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DIGITAL, ESTRATÉGIAS

Sua empresa precisa estar na internet? – OCACAST #004

Dessa vez, revisitamos o episódio 4 do OCACAST, onde a Gisela, fala alguns pontos sobre colocar ou não a sua empresa na internet. Será que vale a pena ficar de fora? Seu consumidor provavelmente está na internet, são mais de 120 milhões de pessoas conectadas no Brasil! Venha conferir!

Ouça aqui

A frase que a Gisa cita logo no início do episódio:

 “Mas o que distingue esse novo tipo de consumidor de outros mercados que vimos antes é sua tendência à mobilidade. Eles se deslocam muito, com frequência trabalham longe de casa e vivem num ritmo acelerado, tudo deve ser instantâneo e poupar tempo. Quando estão interessados em algo que vêem na televisão procuram em seus dispositivos móveis. Quando estão decidindo sobre uma compra em uma loja física, pesquisam preço e a qualidade online. Sendo nativos digitais, podem tomar decisões de compra em qualquer lugar, a qualquer momento envolvendo uma grande variedade de dispositivos, apesar de versados na internet eles adoram experimentar coisas fisicamente. Valorizam o alto envolvimento de interagir com as marcas, também são bem sociais, comunicam- se e confiam uns nos outros. Na verdade, confiam mais em sua rede de amigos e na família, do que nas empresas e marcas. Em suma, são altamente conectados.” Do livro que ela estava lendo: Marketing 4.0

Livro citado: Marketing 4.0 (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

https://amzn.to/3n2AB7C

O Caso da Arezzo – peles de animais (citado no episódio) – em reportagem do portal Uol, em 2011:

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2011/04/18/colecao-da-arezzo-com-peles-verdadeiras-causa-furia-de-internautas-e-protetores-de-animais.htm

E-book da Oca – Google Meu Negócio, baixe gratuitamente aqui:

https://materiais.ocacomunica.com.br/google-meu-negocio

E a Notícia da PepsiCo que a Gisa citou:

PepsiCo começará a vender água em lata a partir de 2020 para evitar plástico – A PepsiCo passará a comercializar sua água, Aquafina, a partir de 2020 em fase de testes em estádios, restaurantes, eventos e alguns estabelecimentos.

A série indicada foi DARK, da Netflix, encerrada em 2020, com 3 temporadas, 26 episódios.

Esperamos ter colaborado com a sua decisão de onde colocar a sua marca <3

E qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco!

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SOCIAL

Baixar Grátis – Calendário de datas comemorativas e sazonais 2021

Lançamos oficialmente o Calendário de Datas Comemorativas e Sazonais 2021 da OCA <3

Para quem acompanhou as lives na semana passada no perfil da OCA (@ocacomunica) já recebeu alguns spoilers incríveis de como será esse novo calendário que preparamos para que o seu 2021 seja ainda mais especial ~ e organizado ~.

Mas caso você não tenha visto nada ainda, fique tranquilx, que hoje estou aqui pra te contar T-O-D-A-S as novidades que criamos para você e para o seu negócio, vamos lá?

Ao baixar o calendário, o que você recebe?

CALENDÁRIO 2021 – Um PDF com um calendário exclusivo e com diversas datas comemorativas e sazonais para o seu negócio prosperar em 2021. 

PLANILHAS PARA ORGANIZAR A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO – Nas edições anteriores, tínhamos uma planilha-pauta, com todos os dias do ano editáveis, para que você pudesse organizar o conteúdo que seria postado naquele dia – ganhando previsibilidade e facilitando a visão da semana e do mês, de tudo aquilo que foi produzido / programado. 

O Calendário 2021 da OCA foi pensado para que a jornada desse ano que está por vir seja bem planejada e que os nossos conteúdos consigam inspirar vocês de alguma forma <3

Espero você no canal para começarmos essa troca de experiência maravilhosa, ok?

Cadastre-se e receba todos os links para acesso!

MARKETING

5 Livros para ajudar empreendedores a entender o marketing digital

Por aqui nós amamos livros! Por isso, resolvemos listar 5 sugestões de livros que podem agregar muito conhecimento à sua vida e consequentemente a sua marca! Selecionamos dessa vez apenas livros sobre marketing, mas, se vocês gostarem, podemos voltar mais vezes com listas de leitura de outras áreas também!

Para começar, vamos falar sobre o Marketing 4.0, um livro que a Gisela já citou em alguns episódios do OCACAST, aliás, nesse post tem até uma frase do livro que a Gisa leu durante o episódio, confere lá!

Marketing 4.0

Para comprar, acesse esse link!

Neste livro, Philip Kotler, considerado o pai do marketing, com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan fala sobre a transição do marketing tradicional para o digital, chamado de 4.0.

É uma aula sobre como o marketing precisa se adaptar às mudanças de toda a sociedade e  como ele precisa saber guiar o consumidor dentro de suas estratégias.

Com certeza uma visão sobre o futuro do marketing, vale a pena ler.

A Bíblia do Marketing Digital

Para comprar, acesse este link.

Este livro é muito bom! Um verdadeiro guia sobre estratégias, definições de campanhas, ações comerciais rápidas dentro das empresas. Leva o leitor à compreensão de como utilizar a tecnologia da melhor forma a favor do desenvolvimento da marca.

Um pouco longo, mas de fácil entendimento, então, acaba sendo uma leitura bem simples.

Hacking Growth: a Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento

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Uma das melhores metodologias de negócios do Vale do Silício é explicada facilmente neste livro e mostra como empresas que não recebiam muitas apostas, cresceram tão rápido. Growth Hacking leva empresas ao crescimento focando nos clientes, é sem dúvidas uma estratégia que se aplicada corretamente, traz grandes resultados para a empresa, seja ela grande ou pequena.

Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias

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Neste livro, a Martha Gabriel e o Rafael Kiso já falam sobre o marketing na sociedade 5.0. É um passeio sobre como usar o digital para montar campanhas de sucesso e muito resultado. O livro foi lançado em 2020 e é visionário, abordando possibilidades do futuro e mostrando como os negócios precisam evoluir para acompanhar essa transformação.

Hit Makers – Como nascem as tendências

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Somos bombardeados de informações e produtos o tempo todo, e neste livro, o editor-sênior da The Atlantic, Derek Thompson, revela a psicologia por trás de por que gostamos do que gostamos e as dinâmicas econômicas do mercado cultural que moldam nossas vidas. Ele fala sobre o fato de que as coisas não “viralizam” do nada, que não é sorte, é trabalho, conhecimento e atenção.

Nos apresenta uma visão sobre como surgem as tendências, vale a pena a leitura com certeza!

Esperamos que vocês apreciem a leitura e caso tenham livros para nos indicar também, vamos adorar!

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MARKETING

Tecnologia, Black Mirror e o que a minha empresa tem a ver com isso? – OCACAST #003

Revisitamos mais um episódio do nosso OCACAST, dessa vez com a participação da Renata, Gisela e Giovanni. Eles falaram sobre o impacto positivo e negativo que a tecnologia pode causar para as relações, seja olhando para a vida pessoal ou profissional. 

Ouça aqui:

O Gico comenta sobre a possibilidade de ter que apresentar as redes sociais durante o processo de visto para os Estados Unidos, separamos duas reportagens falando sobre isso:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/06/01/estados-unidos-passam-a-solicitar-informacoes-de-redes-sociais-no-processo-de-pedido-de-visto.ghtml

Sobre a série Black Mirror, usada como base para esse OCACAST e claro, super relevante quando o assunto é tecnologia, os episódios podem ser vistos separados, então, caso você queira assistir apenas os que foram citados, listamos aqui para vocês:

– Be right back / Volto já – 2ª temporada 

– The entire history of you / Toda a sua história – 1ª Temporada 

– White bear / Urso branco – 2ª Temporada 

– Nosedive / Queda livre – 3ª Temporada 

– Hated in the nation / Odiados pela nação – 3ª Temporada

Filme: 

– Black Mirror: Bandersnatch – Filme com interações e tomadas de decisões feitas por você

Na gravação deste episódio, o Instagram já havia anunciado que iria retirar a visualização dos likes das postagens, atualmente, isso já é uma realidade!

Matéria legal sobre isso: https://epoca.globo.com/sociedade/nao-deu-like-instagram-elimina-curtidas-para-proteger-autoestima-de-usuario-23814995

Depois dessa ação do Instagram, as métricas da vaidade dão lugar ao que realmente importa: o ROI (Retorno sobre o Investimento).

– Temos um episódio do OCACAST incrível sobre Como evitar as Métricas de Vaidade, ouça aqui:

Livro citado: Marketing 4.0 – Philip Kotler, com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.”

A Gisa indica também um vídeo da Casa do Saber:

O início da inteligência artificial está nos pensadores gregos antigos. Esta é a ideia que permeia a discussão do professor Roberto Vilhena.” Vale a pena assistir:

Pra encerrar, vamos deixar aqui a pergunta que a Gisa fez durante a gravação, para você refletir:

A tecnologia é boa ou não é?”

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FERRAMENTAS

5 ferramentas do Google para impulsionar o seu negócio

O Google possui uma quantidade enorme de ferramentas disponíveis gratuitamente e que podem facilitar a vida das empresas. Selecionamos 5 para te indicar neste post:

GOOGLE MEU NEGÓCIO

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que ajuda as pessoas a encontrarem produtos e serviços próximos a elas. Ótima estratégia para quem tem um negócio local e quer atrair novos clientes. 

Nós temos um e-book super completo para te ajudar a entender mais sobre o Google Meu Negócio e você pode baixar gratuitamente.

http://bit.ly/e-book-oca-gmn

Nós temos também um episódio do OCACAST super especial sobre isso, ouça:

GOOGLE FORMS

Google Forms é uma ferramenta gratuita da Google, onde é possível criar formulários para várias situações: pedir feedback sobre um produto ou serviço, avaliar atendimento da empresa, coletar dados para briefing, fazer pesquisa de reconhecimento de mercado, coletar inscrições para eventos, entre outras. É uma forma de coletar informações em maior escala e também de analisar o resultado mais facilmente, já que as respostas podem ser visualizadas individualmente ou de forma geral, em gráficos.

Com o Google Forms você pode colocar perguntas abertas, do tipo múltipla escolha, e até escala numérica, de acordo com a sua necessidade. É tudo personalizável, até o design do formulário pode ter a identidade da sua marca. A ferramenta é totalmente online, então, facilita o uso, já que pode ser vista em todos os sistemas operacionais.

Para criar um formulário basta clicar neste link.

GOOGLE TRENDS

Google Trends é uma ferramenta do Google que, gratuitamente, nos mostra as principais tendências relacionadas a um determinado assunto. É uma ótima aliada para quem cria conteúdo, pois, escrevendo por exemplo, Inbound Marketing, o Google Trends já te mostra o interesse neste termo ao longo do tempo – assim você avalia o que está em alta – e ele também te mostrará assuntos relacionados a essa palavra chave, te ajudando assim a ter ideias de vários conteúdos que você pode desenvolver.

Você pode acessar o Google Trends clicando aqui.

Aprofundamos esse assunto no OCACAST #061, sobre “Como descobrir o que está bombando no momento” Ouça abaixo:

GOOGLE MEET

É uma ferramenta para chamadas de vídeos em grupos, antes era disponível apenas para os clientes G Suite (Google Workspace), em 2020, por conta da pandemia, ele foi liberado gratuitamente para todos, inclusive foi incorporado ao GMAIL (conta de e-mail Google).

Para criar um reunião basta acessar o site clicar em NOVA REUNIÃO e escolher a opção de acordo com a sua necessidade. Depois, basta enviar o link da sala gerado para os participantes ou convidá-los através de suas contas Google.

GOOGLE KEEP

É uma ferramenta para ajudar na organização, seu foco é organizar tudo em notas, como “post-it”, lembretes e tarefas.

Com o Keep você pode criar listas de tarefas, transcrever áudios em textos, anotar seus compromissos como uma agenda virtual, organizar tudo por cores para facilitar a visualização e ele ainda pode ser integrado com outras ferramentas Google.

Acesse o Google Keep aqui.

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EMPREENDEDORISMO

Empresas que faliram por falta de inovação – OCACAST #002

Um OCACAST mais antigo, com a participação da Gisela e o Giovanni <3 foi o segundo a ser postado, inclusive nessa época, o OCACAST nem estava ainda no Spotify ( agora você pode conferir todos os episódios aqui), a Gisela cita isso logo no começo do episódio, quando ela fala sobre um lançamento do Spotify, o “Daily Drive”, que já recebeu mais algumas mudanças, mas, ainda não está disponível no Brasil.

Saiba mais sobre isso aqui:

Como você convidava os amigos para uma festa antes da internet?

Os dois fazem uma reflexão sobre isso comparando tarefas simples do nosso dia-a-dia como eram feitas antes e como foram inovadas com o passar do tempo.

Ouça o episódio completo aqui:

“Se você não acompanha as tendências, se você não está de olho nas mudanças que estão acontecendo, principalmente na tecnologia hoje em dia, você fica para trás.” Giovanni

“Tirar o nosso preconceito quanto aquilo que a gente já tá definido como certo e entender que as próximas gerações a gente não faz ideia de como eles vão agir, de como eles vão consumir, assim como a forma que eu consumia já mudou completamente algumas vezes, vai continuar mudando e se a gente não ficar de olho nisso a gente vai perder oportunidades, visto como empresa.” Gisela

Empresas citadas nesse episódio:

– Block Buster

– Torrent

– Napster

– Kodak

– GE

– Magazine Luiza

– Samsung

Foi citado também:

– Stadia, streaming jogos Google, saiba mais: https://canaltech.com.br/games/stadia-como-funciona-sistema-streaming-jogos-google-173128/

Livro Indicado:

– Mindset

Série citada:

– Black Mirror

“A inovação sempre significa um risco. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar é muito mais arriscado do que construir o futuro.” Peter Drucker

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APLICAÇÃO, FERRAMENTAS

5 dicas para melhorar a performance do e-mail marketing

Você e sua equipe otimizam o e-mail para que o consumidor seja atraído pelo seu serviço ou produto?

Muitas empresas apenas colocam alguns conteúdos sem um objetivo correto e enviam para a base de leads. Mas hoje estamos aqui para te ajudar a melhorar alguns detalhes desse e-mail e conseguir atrair mais pessoas com ele, separamos algumas perguntas para você:  

1. O conteúdo do e-mail é relevante?

Para que o conteúdo seja relevante, primeiro é necessário uma pesquisa para entender o que a sua persona e consumidor gostaria de ver. Sabendo disso, uma segunda pesquisa será necessária para entender qual o ponto certo para adicionar nesse e-mail, matérias, descontos, cursos, etc. O e-mail pode fazer com que você ajude o seu cliente e que ele sinta confiança em você com o conteúdo que você passa para ele.

2. O layout do e-mail está prático?

O conteúdo também está muito ligado com a composição das informações. É preciso separar o texto do layout, ajudar seu consumidor a entender o conteúdo. No e-mail marketing do passado, tudo era um layout só. Agora, você precisa, de fato, escrever o conteúdo para que seu e-mail não seja considerado spam. Já pensou em conversar com o seu lead, em vez de mandar uma comunicação de massa para ele?

3. O e-mail que você envia é um diferencial? Ou mais do mesmo?

Dedique-se na busca de conteúdos que irão agregar algo para o consumidor. Todos os dias recebemos diversos e-mails na nossa caixa de entrada, mas todos são relevantes? Ou alguns se destacam mais?

Pois é, sempre tem os que se destacam mais, e para isso acontecer é preciso muita pesquisa e objetivo. Diversifique o conteúdo!

4. E-mail apenas de venda? Não mais!

Receber apenas e-mails com venda e desconto pode ser cansativo. É preciso ter um conteúdo além da venda que também pode gerar venda. Como por exemplo: como usar tal produto, notícias que beneficiam seus clientes, materiais ricos para eles baixarem, etc..

A Renata gravou um vídeo no Youtube da OCA, que pode te ajudar a ter alguns insights sobre o conteúdo! Confira:

5. Você faz testes?

É muito importante você fazer testes até chegar no e-mail ideal para o seu cliente. Claro que você pode acertar de primeira, mas pode demorar alguns meses para os detalhes começarem a se concluírem “sozinhos”. Faça testes para entender a necessidade do seu consumidor, para entender o que ele está precisando agora.

Se você quer entender mais sobre e-mail marketing, ouça também o OCACAST #21, onde falamos sobre a dúvida que muitas pessoas possuem: O e-mail marketing ainda é relevante?
Ouça no Spotify:

EMPREENDEDORISMO

OCACAST #005 Duas ferramentas para tirar as ideias do papel

Está difícil tirar as ideias do papel? No OCACAST #005 a Gisela fala sobre duas ferramentas que podem te ajudar na hora de organizar as ideias para colocar um objetivo em ação: meta SMART e 5W2H. 

Projeto é tudo aquilo que você escolhe fazer e não precisa necessariamente ser uma coisa grande, você pode ter objetivos pequenos e usar uma dessas ferramentas para tirar do papel mais facilmente. 

Aqui no Blog já temos um post super detalhado falando sobre a meta SMART, leia clicando aqui.

E o 5W2H, basicamente você avalia os seguintes pontos do seu objetivo:

WHAT – o que será feito?

WHY – por que será feito?

WHERE – onde será feito?

WHO – quem está envolvido?

WHEN – quando será feito?

HOW – como será feito?

HOW MUCH – quanto vai custar? 

No episódio ela explica detalhadamente cada um desses pontos e dá exemplos para facilitar o entendimento, ouça aqui:

E a dica da Gisela é você acompanhar a Ana do Eu Organizado <3

Blog da Ana: https://www.euorganizado.com/blog

Instagram da Ana: https://www.instagram.com/euorganizadocom/

Ah e sabe a notícia que a Gisela cita no episódio sobre a Amazon, uma empresa de varejo, pedir autorização para a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos para lançar mais de 3 mil satélites com o intuito de levar internet banda larga para lugares mais remotos no mundo? Temos uma atualização sobre ela! Clica no link para conferir:

https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/amazon-recebe-aval-para-lancar-mais-de-tres-mil-satelites-no-espaco/104408

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GESTÃO

Geração Digital da OCA Comunica – OCACAST #55

A OCA nasceu há mais de 20 anos, e antes – como era de imaginar, nosso foco não era o digital. Nós começamos a atuar no mercado com campanhas off-line, com o que havia de mais inovador na época: anúncios para TV, revistas, jornal, identidade visual, etc. Com o tempo, as gerações foram mudando, a OCA foi se reinventando, agregando novos serviços e se tornando especialista hoje em mídias sociais e inbound marketing. Hoje, vivemos a era do marketing digital e temos orgulho em olhar para trás e ver tudo o que aprendemos. 

Temos um OCACAST com um papo super legal com a participação de toda a equipe da OCA, onde falamos da nossa história e de todo o percurso até aqui, é o episódio #55 – Geração Digital <3 Venha ouvir e ficar mais próximo de todos nós ????

Antes da OCA nascer existia a Ato Propaganda, empresa formada pelo Rafael, André e Sérgio que trabalhavam juntos em outra agência de publicidade e resolveram criar uma empresa com os valores que eles tinham em comum. Depois que o Rafael mudou para a Austrália, o André e o Sérgio mudaram o nome da empresa para OCA (Oficina de Comunicação e Arte).

Agora, estamos na geração digital da OCA.

 

Acreditamos que produtos e serviços só podem ser ofertados quando existe um elo entre o cliente e a empresa. Somos este elo, para sua empresa se comunicar estrategicamente com seu público-alvo (persona) e para que ambos possam se beneficiar desta parceria de sucesso. 

Desde a gravação deste episódio já passamos por mais algumas transformações e em breve gravaremos um novo OCACAST contando para vocês as atualizações e com a participação dos novos membros da equipe <3

SOCIAL

Aprenda a usar o Telegram nas estratégias da sua empresa

Demorou, mas chegou o dia em que o Telegram entraria na moda. Hoje em dia, é difícil participar de algum curso online, grupo de estudo, ou comunidade na internet que não tenha o Telegram como canal de comunicação complementar. Segundo dados divulgados pelo próprio Telegram, hoje, o aplicativo já é um dos mais baixados e já possui mais de 4 milhões de usuários no mundo. Com um crescimento tão considerável e atualizações sendo liberadas frequentemente, muitas empresas estão aderindo ao aplicativo para traçar estratégias comerciais e, além de alcançar um público cada vez maior, usar a ferramenta para se aproximar das pessoas.

Neste post você vai descobrir porquê essa ferramenta é uma das mais adequadas para garantir que o seu público potencial tenha acesso a sua marca de uma forma direta, orgânica e com muito mais engajamento.

– Audiência orgânica

O Telegram possibilita uma audiência totalmente orgânica: quem participa do grupo fez isso por vontade própria e pode sair a qualquer momento. Além disso, toda publicação que a sua empresa cria no Telegram é 100% enviada a todos os participantes. 

– Dá para ter mais de uma conta no mesmo aplicativo:

Sim, com um mesmo celular é possível acrescentar até 3 contas, com 3 números diferentes e é muito simples intercalar entre uma e outra para visualizar as mensagens. Assim, você não precisa de outro aparelho para trabalhar sua comunicação institucional, apenas outro chip.

– Capacidade de integrantes nos grupos:

O Telegram permite a criação de grupos com até 200 mil pessoas, enquanto o WhatsApp permite somente 256 participantes.

Muitas empresas usam a estratégia de criação de grupos e comunidades para divulgar sua marca precisavam criar vários grupos no whatsapp. Agora, por conta da diferença exorbitante, essas empresas estão migrando para o Telegram, afinal, é muito mais fácil administrar um único grupo do que vários.

– Sem limite de participantes nos canais:

Uma outra funcionalidade do Telegram que tem agradado empresas e criadores de conteúdo são os canais, que não possuem limite de participantes e, assim como nos grupos, dá para enviar arquivos, áudios, criar enquetes (anônimas ou não) e até programar postagens para serem postadas no dia e horário que for mais adequado.

– Áudio acelerado:

Todo mundo tem aquele amigo – ou cliente – que adora enviar um áudio que poderia ser um podcast, não é? No Telegram existe a opção de acelerar áudios e envios em vídeos direto pelo app, assim, você otimiza o seu tempo com isso.

– Envio arquivos:

Uma outra funcionalidade queridinha pelos usuários do Telegram é a possibilidade de enviar arquivos de até 2G e todos os arquivos ficam salvos na nuvem, o que facilita caso você precise acessar suas conversas em outros dispositivos. Além do mais, por conta da nuvem, não precisa fazer backup das suas conversas. 

– Ocultar o número do telefone:

No Telegram existe a possibilidade de criar o @ de usuário, assim você oculta o seu número de telefone e evita receber ligações indesejadas. 

– Tag nas Mensagens:

Você pode usar tags (#) para mapear as conversas e achar com mais facilidade quando for preciso procurar.

 – Editar mensagem:

Enviou uma mensagem e depois percebeu que faltou alguma palavra, ou escreveu algo errado, ou até mesmo, não explicou muito bem alguma coisa? Basta clicar na mensagem enviada e aparece a opção “Editar”.

 O Telegram está disponível para smartphones, tablets e até computadores, com sistema operacional iOS, Android e Windows Phone. No desktop para Windows, macOS e Linux. E você pode entrar ao mesmo tempo, em dispositivos diferentes, além de não precisar ficar “revalidando” seu acesso no aplicativo em Pc.

O Telegram também possui um blog onde você pode verificar atualizações e achar conteúdo sobre as funcionalidades do aplicativo com mais detalhes, acesse aqui: https://telegram.org/blog

Você já usa o Telegram na estratégia da sua empresa? Conte pra gente a sua experiência e se você participaria de um grupo ou canal do Telegram da OCA, fizemos uma enquete rápida que você pode votar clicando aqui.