O remédio amargo do marketing digital
O remédio mais amargo é aquele que você não toma.
Chegou o dia da sua consulta médica, aquela indisposição estomacal tem incomodado bastante nas últimas semanas. Ao chegar no consultório você explica os sintomas para a doutora e ela pede alguns exames.
Depois de alguns dias, você retorna ao consultório e mostra os exames para a sua médica, ela avalia e receita alguns remédios e uma reeducação alimentar. Você sai do consultório e vai até uma farmácia para comprar os remédios e começa a fazer uma alimentação mais saudável no mesmo dia.
No final da terceira semana você decide por conta própria parar com os remédios, afinal, já se sente melhor e acredita que não precisa mais deles. Volta a comer junk food e para piorar começa a dormir menos horas por dia. Qual será o resultado dessas decisões?
Este tipo de atitude é o mesmo que algumas empresas apresentam depois de contratarem os serviços de uma agência digital. Elas chegam reclamando de suas dores, são avaliadas pelos profissionais, recebem um diagnóstico e uma “receita”. Contrato fechado, é hora de começar a tratar do “paciente”. O primeiro passo é apresentar o escopo do projeto e detalhar cada uma das fases.
As semanas vão passando e o cliente começa a tomar decisões que conflitam com o escopo do projeto, algumas delas são as mesmas que o fizeram começar a sentir “fortes dores” e procurar um “médico”. Seus argumentos são de que eles entendem de seus negócios e sabem o que é preciso fazer para que suas empresas estejam entre as melhores nos segmentos em que atuam.
Nesse momento é preciso ter uma conversa franca com o cliente e expor que as suas atitudes não estão alinhadas com o plano que foi traçado pelos especialistas da agência e que seguir neste caminho será prejudicial para a empresa. Caso ele decida continuar alterando algumas partes do projeto, deve estar ciente que a “receita” foi alterada e que o “médico” não poderá ser responsabilizado pelo que vai acontecer.
Desde pequeno aprendemos que alguns remédios são amargos – eu costumava me esconder da minha mãe para não tomar alguns deles – mas também aprendemos que eles nos fazem ficar melhor e assim podemos “voltar a brincar com nossos amigos.”
Tratar ou não tratar de pautas polêmicas? – OCACAST #006
De um brainstorm aqui na OCA sobre quais assuntos abordar, quais não abordar, nasceu a ideia desse episódio do OCACAST <3 apresentado pela Gisela e pelo Giovanni.
E o que é polêmica?
Logo no começo do episódio eles já debatem sobre alguns exemplos reais de coisas que podem se tornar polêmicas e inclusive muito ofensivas. Será que vale a pena?
“…a polêmica pode ser desde uma situação simples do dia a dia até mesmo assuntos que viraram Trend Topics no Twitter. Existe alguns assuntos que a OCA não fala nunca, que são pautas polêmicas…
Ficou curioso para saber quais pautas são? #suspense ???? Logo no comecinho eles revelam! Clica aqui para ouvir:
Como gerenciar uma crise depois do surgimento de uma polêmica?
Absolutamente tudo pode virar polêmica e sair do controle facilmente, por isso, é preciso que você esteja sempre atento, até mesmo antes de postar alguma coisa nas redes sociais. Se “der ruim”, o caso precisa ser avaliado e resolvido o quanto antes.
E sobre a reputação da empresa?
Algumas empresas assumem uma pauta polêmica como estratégia, veja a opinião da Gisa sobre isso também na metade do episódio.
Livro mencionado: Marketing 4.0
Caso Magazine Luiza sobre o cupom de desconto de R$ 1000:
A notícia citada pela pela Gisa indica esse site para bloqueio de telemarketing:
https://www.naomeperturbe.com.br/
Notícia do Gico: Uber finalmente define metas de diversidade, inclusão e equidade
Este episódio foi gravado na semana de estreia de Rei Leão (saudades, cinema!) e hoje você já pode conferir Rei Leão no serviço de streaming da Disney, o Disney +
https://www.disneyplus.com/pt-br/home
Esperamos que goste desse episódio e se tiver alguma sugestão de temas, fique à vontade para enviar <3
Sua empresa precisa estar na internet? – OCACAST #004
Dessa vez, revisitamos o episódio 4 do OCACAST, onde a Gisela, fala alguns pontos sobre colocar ou não a sua empresa na internet. Será que vale a pena ficar de fora? Seu consumidor provavelmente está na internet, são mais de 120 milhões de pessoas conectadas no Brasil! Venha conferir!
Ouça aqui
A frase que a Gisa cita logo no início do episódio:
“Mas o que distingue esse novo tipo de consumidor de outros mercados que vimos antes é sua tendência à mobilidade. Eles se deslocam muito, com frequência trabalham longe de casa e vivem num ritmo acelerado, tudo deve ser instantâneo e poupar tempo. Quando estão interessados em algo que vêem na televisão procuram em seus dispositivos móveis. Quando estão decidindo sobre uma compra em uma loja física, pesquisam preço e a qualidade online. Sendo nativos digitais, podem tomar decisões de compra em qualquer lugar, a qualquer momento envolvendo uma grande variedade de dispositivos, apesar de versados na internet eles adoram experimentar coisas fisicamente. Valorizam o alto envolvimento de interagir com as marcas, também são bem sociais, comunicam- se e confiam uns nos outros. Na verdade, confiam mais em sua rede de amigos e na família, do que nas empresas e marcas. Em suma, são altamente conectados.” Do livro que ela estava lendo: Marketing 4.0
Livro citado: Marketing 4.0 (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)
O Caso da Arezzo – peles de animais (citado no episódio) – em reportagem do portal Uol, em 2011:
E-book da Oca – Google Meu Negócio, baixe gratuitamente aqui:
https://materiais.ocacomunica.com.br/google-meu-negocio
E a Notícia da PepsiCo que a Gisa citou:
PepsiCo começará a vender água em lata a partir de 2020 para evitar plástico – A PepsiCo passará a comercializar sua água, Aquafina, a partir de 2020 em fase de testes em estádios, restaurantes, eventos e alguns estabelecimentos.
A série indicada foi DARK, da Netflix, encerrada em 2020, com 3 temporadas, 26 episódios.
Esperamos ter colaborado com a sua decisão de onde colocar a sua marca <3
E qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco!
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Baixar Grátis – Calendário de datas comemorativas e sazonais 2021
Lançamos oficialmente o Calendário de Datas Comemorativas e Sazonais 2021 da OCA <3
Para quem acompanhou as lives na semana passada no perfil da OCA (@ocacomunica) já recebeu alguns spoilers incríveis de como será esse novo calendário que preparamos para que o seu 2021 seja ainda mais especial ~ e organizado ~.
Mas caso você não tenha visto nada ainda, fique tranquilx, que hoje estou aqui pra te contar T-O-D-A-S as novidades que criamos para você e para o seu negócio, vamos lá?
Ao baixar o calendário, o que você recebe?
CALENDÁRIO 2021 – Um PDF com um calendário exclusivo e com diversas datas comemorativas e sazonais para o seu negócio prosperar em 2021.
PLANILHAS PARA ORGANIZAR A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO – Nas edições anteriores, tínhamos uma planilha-pauta, com todos os dias do ano editáveis, para que você pudesse organizar o conteúdo que seria postado naquele dia – ganhando previsibilidade e facilitando a visão da semana e do mês, de tudo aquilo que foi produzido / programado.
O Calendário 2021 da OCA foi pensado para que a jornada desse ano que está por vir seja bem planejada e que os nossos conteúdos consigam inspirar vocês de alguma forma <3
Espero você no canal para começarmos essa troca de experiência maravilhosa, ok?
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5 Livros para ajudar empreendedores a entender o marketing digital
Por aqui nós amamos livros! Por isso, resolvemos listar 5 sugestões de livros que podem agregar muito conhecimento à sua vida e consequentemente a sua marca! Selecionamos dessa vez apenas livros sobre marketing, mas, se vocês gostarem, podemos voltar mais vezes com listas de leitura de outras áreas também!
Para começar, vamos falar sobre o Marketing 4.0, um livro que a Gisela já citou em alguns episódios do OCACAST, aliás, nesse post tem até uma frase do livro que a Gisa leu durante o episódio, confere lá!
Marketing 4.0
Para comprar, acesse esse link!
Neste livro, Philip Kotler, considerado o pai do marketing, com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan fala sobre a transição do marketing tradicional para o digital, chamado de 4.0.
É uma aula sobre como o marketing precisa se adaptar às mudanças de toda a sociedade e como ele precisa saber guiar o consumidor dentro de suas estratégias.
Com certeza uma visão sobre o futuro do marketing, vale a pena ler.
A Bíblia do Marketing Digital
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Este livro é muito bom! Um verdadeiro guia sobre estratégias, definições de campanhas, ações comerciais rápidas dentro das empresas. Leva o leitor à compreensão de como utilizar a tecnologia da melhor forma a favor do desenvolvimento da marca.
Um pouco longo, mas de fácil entendimento, então, acaba sendo uma leitura bem simples.
Hacking Growth: a Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento
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Uma das melhores metodologias de negócios do Vale do Silício é explicada facilmente neste livro e mostra como empresas que não recebiam muitas apostas, cresceram tão rápido. Growth Hacking leva empresas ao crescimento focando nos clientes, é sem dúvidas uma estratégia que se aplicada corretamente, traz grandes resultados para a empresa, seja ela grande ou pequena.
Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias
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Neste livro, a Martha Gabriel e o Rafael Kiso já falam sobre o marketing na sociedade 5.0. É um passeio sobre como usar o digital para montar campanhas de sucesso e muito resultado. O livro foi lançado em 2020 e é visionário, abordando possibilidades do futuro e mostrando como os negócios precisam evoluir para acompanhar essa transformação.
Hit Makers – Como nascem as tendências
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Somos bombardeados de informações e produtos o tempo todo, e neste livro, o editor-sênior da The Atlantic, Derek Thompson, revela a psicologia por trás de por que gostamos do que gostamos e as dinâmicas econômicas do mercado cultural que moldam nossas vidas. Ele fala sobre o fato de que as coisas não “viralizam” do nada, que não é sorte, é trabalho, conhecimento e atenção.
Nos apresenta uma visão sobre como surgem as tendências, vale a pena a leitura com certeza!
Esperamos que vocês apreciem a leitura e caso tenham livros para nos indicar também, vamos adorar!
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Tecnologia, Black Mirror e o que a minha empresa tem a ver com isso? – OCACAST #003
Revisitamos mais um episódio do nosso OCACAST, dessa vez com a participação da Renata, Gisela e Giovanni. Eles falaram sobre o impacto positivo e negativo que a tecnologia pode causar para as relações, seja olhando para a vida pessoal ou profissional.
Ouça aqui:
O Gico comenta sobre a possibilidade de ter que apresentar as redes sociais durante o processo de visto para os Estados Unidos, separamos duas reportagens falando sobre isso:
Sobre a série Black Mirror, usada como base para esse OCACAST e claro, super relevante quando o assunto é tecnologia, os episódios podem ser vistos separados, então, caso você queira assistir apenas os que foram citados, listamos aqui para vocês:
– Be right back / Volto já – 2ª temporada
– The entire history of you / Toda a sua história – 1ª Temporada
– White bear / Urso branco – 2ª Temporada
– Nosedive / Queda livre – 3ª Temporada
– Hated in the nation / Odiados pela nação – 3ª Temporada
Filme:
– Black Mirror: Bandersnatch – Filme com interações e tomadas de decisões feitas por você
Na gravação deste episódio, o Instagram já havia anunciado que iria retirar a visualização dos likes das postagens, atualmente, isso já é uma realidade!
Matéria legal sobre isso: https://epoca.globo.com/sociedade/nao-deu-like-instagram-elimina-curtidas-para-proteger-autoestima-de-usuario-23814995
Depois dessa ação do Instagram, as métricas da vaidade dão lugar ao que realmente importa: o ROI (Retorno sobre o Investimento).
– Temos um episódio do OCACAST incrível sobre Como evitar as Métricas de Vaidade, ouça aqui:
Livro citado: Marketing 4.0 – Philip Kotler, com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
“Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.”
A Gisa indica também um vídeo da Casa do Saber:
“O início da inteligência artificial está nos pensadores gregos antigos. Esta é a ideia que permeia a discussão do professor Roberto Vilhena.” Vale a pena assistir:
Pra encerrar, vamos deixar aqui a pergunta que a Gisa fez durante a gravação, para você refletir:
“A tecnologia é boa ou não é?”
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5 ferramentas do Google para impulsionar o seu negócio
O Google possui uma quantidade enorme de ferramentas disponíveis gratuitamente e que podem facilitar a vida das empresas. Selecionamos 5 para te indicar neste post:
GOOGLE MEU NEGÓCIO
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que ajuda as pessoas a encontrarem produtos e serviços próximos a elas. Ótima estratégia para quem tem um negócio local e quer atrair novos clientes.
Nós temos um e-book super completo para te ajudar a entender mais sobre o Google Meu Negócio e você pode baixar gratuitamente.
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Nós temos também um episódio do OCACAST super especial sobre isso, ouça:
GOOGLE FORMS
Google Forms é uma ferramenta gratuita da Google, onde é possível criar formulários para várias situações: pedir feedback sobre um produto ou serviço, avaliar atendimento da empresa, coletar dados para briefing, fazer pesquisa de reconhecimento de mercado, coletar inscrições para eventos, entre outras. É uma forma de coletar informações em maior escala e também de analisar o resultado mais facilmente, já que as respostas podem ser visualizadas individualmente ou de forma geral, em gráficos.
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Com o Google Forms você pode colocar perguntas abertas, do tipo múltipla escolha, e até escala numérica, de acordo com a sua necessidade. É tudo personalizável, até o design do formulário pode ter a identidade da sua marca. A ferramenta é totalmente online, então, facilita o uso, já que pode ser vista em todos os sistemas operacionais.
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Para criar um formulário basta clicar neste link.
GOOGLE TRENDS
Google Trends é uma ferramenta do Google que, gratuitamente, nos mostra as principais tendências relacionadas a um determinado assunto. É uma ótima aliada para quem cria conteúdo, pois, escrevendo por exemplo, Inbound Marketing, o Google Trends já te mostra o interesse neste termo ao longo do tempo – assim você avalia o que está em alta – e ele também te mostrará assuntos relacionados a essa palavra chave, te ajudando assim a ter ideias de vários conteúdos que você pode desenvolver.
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Você pode acessar o Google Trends clicando aqui.
Aprofundamos esse assunto no OCACAST #061, sobre “Como descobrir o que está bombando no momento” Ouça abaixo:
GOOGLE MEET
É uma ferramenta para chamadas de vídeos em grupos, antes era disponível apenas para os clientes G Suite (Google Workspace), em 2020, por conta da pandemia, ele foi liberado gratuitamente para todos, inclusive foi incorporado ao GMAIL (conta de e-mail Google).
Para criar um reunião basta acessar o site clicar em NOVA REUNIÃO e escolher a opção de acordo com a sua necessidade. Depois, basta enviar o link da sala gerado para os participantes ou convidá-los através de suas contas Google.
GOOGLE KEEP
É uma ferramenta para ajudar na organização, seu foco é organizar tudo em notas, como “post-it”, lembretes e tarefas.
Com o Keep você pode criar listas de tarefas, transcrever áudios em textos, anotar seus compromissos como uma agenda virtual, organizar tudo por cores para facilitar a visualização e ele ainda pode ser integrado com outras ferramentas Google.
Acesse o Google Keep aqui.
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Empresas que faliram por falta de inovação – OCACAST #002
Um OCACAST mais antigo, com a participação da Gisela e o Giovanni <3 foi o segundo a ser postado, inclusive nessa época, o OCACAST nem estava ainda no Spotify ( agora você pode conferir todos os episódios aqui), a Gisela cita isso logo no começo do episódio, quando ela fala sobre um lançamento do Spotify, o “Daily Drive”, que já recebeu mais algumas mudanças, mas, ainda não está disponível no Brasil.
Saiba mais sobre isso aqui:
Como você convidava os amigos para uma festa antes da internet?
Os dois fazem uma reflexão sobre isso comparando tarefas simples do nosso dia-a-dia como eram feitas antes e como foram inovadas com o passar do tempo.
Ouça o episódio completo aqui:
“Se você não acompanha as tendências, se você não está de olho nas mudanças que estão acontecendo, principalmente na tecnologia hoje em dia, você fica para trás.” Giovanni
“Tirar o nosso preconceito quanto aquilo que a gente já tá definido como certo e entender que as próximas gerações a gente não faz ideia de como eles vão agir, de como eles vão consumir, assim como a forma que eu consumia já mudou completamente algumas vezes, vai continuar mudando e se a gente não ficar de olho nisso a gente vai perder oportunidades, visto como empresa.” Gisela
Empresas citadas nesse episódio:
– Block Buster
– Torrent
– Napster
– Kodak
– GE
– Magazine Luiza
– Samsung
Foi citado também:
– Stadia, streaming jogos Google, saiba mais: https://canaltech.com.br/games/stadia-como-funciona-sistema-streaming-jogos-google-173128/
Livro Indicado:
– Mindset
Série citada:
– Black Mirror
“A inovação sempre significa um risco. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar é muito mais arriscado do que construir o futuro.” Peter Drucker
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CTA INSTAGRAM
5 dicas para melhorar a performance do e-mail marketing
Você e sua equipe otimizam o e-mail para que o consumidor seja atraído pelo seu serviço ou produto?
Muitas empresas apenas colocam alguns conteúdos sem um objetivo correto e enviam para a base de leads. Mas hoje estamos aqui para te ajudar a melhorar alguns detalhes desse e-mail e conseguir atrair mais pessoas com ele, separamos algumas perguntas para você:
1. O conteúdo do e-mail é relevante?
Para que o conteúdo seja relevante, primeiro é necessário uma pesquisa para entender o que a sua persona e consumidor gostaria de ver. Sabendo disso, uma segunda pesquisa será necessária para entender qual o ponto certo para adicionar nesse e-mail, matérias, descontos, cursos, etc. O e-mail pode fazer com que você ajude o seu cliente e que ele sinta confiança em você com o conteúdo que você passa para ele.
2. O layout do e-mail está prático?
O conteúdo também está muito ligado com a composição das informações. É preciso separar o texto do layout, ajudar seu consumidor a entender o conteúdo. No e-mail marketing do passado, tudo era um layout só. Agora, você precisa, de fato, escrever o conteúdo para que seu e-mail não seja considerado spam. Já pensou em conversar com o seu lead, em vez de mandar uma comunicação de massa para ele?
3. O e-mail que você envia é um diferencial? Ou mais do mesmo?
Dedique-se na busca de conteúdos que irão agregar algo para o consumidor. Todos os dias recebemos diversos e-mails na nossa caixa de entrada, mas todos são relevantes? Ou alguns se destacam mais?
Pois é, sempre tem os que se destacam mais, e para isso acontecer é preciso muita pesquisa e objetivo. Diversifique o conteúdo!
4. E-mail apenas de venda? Não mais!
Receber apenas e-mails com venda e desconto pode ser cansativo. É preciso ter um conteúdo além da venda que também pode gerar venda. Como por exemplo: como usar tal produto, notícias que beneficiam seus clientes, materiais ricos para eles baixarem, etc..
A Renata gravou um vídeo no Youtube da OCA, que pode te ajudar a ter alguns insights sobre o conteúdo! Confira:
5. Você faz testes?
É muito importante você fazer testes até chegar no e-mail ideal para o seu cliente. Claro que você pode acertar de primeira, mas pode demorar alguns meses para os detalhes começarem a se concluírem “sozinhos”. Faça testes para entender a necessidade do seu consumidor, para entender o que ele está precisando agora.
Se você quer entender mais sobre e-mail marketing, ouça também o OCACAST #21, onde falamos sobre a dúvida que muitas pessoas possuem: O e-mail marketing ainda é relevante?
Ouça no Spotify: