marketing, um visitante vai até a empresa a partir de um conteúdo disparado pela empresa. Por outro lado, no Outbound Marketing, a empresa dá o pontapé inicial.

Com as ações de Inbound, a empresa recebe leads mais qualificados, uma vez que os clientes tomam a iniciativa de resolver um problema. Já no Outbound, a empresa cria uma lista de prospeção e entra em contato com esses potenciais clientes.

#2 Custos e ROI

Aqui é importante ressaltar que depende bastante do seu objetivo. 

Como o Inbound é mais focado no meio digital e na produção de conteúdo, ele é considerado uma estratégia mais barata e fácil de mensurar. Porém, o ROI (retorno sobre o investimento) demora mais para se apresentar.

Isso ocorre porque a reputação de um blog não se constrói do dia para a noite e o Google demora a indexar todos os conteúdos.

O processo de Outbound tende a ser mais caro no início, pois vai ter uma equipe responsável para pesquisar pelo público, gerar as listas e prospectá-los. Mas ele traz resultados mais rápidos quando o processo e o time de vendas é eficiente. 


#3 Qualidade do Conteúdo

No Inbound, logo de início pensamos em conteúdos e temas que são relevantes para a persona da empresa. E constantemente produzimos conteúdo similares para manter a comunicação assertiva.

Porém, no Outbound, é necessário ir até o cliente e despertar a vontade dele querer continuar a conversa com você. Por isso é importante personalizar a mensagem e se mostrar preocupado em ouvir o seu cliente.

Enquanto no Outbound, a equipe de vendas identifica o Perfil de Cliente Ideal (oICP), no Inbound Marketing é feito um estudo do ICP para criar a Persona  Com a personificação do cliente ideal, é possível criar conteúdo relevante e de qualidade, que seja “encontrável” no Google e ao mesmo tempo resolva o problema do visitante. 

Como mesclar as estratégias?

Além das diferenças pontuadas, podemos também identificar traços que transformam essas estratégias em ações complementares. Aliás, reforçamos que por serem diferentes, elas tendem a agregar e gerar mais resultados ao serem trabalhadas em conjunto.

Aqui podemos ressaltar que as ações de Inbound Marketing ajudam a “esquentar” o lead, deixando-o mais propenso a fechar uma compra com a equipe comercial. E isso é possível, justamente pelas ações de Outbound Marketing captarem as pessoas que já se demonstraram interessadas ou ainda as que podem ser fidelizadas. 

A fidelização também se fortalece com o Inbound, pois o uso de marketing de conteúdo instrui o cliente e o torna mais fã da marca. Assim, um tem uma relação estreita e um processo de venda mais recorrente.

Por exemplo, para otimizar as conversões no final das etapas de fluxo do Inbound, pense em incluir nos e-mails ou nos conteúdos do blog, CTAs de ativação comercial. Com isso, é possível aumentar a chance do lead ter interesse na empresa. E esse interesse vira uma oportunidade para a equipe de vendas trabalhar de forma ativa, com as abordagens de Outbound.

Conclusão

O Inbound e o Outbound Marketing são estratégias distintas, que resultam no aumento de vendas, e, quando trabalhando juntas, podem melhorar ambos os resultados – afinal, enquanto o Outbound Marketing trabalha para criar o Perfil de Cliente Ideal cada vez mais detalhado, é através desta informação que o Inbound Marketing consegue trabalhar com mais qualidade e assertividade para trazer leads cada vez mais qualificados. 

Ações complementares podem ser um grande diferencial para sua empresa. Então por que não combinar as estratégias para criar novas oportunidades no mercado?

Entenda o seu potencial cliente e chegue até ele da forma mais assertiva, atraindo e fidelizando cada vez mais consumidores qualificados.

Podemos também ressaltar que as duas estratégias são complementares: os leads de Outbound podem ser educados e estimulados por ações de Inbound até chegarem em um ponto em que estão mais propícios para negociação. Enquanto que os leads de Inbound conseguem ser melhores trabalhados e preparados de forma mais direta pela equipe comercial com as ações de Outbound. 

Acesse este link para fazer um diagnóstico do cenário da sua empresa e converse com nossa equipe de especialistas em Inbound Marketing!. 

GESTÃO

O remédio amargo do marketing digital

O remédio mais amargo é aquele que você não toma.

Chegou o dia da sua consulta médica, aquela indisposição estomacal tem incomodado bastante nas últimas semanas. Ao chegar no consultório você explica os sintomas para a doutora e ela pede alguns exames. 

Depois de alguns dias, você retorna ao consultório e mostra os exames para a sua médica, ela avalia e receita alguns remédios e uma reeducação alimentar. Você sai do consultório e vai até uma farmácia para comprar os remédios e começa a fazer uma alimentação mais saudável no mesmo dia.

No final da terceira semana você decide por conta própria parar com os remédios, afinal, já se sente melhor e acredita que não precisa mais deles. Volta a comer junk food e para piorar começa a dormir menos horas por dia. Qual será o resultado dessas decisões?

Este tipo de atitude é o mesmo que algumas empresas apresentam depois de contratarem os serviços de uma agência digital. Elas chegam reclamando de suas dores, são avaliadas pelos profissionais, recebem um diagnóstico e uma “receita”. Contrato fechado, é hora de começar a tratar do “paciente”. O primeiro passo é apresentar o escopo do projeto e detalhar cada uma das fases.

As semanas vão passando e o cliente começa a tomar decisões que conflitam com o escopo do projeto, algumas delas são as mesmas que o fizeram começar a sentir “fortes dores” e procurar um “médico”. Seus argumentos são de que eles entendem de seus negócios e sabem o que é preciso fazer para que suas empresas estejam entre as melhores nos segmentos em que atuam. 

Nesse momento é preciso ter uma conversa franca com o cliente e expor que as suas atitudes não estão alinhadas com o plano que foi traçado pelos especialistas da agência e que seguir neste caminho será prejudicial para a empresa. Caso ele decida continuar alterando algumas partes do projeto, deve estar ciente que a “receita” foi alterada e que o “médico” não poderá ser responsabilizado pelo que vai acontecer.

Desde pequeno aprendemos que alguns remédios são amargos – eu costumava me esconder da minha mãe para não tomar alguns deles – mas também aprendemos que eles nos fazem ficar melhor e assim podemos “voltar a brincar com nossos amigos.”